
Militar da Marinha durante coleta de sangue
Em apoio aos efeitos relacionados pela Covid-19, uma corrente solidária vem se fortalecendo ainda mais no Comando do 9° Distrito Naval. Desta vez, militares que trabalham no 1° Batalhão de Operações Ribeirinhas e nas Organizações Militares localizadas no Complexo da Estação Naval do Rio Negro se reuniram para uma ação em prol da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), localizada na cidade de Manaus-AM.
No dia 5 de maio, a Unidade Móvel do Hemoam recebeu 95 militares voluntários. Ao final, 68 bolsas de sangue foram coletadas e serão fracionadas em hemácias, plaquetas, plasma, gerando 272 hemocomponentes para o Hemoam.
A atividade foi coordenada pelo Centro de Intendência da Marinha em Manaus (CeIMMa) e faz parte também do Programa de Ação e Desenvolvimento Social (PADAS) que, desde 2019, vem contribuindo com a realização de ações sociais em Organizações Não Governamentais e Órgãos Públicos, em proveito ao desenvolvimento da Responsabilidade Socioambiental desta Organização Militar.
O objetivo da ação é minimizar os impactos já sentidos pela Fundação, conforme explica a Socióloga da Subgerência de Coleta Externa, Suzete Camurça Nobre. “A acolhida da Marinha do Brasil foi fundamental neste momento de crise. Agradeço imensamente, uma vez que as instituições parceiras como faculdades e Órgãos Públicos estão fechados. Essa doação foi muito importante para equilibrar nosso estoque de sangue e garantir a segurança transfusional do estado, para o tratamento de pacientes com leucemia e outras doenças no sangue”, explicou.
No mês de abril, o Hemoam registrou uma redução de 60% do seu estoque, entretanto conseguiu atender 27 unidades de saúde na capital e mais de 43 cidades do Interior do Amazonas.

Militares da Marinha doam sangue no ônibus do Hemoam
