Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga realiza o encerramento do 1° Fórum de Governança Pública da Marinha

01/11/2019
 
Palestra de encerramento do 1° Fórum de Governança Pública na Marinha
 
No dia 7 de outubro, foi realizado o último Seminário do 1° Fórum de Governança Pública na Marinha do Brasil, evento acadêmico promovido pelo Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga (CIANB), com o propósito de promover um espaço para discussão de quatro temas principais: Transparência Pública, Comunicação Organizacional, Gestão de Riscos e Gestão do Conhecimento. O Fórum foi composto por quatro seminários, sobre temas centrais e complementares da Governança Pública e realizados ao longo do período de junho a outubro.
 
O primeiro seminário ocorreu em 25 de junho, com o tema “Transparência Pública e Lei de Acesso à Informação”, ministrado pela Professora Doutora Karine F. Rodrigues, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Em 27 de agosto, foi realizado o segundo, que abordou “A Comunicação como estratégia para a criação de valor no contexto das organizações públicas brasileiras”, com a participação da Professora Doutora Margarida Maria Krohling Kunsch, titular e pesquisadora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O terceiro seminário foi realizado em 17 de setembro, sobre "Gerenciamento de riscos corporativos no Governo Federal", com Marcus Braga, Assessor Especial da Controladoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro e Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União.
 
A palestra central do último seminário foi sobre “A Gestão do Conhecimento no contexto da Nova Governança Pública" e foi ministrada pela Professora Doutora Liliane Magalhães Girardin Pimentel Furtado, Docente no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense e Doutora em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, a qual abordou as definições de Governança, o contexto da Nova Governança Pública e a importância das redes de relacionamentos como instrumento para a sustentação da gestão do conhecimento nas organizações. Durante a mesa de debates, a palestrante respondeu aos questionamentos do público acerca da aplicação dos conceitos da gestão do conhecimento na Marinha, ressaltando a importância do tema para a condução efetiva das atividades nas organizações, considerando as características fundamentais da moderna gestão pública.
 
Ao final do seminário, o Diretor do CIANB, Capitão de Mar e Guerra (IM) Victor Leal Domingues, realizou o encerramento das atividades retomando os temas centrais que nortearam o evento, bem como registrando a importância da capacitação como instrumento essencial ao aprimoramento da gestão pública na Marinha e o papel do CIANB como espaço acadêmico dedicado ao desenvolvimento de competências, pesquisa e debate dos mais diversos e relevantes assuntos.
 
Entrega de certificado de participação à professora Liliane pelo Diretor do CIANB,
 CMG (IM) Victor