Centro de Instrução Almirante Wandenkolk realiza Aula Inaugural para o Curso de Formação de Oficiais 2019

15/03/2019
 
Professor Doutor Marcelo Zuffo ministra Aula Inaugural para o CFO 2019
 
O início oficial do ano letivo do Curso de Formação de Oficiais (CFO) 2019 foi marcado pela Aula Inaugural realizada no dia 13 de março, no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW).
 
Ministrada pelo Professor Titular do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Doutor Marcelo Knörich Zuffo, a aula teve como tema “Marinha 4.0: Desafios da Marinha do Brasil na Sociedade da Informação”.
 
O Professor Zuffo discorreu sobre o panorama de um contexto mundial: a tecnologia e suas implicações nas relações de poder, que afetam tanto indivíduos quanto nações. Dentre os conceitos abordados, foi dada ênfase na Internet das Coisas (IoT) e na Inteligência Artificial (AI). A primeira implica soluções para diversas situações, dos desafios do planejamento urbano à produção agrícola, incluindo questões logísticas, industriais e ambientais; a segunda se ocupa em desenvolver mecanismos e dispositivos tecnológicos que possam simular o raciocínio humano.
 
Compareceram ao evento as seguintes autoridades: Diretor de Ensino da Marinha, Vice-Almirante André Luiz Silva Lima de Santana Mendes; Diretor Industrial da Marinha, Vice-Almirante (EN) Liberal Enio Zanelatto e diversos almirantes, acompanhados do Comandante do CIAW, Contra-Almirante Henrique Renato Baptista de Souza.
 
Alunos do CFO 2019 durante palestra do Professor Zuffo
 
A turma do CFO 2019 é composta por 355 alunos, distribuídos por dez Corpos e Quadros, sendo: nove do Quadro Complementar de Oficiais Fuzileiros Navais, dez do Quadro Complementar de Oficiais Intendentes da Marinha, 67 do Corpo de Engenheiros da Marinha, 139 do Quadro de Médicos, 15 do Quadro de Cirurgiões-Dentistas, 17 do Quadro de Apoio à Saúde, 28 do Quadro Técnico, três do Quadro de Capelães Navais, 47 do Quadro Auxiliar da Armada e 20 do Quadro Auxiliar de Fuzileiros Navais.