Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo realiza a Semana da Leitura Profissional

20/08/2019
 
Oficiais participantes da Semana da Leitura Profissional do CIASC
 
No dia 13 de agosto, ocorreu a apresentação dos trabalhos realizados por oficiais do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), como parte da Semana da Leitura Profissional da organização militar. A iniciativa faz parte do Programa de Incentivo à Leitura do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), que visa ao desenvolvimento de competências individuais e à ampliação da cultura profissional, por meio do desenvolvimento da capacidade de análise, síntese, raciocínio lógico e sistematizado.
 
Durante o evento, os oficiais sorteados realizaram apresentações para a tripulação e alunos do CIASC referentes às resenhas críticas que produziram sobre os livros escolhidos dentre a seleção de obras propostas pelo Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais. As obras contêm assuntos de interesse naval e foram divididas entre os círculos de oficiais subalternos, intermediários e superiores.
 
Os seguintes oficiais discorreram sobre os respectivos livros:
- Capitão de Corveta (FN) Rubin: Geopolítica e modernidade: a Geopolítica Brasileira. Autor: Carlos de Meira Mattos;
- Capitão de Corveta (FN) Hélio: Geopolítica do Brasil, de Golbery Coutoi e Silva;
- Capitão-Tenente (FN) Dutra: Inteligência na Guerra: Conhecimento do inimigo, de Napoleão à Al-Qaeda. Autor: John Keegan;
- Capitão-Tenente (FN) Bacchini: Guerra Cibernética. Autor: Richard A. Clarke; e
- Primeiro-Tenente (FN) Freitas: A incrível viagem de Schackleton – a saga do Endurance. Autor: Alfred Lansing; e
- Primeiro-Tenente (FN) Bueno: Ação sob fogo! Fundamentos da motivação para o combate. Autor: Fernando Goulart.
 
O Programa de Incentivo à Leitura é conduzido pelo CFN como parte do Projeto Comprometimento do Programa de Otimização de Desempenho e Emprego de Recursos Humanos, seguindo os Objetivos Estratégicos abrangidos pela Ação Estratégica “Pertencimento”. O coroamento das atividades de Incentivo à Leitura acontecerá no “Fórum de Leitura do CFN”, que vai ocorrer no terceiro trimestre de 2019, no qual serão apresentados os seis melhores trabalhos do CFN.
 
Capitão de Corveta (FN) Rubin durante apresentação para a tripulação e alunos do CIASC