Centro de Hidrografia e Navegação do Norte realiza Levantamento Hidrográfico no Rio Moju (PA)

19/10/2021
 
Aviso Balizador (AvB) “Denébola” no Rio Moju (PA)
 
O Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4) realizou, de 13 a 18 de outubro, um Levantamento Hidrográfico (LH) multifeixe no Rio Moju (PA), nas proximidades da Ponte União, interior do Pará, para verificação do fundo marinho.
 
A origem do LH se deu em apoio à Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), em virtude do término dos trabalhos da Secretaria de Estado de Transportes do Pará (SETRAN) de remoção dos escombros da queda da estrutura de parte da ponte União, acidente ocorrido em abril de 2019, e que resultou na interdição da navegação no trecho.
 
O LH, realizado pelo Aviso Balizador (AvB) “Denébola”, possui caráter de ineditismo no CHN-4, em virtude de ser o primeiro realizado com o ecobatímetro multifeixe EM2040P, que permite, além do imageamento completo do fundo, a identificação de objetos e feições subaquáticas.
 
Imagem da coleta dos dados nas proximidades da Ponte União, em Moju (PA)
 
Como resultado, os dados adquiridos, após processados e validados, servirão como subsídio para que a Autoridade Marítima local possa deliberar sobre o reestabelecimento da navegação na região, parcela da Amazônia Oriental, sob jurisdição do Comando do 4° Distrito Naval.