Centro de Hidrografia da Marinha e Petrobras assinam termo de cooperação

13/08/2019
 
Reunião para a assinatura de termo de cooperação com a Petrobras
 
O Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), subordinado à Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), assinou, no dia 9 de agosto, um termo de cooperação com a Petrobras para a execução do projeto intitulado “REMO Observacional”.
 
O “REMO Observacional” tem como principal objetivo a coleta de informações ambientais permitindo a consolidação do desenvolvimento nacional de uma boia para a coleta de dados oceanográficos e meteorológicos. Assim, busca-se melhor atender à demanda dos setores da indústria de petróleo e gás, da defesa nacional e da segurança da navegação.
 
Por meio das vertentes de infraestrutura e de pesquisa e desenvolvimento (P&D) do projeto, a Marinha do Brasil receberá investimentos ao longo de 42 meses. O recurso será destinado à melhoria da infraestrutura da Divisão de Oceanografia Operacional do CHM; à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologia; à aquisição de equipamentos oceanográficos e meteorológicos; e à contratação de recursos humanos e de serviços para a revitalização da capacidade operativa do Navio Oceanográfico (NOc) “Antares” e do Navio Hidroceanográfico (NHo) “Cruzeiro do Sul”.
 
O projeto contempla, ainda, a compra de Veículos Autônomos Submersíveis (AUV) do tipo glider de águas profundas. Os equipamentos de alta tecnologia, controlados via satélite, são capazes de coletar dados ambientais marinhos em regiões remotas, desde a superfície do mar até, pelo menos, mil metros, a um baixo custo operativo.
 
Os conhecimentos obtidos a partir das observações do “REMO Observacional” servirão tanto à pesquisa científica e à navegação offshore quanto ao planejamento e ao emprego em operações navais. Serão coletados e disponibilizados, em tempo real: perfis verticais de velocidade das correntes, dados de ondas, de temperatura da superfície do mar, de velocidade do vento, entre outros, os quais integrarão a rede de boias fixas do Programa Nacional de Boias (PNBOIA). Como resultados, será adensada a coleta de dados na região Sudeste e se contribuirá para a melhoria das previsões meteoceanográficas realizadas pelo Serviço Meteorológico Marinho (SMM).
 
Termo de cooperação prevê execução do projeto “REMO Observacional”