Pular para o conteúdo principal

Centro de Auxílios à Navegação Almirante Moraes Rego realiza Visita Técnica anual no Serviço de Tráfego de Embarcações do Porto de Vitória

  • Publicado em 23/08/2019 - 16:44
  • Atualizado em 23/08/2019 - 16:46
Compartilhe:
 
Centro VTS do Porto de Vitória
 
O Centro de Auxílios à Navegação Almirante Moraes Rego (CAMR) realizou, no período de 20 a 22 de agosto, uma visita técnica ao Centro de Controle do VTS Vitória, a fim de atestar a manutenção da sua capacidade para continuar prestando o Serviço de Informações, em conformidade com as Normas da Autoridade Marítima para o Serviço de Tráfego de Embarcações.
 
Durante o evento, foram verificadas instalações, aspectos administrativos, funcionamento dos equipamentos e avaliado o desempenho dos operadores e supervisores no exercício de suas funções, por meio da realização de exercícios práticos de acompanhamento do tráfego marítimo e interação do Centro VTS com os usuários.
 
O Vessel Traffic Service (VTS) é um auxílio eletrônico à navegação, com capacidade de prover monitorização ativa do tráfego aquaviário, cujo propósito é ampliar a segurança da vida humana no mar, a segurança da navegação e a proteção ao meio ambiente nas áreas em que haja intensa movimentação de embarcações ou risco de acidente de grandes proporções.
 
Em 2017, a Diretoria de Hidrografia e Navegação concedeu à Companhia Docas do Espírito Santo a licença de operação do VTS no Porto de Vitória-ES, que se tornou o primeiro porto público a operar o VTS no Brasil, situação que permanece inalterada até o momento.
 

Compartilhe: