
Atletas desfilam durante a abertura do Mundial Militar de Taekwondo
Foi realizada, nesta quarta-feira, dia 28, a Cerimônia de Abertura do 24º Campeonato Mundial Militar de Taekwondo no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN). O evento, presidido pelo Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Alexandre José Barreto de Mattos, contou com a presença de autoridades civis e militares e das delegações participantes do campeonato promovido pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM).
Cerca de trezentos atletas militares, representando 24 países, dentre eles, Alemanha, Canadá, Estados Unidos e Rússia participaram da solenidade. Em discurso, o representante oficial do CISM, General Omar Guerriche, deu boas vindas às comissões e enfatizou a significativa atuação da Delegação Brasileira. “É importante reconhecer que a Delegação Brasileira é muito ativa e demonstra competência e experiência no desenvolvimento e promoção das atividades e da agenda do CISM”, afirmou.
O Presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil, General de Divisão Jorge Antônio Smicelato, expressou o orgulho do Brasil e do Ministério da Defesa em sediar a competição esportiva e o esforço da Marinha em proporcionar o evento. “Manifesto o reconhecimento do Ministério da Defesa ao esforço da Marinha do Brasil, por intermédio do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, cujos integrantes colocaram o amor ao esporte e ao cumprimento da missão, como verdadeiros soldados, para proporcionar as melhores condições para um ótimo desempenho esportivo”, afirmou o Presidente.
O Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais declarou aberta a competição. Ao final da cerimônia, as delegações desfilaram em continência ao som da canção Fibra de Herói.
Também estiveram presentes na cerimônia o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira, o Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Luiz Celso Giacomini, o Vice-Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Coronel Marco Antônio La Porta, e o Presidente Honorário da Confederação Brasileira de Taekwondo, Young Min.
As competições, com início no dia 29 de novembro, ocorrerão até o dia 2 de dezembro, no ginásio poliesportivo Amazônia Azul do CEFAN e contarão com entrada gratuita ao público. As disputas poderão ser acompanhadas pelo site oficial do Campeonato por meio do endereço eletrônico www.24wmtc.com e pela SporTV.

CEFAN sedia o 24o Campeonato Mundial Militar de Taekwondo
