
Equipe da “Operação Sorriso” e militares da CFS
No período de 14 a 20 de agosto, a Capitania Fluvial de Santarém (CFS) participou da 11ª edição da “Operação Sorriso”, no município de Santarém (PA). A “Operação Sorriso” é a maior organização médica voluntária do mundo, que reúne profissionais de 60 países para ajudar exclusivamente a pessoas portadoras de deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina.
Durante a Operação, a CFS prestou o apoio no transporte dos médicos, pacientes e seus acompanhantes para o hospital da cidade, local onde foram feitas as cirurgias, além do transporte dos equipamentos utilizados. A capitania realizou também a divulgação do serviço oferecido pela operação junto às comunidades ribeirinhas.
No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 90 mil exames e avaliações especializadas e mais de 5 mil cirurgias em 13 estados brasileiros. Todos os procedimentos são gratuitos e o objetivo é devolver a dignidade, funcionalidade e autoestima para milhares de pacientes.
Em Santarém (PA), a operação contou com a participação de 60 profissionais voluntários de vários estados e do exterior, sendo realizadas 61 cirurgias e 81 procedimentos médicos. E a novidade da ação foi o cadastro dos pacientes no aplicativo “Operação Sorriso”, utilizado para o envio de todas as informações a um banco de dados da operação, permitindo assim futuros planejamentos das missões.

Militares da CFS e voluntários trabalhando na 11ª edição da operação
