Capitania Fluvial de Porto Alegre dá início às atividades do Projeto “Pátria Amada Brasil”

19/04/2019
 
Projeto Pátria Amada na Capitania Fluvial de Porto Alegre
 
No dia 12 de abril, iniciou-se as atividades do projeto “Pátria Amada Brasil” na Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA), com o objetivo de promover o espírito cívico e a valorização dos símbolos nacionais entre estudantes dos ensinos fundamental e médio.
 
Na oportunidade, estudantes da Escola de Ensino Fundamental Marechal Cândido Rondon, de Estância Velha-RS, assistiram a um cerimonial à Bandeira Nacional comentado, realizado por militares da Marinha do Brasil e cantaram o Hino Nacional.
 
A atividade foi realizada em dois horários. Pela manhã, para os alunos de 5º a 9º ano, e, à tarde, para as crianças da Educação Infantil até o 4º ano do Ensino Fundamental. Após a realização do cerimonial, foi realizado uma explanação sobre as principais atividades realizadas pela Marinha do Brasil.
 
Entre os militares que foram até a escola, estava o Primeiro-Sargento Márcio Cristiano Dilkin Bernardes, ex-aluno da Marechal Cândido Rondon, militar da CFPA. Voltar ao local onde estudou quando criança foi motivo de emoção para o militar, que fez questão de contar sua história e prestou informações de como ingressar na Marinha.
 
Para a diretora da Escola, Kelen Calgaroto, a visita da Marinha do Brasil é uma oportunidade nova aos estudantes e faz parte dos objetivos da instituição, que é divulgar bons exemplos e indicar diferentes opções de carreira para as crianças.
 
Além da valorização da educação cívica, o “Pátria Amada Brasil” pretende criar vínculos das futuras gerações com a Marinha, angariando profissionais para o serviço militar. Esse projeto também aumenta na sociedade a percepção sobre a importância do mar e das águas interiores para o País e fornece às crianças exemplos de civismo e amor à Pátria. O projeto é uma iniciativa do Comando do 5º Distrito Naval e teve início em 2018 nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.