Capitania Fluvial de Brasília participa da Campanha “Travessia Segura II”

11/02/2019

 

Inspetores da Capitania Fluvial de Brasília aferiram a alcoolemia de condutores de embarcações de turismo náutico no Lago Paranoá

 

Visando incrementar ainda mais as ações de fiscalização nas embarcações de transporte de passageiros, no período de 15 a 31 de janeiro, a Capitania Fluvial de Brasília (CFB) participou da Campanha "Travessia Segura II", coordenada pela Diretoria de Portos e Costas. O objetivo da ação foi intensificar as inspeções em embarcações de transporte de passageiros e de turismo náutico, que operam em sua área de jurisdição, no Distrito Federal e no estado de Goiás.

 

Durante a campanha, foram inspecionadas embarcações que realizam turismo náutico no Lago Paranoá, no Distrito Federal, bem como balsas que efetuam a travessia regular de rios e lagos goianos transportando passageiros e veículos, em localidades remotas do estado de Goiás.

 

Nas inspeções foram verificados diversos aspectos relacionados à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana e à poluição hídrica, como: o posicionamento dos coletes salva vidas em locais de fácil acesso e devidamente sinalizados; a existência de aparelhos flutuantes para, no mínimo, 100% do total de pessoas a bordo; o controle do embarque de passageiros, em função da lotação da embarcação; a aferição da alcoolemia dos condutores por meio do uso do etilômetro; entre outros.

 

As infrações mais observadas foram a dotação incompleta de materiais de salvatagem e a falta de qualificação adequada por parte dos condutores.

 

Condutores de balsas do estado de Goiás foram orientados quanto às

condições ideais do material de salvatagem