Capitania dos Portos do Piauí apoia a 10ª Expedição Náutica em Teresina

21/01/2020
Momento da saída das equipes, em Teresina-PI
 
A Capitania dos Portos do Piauí (CPPI) realizou Inspeção Naval e apoiou, nos dias 18 e 19 de janeiro de 2020, a 10ª Expedição Náutica “Cromwell Wall de Carvalho”, promovida pelo Iate Clube de Teresina. A expedição, que é considerada o mais importante evento náutico da jurisdição local, contou este ano com aproximadamente 290 pessoas, em 96 embarcações de esporte e recreio.
 
O evento consiste em uma navegação entre as cidades de Teresina e Parnaíba-PI com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da proteção dos meios hídricos, fauna e flora do rio Parnaíba, que cada ano encontra-se mais assoreado.
 
A CPPI participou da expedição com equipe de Inspeção Naval formada por dez militares, que também realizou campanha de prevenção de acidentes, com a distribuição de fôlderes e panfletos informativos. Na ocasião, o Capitão dos Portos do Piauí proferiu palestra sobre a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição do meio hídrico por embarcações.
 
Um dos organizadores do evento, o Soamarino Genoino Cavalcante, ressaltou que o evento teve apoio de várias segmentos da sociedade. “Nosso objetivo principal é a conscientização das autoridades e a população ribeirinha na preservação do rio Parnaíba em toda a sua extensão”.
 
O encerramento da 10ª Expedição Náutica “Cromwell Wall de Carvalho” ocorreu no Porto dos Tatus, na cidade de Ilha Grande-PI, após a travessia pelo rio Parnaíba, passando pelas cidades de Novo Nilo, Miguel Alves, Porto, Luzilândia e Buriti dos Lopes-PI.
 
Palestra do Capitão dos Portos aos participantes da expedição
sobre segurança da navegação no Iate Clube de Teresina