Capitania dos Portos do Paraná previne a poluição no ambiente marinho no Litoral do Paraná

22/02/2021
Equipe de Inspeção Naval da CPPR no Rio Itiberê, em Paranaguá,
orienta sobre o impacto no lixo descartado irregularmente
 
A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) focou na prevenção da poluição hídrica em proveito das 55.012 ações de Inspeção Naval no Litoral do Paraná. Durante a campanha de “Combate ao Lixo no Mar”, os navegantes foram alertados sobre o impacto do lixo descartado irregularmente nos diferentes ecossistemas e o prejuízo para as atividades econômicas, como o turismo e a pesca, além da saúde humana.
 
No dia 13 de fevereiro, uma mobilização da CPPR, do Serviço de Sinalização Náutica do Sul-Sudeste (SSN-8) e do Navio-Balizador “Faroleiro Mário Seixas” (NBFMSeixas), com apoio da Prefeitura Municipal de Paranaguá, moradores voluntários e do Instituto Água e Terra do Paraná, recolheu 894 kg de lixo na Ilha do Mel e nas margens do Rio Itiberê, na Ilha dos Valadares e na área do Centro Histórico de Paranaguá.
 
Militares da SSN-8 e NBFMS recolhem lixo em praia na Ilha do Mel com
apoio de moradores voluntários
 
A iniciativa da Marinha no Paraná faz parte de uma ação da Força Naval em todo o País com a campanha “Mar Limpo é Vida”, cujo objetivo é a preservação da Amazônia Azul, a área marítima de 5,7 milhões de quilômetros quadrados em que o Brasil tem jurisdição. Mais informações em www.marinha.mil.br/mar-limpo-e-vida.