Capitania dos Portos do Maranhão realiza inspeção para verificar existência de óleo

21/11/2019

 

Equipe conjunta a bordo do Navio-Patrulha “Bracuí”
 
A Capitania dos Portos do Maranhão, juntamente com representantes do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, agentes do Ibama, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Maranhão e da Universidade Federal do Maranhão realizaram, de 15 a 17 de novembro, inspeção no Parque Estadual Parcel Manoel Luís, Banco do Tarol e Banco do Álvaro, no litoral maranhense, para verificar a existência de óleo na região. Na ocasião, foram empregados Navio-Patrulha “Bracuí” e o Navio-Patrulha “Guanabara”, meios subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, unidade operativa do Comando 4° Distrito Naval.
 
As verificações foram realizadas na superfície da água e no fundo do mar, incluindo recifes e corais. A realização de atividades de mergulho nas proximidades do Parque Estadual do Parcel de Manuel Luís foi efetuada em três posições diferentes. Paralelamente, foram prestados os apoios necessários para a realização de mergulhos exploratórios nas localidades conhecidas como Banco do Tarol e Banco do Álvaro.
 
Durante a operação, os militares e os agentes embarcados chegaram à conclusão da inexistência de indícios de manchas de óleo durante o período no qual foram realizadas as atividades.
 
A ação faz parte da Operação “Amazônia Azul–Mar Limpo é Vida”, por meio da qual a Marinha do Brasil, em cooperação com as demais agências governamentais de caráter ambiental, tem como objetivo dar uma rápida resposta com relação ao derramamento de óleo na costa do País, contribuindo para o cumprimento e a fiscalização das leis ambientais e da segurança do tráfego aquaviário.

Mergulho realizado no Banco do Tarol a fim de identificar
manchas de óleo no mar