Capitania dos Portos do Espírito Santo promove Conselho de Assessoramento com comunidade marítima

03/09/2021
Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha
Presença da comunidade marítima no Conselho de Assessoramento da CPES

A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) realizou, em 26 de agosto, a reunião semestral de membros do Conselho de Assessoramento, com representantes dos municípios, marinas, clubes náuticos, velejadores, pescadores e segmentos da comunidade marítima capixaba.

Durante a reunião, que visou ampliar a conscientização da comunidade marítima sobre segurança da navegação, foram abordados temas como a implementação do Plano de Gerenciamento Costeiro pelos municípios, a atividade de inspeção naval e as principais infrações encontradas, orientações de como trafegar na área próxima às praias, com destaque para as áreas seletivas à navegação e as responsabilidades legais quanto à locação de embarcações esporte e recreio.

O evento possibilitou, também, ampliar a divulgação do Programa Nacional de Combate ao Lixo no Mar e do Plano Estratégico da Marinha (PEM-2040), fomentando conceitos de sustentabilidade e de defesa.

O Conselho de Assessoramento é uma importante ferramenta na melhoria de processos, pois permite o compartilhamento de experiências e um feedback da comunidade marítima com suas contribuições, dúvidas e sugestões.