Capitania dos Portos do Espírito Santo encerra Operação “Verão 2021-2022”

11/03/2022
Operação "Verão"
 
Militares da CPES durante inspeção naval
pela Operação “Verão 2021-2022”
 
A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) encerrou, no dia 6 de março, a Operação “Verão 2021/2022”. Durante a operação, que teve início em 17 de dezembro de 2021, a fiscalização diária foi reforçada com o emprego de aproximadamente 200 militares, que percorreram o litoral do Espírito Santo, compondo equipes extras de inspeção naval, nas regiões da Grande Vitória, Sul Capixaba, Meio Norte e Norte Capixaba.

A CPES inspecionou um total de 2.433 embarcações, emitiu 145 notificações e lavrou 98 Autos de Infração, bem como apreendeu 11 embarcações que colocavam em risco a segurança da navegação. Nas abordagens, foram aplicados 55 testes com o apoio do etilômetro, verificação documental de embarcações e da habilitação dos condutores, a existência e o estado de conservação do material de salvatagem, o limite de lotação da embarcação e demais regras para garantir a segurança da navegação.

Além disso, como parte das ações da Operação “Verão 2021/2022”, a CPES participou da abertura da temporada 2022 do Projeto “Praia Limpa”, na Orla de Camburi e nas ilhas adjacentes, Ilha Acústica e Ilha do Fato, organizado pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Vitória (SEMMAM) e pelo Projeto “Vitória da Restinga”.
 
Militares da CPES atuaram em prol da segurança do tráfego
aquaviário durante a Operação “Verão 2021-2022”
 
Antes da operação se iniciar e durante o seu desenvolvimento, as equipes visitaram as marinas, colônias de pesca e iates localizados na área de sua jurisdição, realizando ações de conscientização e orientação para reforçar a mentalidade marítima junto aos condutores de embarcações e passageiros.

A CPES ressalta que a participação da sociedade, por meio das denúncias recebidas, foi relevante para uma atuação mais efetiva e um verão mais seguro.