Capitania dos Portos do Amapá intensifica ações de fiscalização na Operação “Carnaval”

28/02/2020
 
Abordagem em embarcação pela equipe de inspeção naval
 
A Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) e a Agência da Capitania dos Portos do Amapá no Oiapoque (AgOiapoque) realizaram, no período de 21 a 26 de fevereiro, a Operação “Carnaval/2020”, com duas equipes nos municípios de Macapá, Santana e Mazagão e uma equipe no Oiapoque. Na ocasião, foram realizadas 297 abordagens, 51 notificações, 10 apreensões, 16 testes com etilômetro e 36 palestras para 1.039 ouvintes. Não foram registrados acidentes nos seis dias de operação.
 
As equipes de inspeção naval atuaram no Porto do Grego, Porto dos irmãos Metralha, Canal do Jandiá, Rampa do Santa Inês, Igarapé da Fortaleza e Vila Vitória (Oiapoque-AP). Durante a ação, os militares utilizaram o aparelho etilômetro, que verifica se o piloto ingeriu bebida alcoólica.
 
Na ocasião, foram repassadas orientações aos comandantes, tripulantes e passageiros, abordando aspectos relacionados à salvaguarda da vida humana, à prevenção da poluição e à segurança da navegação, reforçando a importância de não trafegarem com embarcações irregulares, que colocam em risco, não somente a segurança do tráfego aquaviário, como também a segurança dos passageiros.