Capitania dos Portos de Pernambuco participa de mutirão de limpeza em manguezais

04/08/2021
 
Foram recolhidos 493 kg de lixo dos manguezais
 
A Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) participou, no dia 24 de julho, de um mutirão de limpeza dos mangues do Rio Formoso e do Rio Mamucabas, a 88 km da capital Recife (PE). Os rios abrangem os municípios de Rio Formoso, Sirinhaém, Tamandaré e Barreiros. Durante a atividade, foram recolhidos 493 kg de lixo dos manguezais.
 
O mutirão buscou ressaltar a importância do descarte correto do lixo e do combate à poluição dos mangues. A ação de conscientização ambiental, prevista no Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar do Ministério do Meio Ambiente, fez alusão ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, celebrado em 26 de julho.
 
Na ocasião, participaram 40 pessoas, entre integrantes do Projeto TerraMar do Ministério do Meio Ambiente, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, da Agência Estadual do Meio Ambiente de Pernambuco e do Consórcio Porto Sul. A causa também foi apoiada pela Cooperativa de Catadores de Lixo de Tamandaré e por grupos que atuam em mutirões na região.
 
A ação faz parte do Plano Nacional de Combate ao
Lixo no Mar do Ministério do Meio Ambiente
Fonte: Centro de Comunicação Social da Marinha