Capitania dos Portos da Bahia realiza Operação “Corpus Christi” na Baía de Todos-os-Santos e no Arquipélago de Cairu

10/06/2021
 
Militares da Capitania fiscalizam embarcações
em Morro de São Paulo
 
A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) realizou, no período de 2 a 6 de junho, a Operação “Corpus Christi”, que teve o objetivo de intensificar as ações de fiscalização do tráfego aquaviário e de patrulhamento na Baía de Todos-os-Santos (BTS), em Salvador (BA); e no arquipélago de Cairu, localizado no Baixo Sul da Bahia.
 
A operação foi realizada com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Município de Salvador (SEDUR) e da Polícia Militar da Bahia (PMBA), que atuaram na fiscalização das embarcações, de modo a coibir a realização de eventos clandestinos em embarcações e crimes ambientais. Em Cairu, a Prefeitura Municipal também atuou na fiscalização do cumprimento dos decretos municipais e estaduais de combate à pandemia da Covid-19.
 
Lancha blindada “Caraúna” foi empregada
durante a ação na BTS
 
Durante a ação na BTS, foram empregadas as lanchas blindadas “Guaiúba” e “Caraúna”, subordinadas ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste, e duas motos aquáticas da CPBA. Foram abordadas 128 embarcações, com 21 notificações emitidas, tendo sido apreendidas três delas. Adicionalmente, foram realizados 16 testes de alcoolemia nos condutores de embarcações.