Capitania dos Portos da Bahia realiza ação interagências e intensifica a fiscalização na Baía de Todos-os-Santos

29/04/2021
Abordagem de motos aquáticas durante a operação
 
A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) intensificou, no dia 25 de abril, as ações de fiscalização do tráfego aquaviário e de patrulhamento, na Baía de Todos-os-Santos (BTS). A operação teve a participação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Município de Salvador  (SEDUR) e da Polícia Militar da Bahia (PMBA), tendo como objetivo combater crimes ambientais, infrações à LESTA/RLESTA e a atividade irregular de turismo náutico por embarcações.
 
Os Agentes da SEDUR e a equipe da PMBA atuaram na fiscalização das embarcações com a finalidade de coibir a realização de eventos clandestinos e crimes ambientais.
 
Foram realizadas ações de presença em localidades que ficam no entorno da BTS e nos principais terminais de transporte de passageiros e turistas. A LAEP-7 “Stella Mares” e duas motos aquáticas da CPBA foram empregadas; além da lancha blindada “Carauna” e do Aviso de Patrulha “Dourado”, ambos subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste. Foram abordadas 35  embarcações, sendo 9 notificadas e 3 apreendidas. Adicionalmente, foram realizados testes de alcoolemia nos condutores de embarcações.
 
Distribuição de sacolas plásticas biodegradáveis
 
Por ocasião das abordagens, em proveito da Operação de Combate ao Lixo no Mar, os militares distribuíram sacolas plásticas biodegradáveis estampadas com a marca da Marinha e com a mensagem “Mar Limpo é Vida”, e instruíram as  tripulações sobre a importância de descartar corretamente o lixo que é gerado a bordo das embarcações.