
Durante a operação, foram realizadas 2.828 inspeções
e aplicados 302 testes de alcoolemia
A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) realizou, no período de 15 de junho a 15 de setembro, a primeira edição da “Operação Inverno”, com o propósito de incrementar as ações de fiscalização das embarcações que operam nos terminais de passageiros no interior da Baía de Todos os Santos e nas cidades do Baixo Sul do litoral baiano. Durante o período, 2.828 embarcações foram inspecionadas, com emissão de 310 notificações, nove apreensões de embarcações, uma apreensão de carteira de habilitação e realizados 302 testes de alcoolemia.
Diariamente, as equipes de Inspeção Naval verificaram o estado de conservação e documentação das embarcações, a habilitação dos condutores, o material de salvatagem (coletes e boias salva-vidas) e a lotação autorizada. Além disso, os inspetores navais verificaram o cumprimento das últimas alterações das Normas da Autoridade Marítima no que diz respeito ao transporte de passageiro, como a dotação do Sistema de Identificação Automática, a utilização do colete salva-vidas e a instalação do destravamento rápido de sanefas (lonas de proteção).
Ainda durante a “Operação Inverno”, o Centro de Coordenação da CPBA permaneceu ativado, com o propósito de realizar o monitoramento das condições meteorológicas dos microclimas no interior da Baía de Todos os Santos, coletando e analisando os dados meteorológicos obtidos nos sistemas da Marinha do Brasil e extra-Marinha, como também aqueles relacionados com a segurança e controle do tráfego marítimo. A partir dos dados obtidos, com indicação de condições de mar adversas aos navegantes, alertas foram divulgados, solicitando atenção antes, durante e após a navegação.
Para o Capitão dos Portos da Bahia, o Capitão de Mar e Guerra Leonardo Andrade da Silva Reis, o resultado foi positivo. “As ações de fiscalização durante a Operação Inverno possibilitaram uma sensível redução dos riscos de acidentes náuticos e contribuírem para a regularização das embarcações, especificamente quanto à dotação e documentação, bem como restabeleceram a divulgação das orientações de segurança e do uso do colete salva-vidas aos passageiros”, destacou.

Durante a Operação, a documentação das embarcações e dos tripulantes
também foi alvo da fiscalização
