Brasil participa de Grupo de Trabalho Intersessional da IMO sobre emissão de Gases do Efeito Estufa

14/05/2019
 
Delegação do Brasil no Grupo de Trabalho sobre GEE da IMO
               
Com uma delegação composta por representantes da Marinha do Brasil, do Ministério das Relações Exteriores, da Universidade de São Paulo, da Vale e do Instituto Clima e Sociedade, o Brasil participou do 5º Grupo de Trabalho Intersessional, na Organização Marítima Internacional (IMO), em Londres, no período de 7 a 10 de maio.  O encontro visa prosseguir os trabalhos em prol da implementação da “Estratégia Inicial para a Redução de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) provenientes de Navios”, adotada pela Resolução MEPC. 304(72), em 2018.
 
Os resultados das discussões do Grupo de Trabalho serão apresentados na 74ª reunião do Comitê de Proteção do Meio Ambiente Marinho da IMO (MEPC), que acontece até 17 de maio. 
 
Entre os assuntos tratados, destacaram-se a avaliação de procedimentos para avaliar os impactos nos Estados das medidas para redução da emissão de gases do efeito estufa; a finalização da minuta de termos de referência para o 4º Estudo sobre GEE provenientes de navios; a consideração de propostas visando à redução da poluição atmosférica causada por navios em curto, médio e longo prazos; e a elaboração de ações relativas ao desenvolvimento da capacitação, da cooperação técnica e pesquisa e desenvolvimento.