Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais realiza exercícios

09/10/2019
 
Peça de Obuseiro 105 mm em posição de tiro
 
O Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais (BtlArtFuzNav) realizou os exercícios ESFOG-ART e E-QTEsp-Art-Of no Campo de Instrução de Gericinó (CIG), no Rio de Janeiro-RJ, no período de 30 de setembro a 4 de outubro, com duas Baterias de obuseiros 105mm (2ªBiaO105mm e 3ªBiaO105mm) desdobradas no terreno. Foram empregados 180 militares, 12 viaturas operativas e 9 obuseiros 105mm L118 light gun, que tem a capacidade de bater alvos a até 21 quilômetros de distância. O Batalhão contou com o apoio de diversas Organizações Militares da FFE, em especial do BtlLogFuzNav e BtlEngFuzNav, assim como do GptFNRJ, o que possibilitou o êxito do exercício.
 
O Batalhão marcou o Estágio de Qualificação Técnica Especial em Artilharia de Campanha para oficiais, ao permitir que os segundos-tenentes, concludentes do estágio, colocassem em prática os ensinamentos adquiridos, executando missões de tiro com granada de exercício e altoexplosiva.
 
Durante o exercício, foi empregado pela 3ªBiaO105mm o Sistema COMBAT-NG, que está em processo de aquisição pelo Comando do Material de Fuzileiros Navais e se constitui em um dos componentes do Sistema Integrado de Comando de Controle do CFN (SIC2CFN). O sistema contempla equipamentos para uma Bateria de Obuseiros 105 mm L118 Light Gun, os quais possibilitam a realização do tiro de artilharia com maior rapidez e precisão, uma vez que a transmissão de informações é feita majoritariamente via dados, integrando a Central de Tiro (CTir), a Linha de Fogo e o Observador.
 
 
Central de Tiro