Banda de Música do Corpo de Fuzileiros Navais participa do jubileu dos 300 anos de Nossa Senhora de Aparecida

06/10/2017
Militares da Marinha do Brasil durante a novena
 
A Marinha do Brasil abriu a novena que celebra os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, no dia 1º de outubro, em Aparecida do Norte (SP), reunindo milhares de fiéis no Santuário Nacional, maior templo católico do país. Uma Banda de Música do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) participou dessa celebração com a orquestra de gaitas de fole, composta por 30 integrantes da Banda Marcial do CFN.
 
A participação da Banda de Música do CFN teve início com a chegada da imagem de Nossa Senhora ao porto de Itaguaçu, de onde seguiu a procissão até o Santuário Nacional de Aparecida. Foram 2,5 quilômetros de fé e devoção, em que os fiéis e representações de diversas Organizações Militares da Marinha entoaram canções religiosas.
 
Quando a imagem chegou ao Santuário, 79 amostras das águas dos rios brasileiros foram ofertadas à padroeira do Brasil e, então, começou a missa solene, que contou com a presença do Comandante da Marinha, do Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, do Comandante do 8º Distrito Naval, do Arcebispo Militar, Dom Fernando José Monteiro Guimarães, além de outras autoridades civis e militares.
 
Um dos pontos altos da celebração foi o solo do Suboficial (FN-CT) Odegar da Silva Falcão, que tocou a canção “Ave Maria” com a gaita de fole galega, emocionando os 38 mil fiéis presentes.
 
Banda de Música do CFN participa da celebração com a orquestra de gaitas de fole