Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Xingu” realiza levantamento hidrográfico no Rio Tocantins

15/05/2018
AvHoFlu “Rio Xingu” faz sondagem no Rio Tocantins
 
O Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Rio Xingu” e a Lancha Balizadora “Vega”, subordinados ao Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4) em Belém-PA, realizaram, no período de 12 de março a 10 de maio, a comissão “Hidrográfica II”, no Rio Tocantins. O trabalho faz parte do III Plano Cartográfico Náutico, na área de responsabilidade do Comando do 40 Distrito Naval.
 
Durante as atividades, o AvHoFlu “Rio Xingu” e a Lancha Balizadora “Vega” estiveram em diversas cidades de Mocajuba, Baião, Nazaré dos Patos e Tucuruí-PA para coletar dados maregráficos, fluviométricos, topográficos e geodésicos. Já no transcurso do Rio Tocantins, na parte sul, foram sondados aproximadamente 150 quilômetros do trecho navegável, obtendo dados batimétricos de uma área total de 250 quilômetros quadrados.
 
Após o processamento e a integração das informações, serão obtidos subsídios para atualizar quatro cartas náuticas que cobrem a região compreendida entre as cidades de Mocajuba e Tucuruí. Esses dados são importantes para a segurança da navegação.
 
Ainda durante a comissão, a tripulação comemorou a marca histórica de 500 dias de mar realizados pelo AvHoFlu “Rio Xingu” desde a incorporação à Marinha do Brasil, em janeiro de 2013.