Atletas da Marinha se preparam para as Olimpíadas de Tóquio

20/02/2020
 
Sargentos Ilka e Thaís conquistaram a 3ª e a 7ª colocação, respectivamente, na 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Tiro 2020
 
Com a proximidade das Olimpíadas de Tóquio, previstas para ocorrerem de 24 de julho a 9 de agosto, os atletas do Programa Olímpico da Marinha (PROLIM) estão se preparando e conquistando excelentes resultados em competições nas mais variadas modalidades desportivas.
 
Eleita a melhor atleta do mundo de Maratonas Aquáticas em 2019, a Terceiro-Sargento Ana Marcela conquistou, no dia 15 de fevereiro, a medalha de prata em sua estreia na temporada 2020 da primeira etapa do Fina Marathon Swim Word Series, em Doha, no Catar. A atleta completou a prova somente 2 décimos atrás da primeira colocada. A competição reuniu algumas das adversárias que a sargento enfrentará no Japão.
 
Na Vela, os mundiais das classes 49er e 49er FX, realizados em Geelong, na Austrália, terminaram na madrugada do dia 15 e garantiram quatro velejadores da Marinha nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Os Terceiros-Sargentos Marco Grael e Gabriel Borges confirmaram a ida ao Japão após terminarem o torneio em 13º lugar, enquanto a Terceiro-Sargento Kahena Kunze, atual campeã olímpica, conquistou o direito de defender seu título após fechar a participação na 12ª colocação. A dupla de Sargentos Geison Mendes e Gustavo Thiesen foi a campeã da classe 470 Class South American Championships 2020, realizada em 16 de fevereiro, em Mar del Plata, Argentina.
 
Os Terceiros-Sargentos Evandro e Bruno Schmidt, atletas militares que já garantiram vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio, conquistaram a medalha de ouro no Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia, no dia 16, na arena montada na praia de Pajuçara, em Maceió-AL. Já no feminino, a Terceiro-Sargento Ágatha, já classificada para Tóquio 2020, faturou a medalha de ouro.
 
Realizado no último fim de semana, o Campeonato Brasileiro Interclubes / Seletiva para a Copa do Mundo de Saltos Ornamentais definiu os atletas que participarão do torneio pré-olímpico. As Terceiros-Sargentos Luana Lira, Tammy Galera e Giovanna Pedroso garantiram três das cinco vagas. O evento ocorreu no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro-RJ, e teve o apoio da Secretária Especial de Esporte.
 
Os Terceiros-Sargentos Thiago e Laura confirmaram índice para o Campeonato Mundial sub20 da modalidade de Levantamento de Peso Olímpico, na Romênia, que será realizado em março.
 
Fechando as competições com participação dos atletas militares integrantes do PROLIM, as Terceiros-Sargentos Thais e Ilka participaram da 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Tiro 2020, na modalidade pistola 25metros, conquistando o 3º e o 7º lugares respectivamente.
 
Na seletiva de Saltos Ornamentais, três atletas da Marinha do Brasil
conquistaram índice para participar do torneio pré-olímpico