
Barcos movidos à energia solar
No dia 17 de março de 2018, uma equipe de aspirantes, componentes do Grêmio de Engenharia, Ciência e Tecnologia, da Escola Naval (EN), participou da Barqueata e da Regata Solar de São José, eventos organizados pela paróquia São José da Lagoa Rodrigo de Freitas.
O evento possuiu o intuito de difundir a consciência marítima e a tecnologia sustentável na sociedade brasileira.
O primeiro evento consistiu em uma procissão marítima, levando a imagem de São José, que passou por diversos clubes e decks na Lagoa, incluindo o Clube Naval - Piraquê.
Participaram da Barqueata 05 (cinco) embarcações movidas à energia solar, sendo elas representantes das seguintes instituições: Escola Naval, UFF, ETAM, EFOMM e Escola Técnica Estadual Henrique Lage.

CC Rodrigo Dias encarregado da equipe e Aspirantes da Escola Naval
O segundo evento foi uma regata protagonizada pelas equipes, com duração aproximada de uma hora, e com o barco U-13 Villegagnon, embarcação da Escola Naval, logrando o terceiro lugar na competição.
Os eventos contaram com a presença da Marinha do Brasil representada por três das cinco equipes, demonstrando o seu comprometimento em ampliar a consciência marítima e em desenvolver e implementar tecnologias sustentáveis nos meios navais.
