Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro revitaliza Ponte “Arnaldo Luz”, que completa 90 anos de existência

21/10/2020
 


Ponte “Arnaldo Luz”
 
A ponte “Arnaldo Luz”, que liga a Ilha das Cobras ao continente e que compõe a paisagem da Orla Conde, na zona central da cidade do Rio de Janeiro(RJ), completou, em 9 de outubro, 90 anos de existência, data que marcou, também, a conclusão da revitalização de sua estrutura pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.
 
Entre os principais serviços realizados, destacam-se a repintura das partes metálicas, a recomposição de barras do guarda-corpo e a instalação de iluminação ornamental.
 
A construção da Ponte “Arnaldo Luz” adveio da necessidade de substituição da antiga ponte-pênsil “Almirante Alexandrino de Alencar”, edificada para permitir a manutenção dos novos encouraçados que seriam encomendados à Inglaterra e a execução do projeto de construção de um novo Arsenal de Marinha na Ilha das Cobras. No período entreguerras, as funções do Arsenal de Marinha foram ampliadas, com a manutenção e construção de navios também para a Marinha Mercante. Assim, a Ponte “Alexandrino de Alencar”, tornou-se obsoleta diante da necessidade de uma ponte com capacidade para maiores pesos.
 
Embora a inauguração da nova ponte tenha ocorrido em 1930, somente em 1934 foi batizada de “Arnaldo Luz”, em homenagem ao Ministro da Marinha em cuja gestão realizou-se a construção.
 
Neste mês de outubro, a Ponte “Arnaldo Luz” teve sua iluminação configurada em apoio à campanha “Outubro Rosa”- de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Já em novembro, estará iluminada especialmente para contribuir na divulgação da campanha “Novembro Azul”.