Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo é comemorada em São Tomé e Príncipe

12/06/2019
 
Cerimônia alusiva ao 154º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo
 
No dia 11 de junho, foi comemorado, em São Tomé e Príncipe, o 154º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo. A solenidade foi presidida pelo Embaixador do Brasil, Vilmar Rogeiro Coutinho Júnior.
 
Durante a solenidade, no Centro Cultural do Brasil, na Embaixada, foram lidas a Mensagem do Presidente da República e a Ordem do Dia do Comandante da Marinha, além da exibição de filmetes ilustrando a Batalha Naval do Riachuelo.
 
Ao encerrar a cerimônia, o Embaixador Vilmar Coutinho destacou a importância de celebrar a data magna da Marinha em terras santomenses, bem como a necessidade imperativa de reforçar a cooperação bilateral entre os países. Ele ressaltou também a importância da reflexão sobre as atuais responsabilidades da Marinha perante os desafios do futuro e no desenvolvimento do Brasil.
 
A solenidade contou também com as presenças da Embaixadora de Cabo Verde, Maria Deotina Tavares Andrade de Carvalho; do Embaixador da Guiné Equatorial, Paulino Bololo Ekobo; do Chefe do Estado Maior das Forças Armadas de São Tomé e Principe, Brigadeiro General Idalécio Pachire; bem como de Adidos de Defesa acreditados no país, de militares da Marinha do Brasil que compõem o Núcleo da Missão Naval e o Grupo de Assessoramento Técnico de Fuzileiros Navais, além de autoridades civis e militares e funcionários da embaixada.