
O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, com a realização do VII Seminário de Meio Ambiente, no dia 6 de junho. O evento contou com duas palestras, uma exposição de artesanato com materiais recicláveis e com a distribuição de mudas de árvores frutíferas.
Na primeira palestra, sobre Sistema de Gestão Ambiental da Marinha, o Capitão de Fragata, da reserva remunerada, Tarcísio Alves de Oliveira ressaltou a importância da implantação de um sistema de gestão ambiental em organizações militares de terra, que tenham potencial de poluição ambiental. O AMRJ possui o sistema desde 2005, colocando em prática uma série de medidas com o objetivo de prevenir a ocorrência de impactos negativos ao meio ambiente.
Já a segunda palestra discutiu os cuidados ambientais na Estação Antártica Comandante Ferraz. A Capitão de Fragata Haynnèe Trad Souza destacou que todas as atividades realizadas na EACF são minuciosamente planejadas e conduzidas de modo a prevenir impactos ambientais, com estrito cumprimento ao Tratado da Antártica e ao Protocolo de Madri. A palestrante mostrou os processos realizados na EACF para realizar a prevenção.

