Adidância Naval na Rússia realiza solenidade alusiva ao 157º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo

15/06/2022
Cerimônia
 
A cerimônia foi presidida pelo Embaixador do Brasil na Federação da Rússia
 
O 157º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha, foi celebrado no dia 10 de junho, em cerimônia na Embaixada do Brasil na Federação da Rússia. O evento contou com a participação dos integrantes do Serviço Exterior Brasileiro que integram a Embaixada, dos servidores da Adidância Civil e Agrícola e por Adidos Militares de mais de 15 nações amigas.

A solenidade foi presidida pelo Embaixador Rodrigo Baena Soares, recentemente promovido no Quadro da Ordem do Mérito Naval. Em seu discurso, o Embaixador enalteceu o papel histórico da Marinha na criação e consolidação do Brasil como República, que este ano celebra o seu bicentenário.
 
Adidos de Forças Amigas presentes na solenidade
 
 O Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutico do Brasil na Federação da Rússia, Capitão de Mar e Guerra Marcos Alexander Valle de Moura, destacou a importância da Marinha do Brasil na Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), até hoje o maior conflito na história da América do Sul, que deixou imperioso legado para as Forças Armadas e para a sociedade brasileira.

Ao final da solenidade, a Adidância apresentou uma exposição, em que os convidados conheceram um pouco mais sobre a história dos 200 da Independência do Brasil e da Esquadra.