
NPqHo "Vital de Oliveira" atracado no cais
do Depósito de Combustíveis da Marinha
A bordo do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) "Vital de Oliveira", atracado no cais do Depósito de Combustíveis da Marinha, foi assinado o Acordo de Cooperação, no dia 29 de agosto, que formaliza a parceria estabelecida entre o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marinha do Brasil, Petrobras, Vale e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais. Essa parceria visa a estabelecer e regulamentar o Comitê Gestor da Governança do navio, com vista à execução das manutenções do meio e ao gerenciamento das atividades de pesquisa a serem desenvolvidas.
O NPqHo “Vital de Oliveira” foi construído no estaleiro Hangtong, em Xinhui, na China, e equipado no estaleiro Singapore Technologies Marine, em Singapura e chegou ao Brasil em 23 de julho de 2015. Dotado de 28 equipamentos científicos, tem a capacidade de coletar dados da atmosfera, oceano, solo e subsolo marinhos, sendo considerado um dos mais modernos navios de pesquisa do mundo. A obtenção desse meio naval ampliou, significativamente, a infraestrutura de pesquisa existente no País e vem permitindo suprir as principais demandas da Comunidade Científica nacional.
Ao longo desses três anos de serviço, o navio foi empregado em 48 comissões, perfazendo 485 dias de mar dedicados à coleta de dados para o desenvolvimento de pesquisas científicas nacionais, corroborando a importância desta moderna plataforma móvel. Nessas oportunidades, foram embarcados mais de cem pesquisadores e alunos, homens e mulheres, de diversas instituições nacionais de pesquisa e ensino.

Autoridades civis e militares assinam Acordo de Cooperação
