2º Estágio de Operações de Paz para Mulheres é iniciado no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo

20/03/2019
 
Contra-Almirante Dalva ministra palestra
 
O 2º Estágio de Operações de Paz para Mulheres (II EOpPazFem) teve início no dia 13 de março no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC). O estágio tem como objetivo disseminar conhecimentos sobre operações de paz entre o público feminino militar da Marinha do Brasil (MB), bem como incentivar e prover a preparação básica para a participação feminina em tais missões.
 
O estágio, que segue até o dia 22 de março, tem como alunas 21 oficiais da MB dos Corpos de Intendentes, Engenheiros, Saúde e Técnico; duas oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro; e oito estudantes da área de relações internacionais de instituições acadêmicas (FGV, UFF, UFRJ e PUC-Rio).
 
Estão sendo ministradas instruções sobre o material básico da Organização das Nações Unidas para treinamento pré-desdobramento (do inglês United Nations Core Pre Deployment Training Material - UN CPTM), palestra sobre experiências vividas por oficiais das Forças Armadas em Operações de Manutenção da Paz (OMP), sobre Direito Internacional Humanitário e será conduzida atividade prática simulando situações vividas em regiões de OMP.
 
A Contra-Almirante Dalva Maria Carvalho Mendes; o Assessor Especial Militar do Ministro de Estado da Defesa, Contra-Almirante (FN) Carlos Chagas; e a Dra. Najla Nassif Palma, Promotora de Justiça Militar, palestraram durante o estágio.
 
 
Comandante-Geral do CFN prestigia o evento