2º Batalhão de Operações Ribeirinhas realiza cerimônia alusiva aos 211 anos do Corpo de Fuzileiros Navais

13/03/2019
 
Comandante do 4º Distrito Naval, Comandante do 2ºBtlOpRib e militares agraciados com Medalha Mérito Anfíbio
 
 
O 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib) realizou, no dia 7 março, cerimônia alusiva ao 211º aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN),  em sua sede, com entrega da Medalha Mérito Anfíbio a militares agraciados. A ocasião foi marcada também pela inauguração da Pista de Liderança, que tem como propósito unir, de forma prática, o aprendizado da arte de liderar nas diversas situações cotidianas vivenciadas na  vida militar.
 
O evento foi presidido pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, e contou com participação do Reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Zagury Tourinho, e do Pro-reitor Adjunto de Extensão da Universidade Federal Rural da Amazônia, Jonas Elias Castro da Rocha. Também estiveram presentes o Chefe do Estado-Maior Geral da Polícia Militar do Pará, Coronel Marcelo Ronald Botelho de Souza, Comandantes de organizações militares das Forças Armadas e de Segurança Pública e membros da Sociedade Amigos da Marinha no Pará.
 
A Pista de Liderança é um compartimento construído de modo flexível e com adaptações para que sejam realizadas diferentes atividades e situações propostas que exigem trabalho em equipe e um líder para gerenciar. O Vice-Almirante Edervaldo ressaltou que a pista é um ganho para os Fuzileiros Navais e para todas as Forças Armadas, Órgãos de Segurança Pública, diversas instituições e Universidades do estado do Pará. “Aqui poderemos descobrir, despertar, formar e adestrar líderes em todos os seguimentos”, concluiu o Almirante.
 
Para o Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, há uma grande possibilidade de interação e troca de experiência. “Temos vários programas de formação que estão voltados para esta área, porém de forma teórica. A experiência na formação de lideres, materializada aqui neste ambiente planejado, vai ajudar a quem deseja liderar e ainda não teve essa oportunidade na prática”, pontuou.
 
Inauguração da Pista de Liderança