1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque recebe aeronave modernizada

02/02/2021
 
Após a fase de montagem da aeronave, serão realizados voos de
aceitação final para a incorporação ao setor operativo da Marinha
 
O 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (EsqdHA-1) recebeu, em 26 de janeiro, mais uma das aeronaves Wild Lynx, designadas na Marinha como AH-11B, modernizadas pela empresa Leonardo Helicopters. A chegada da aeronave marca a quarta entrega de um total de oito helicópteros, o que, além de ampliar a capacidade operacional do Esquadrão, visa equipar os navios da Esquadra brasileira.
 
O contrato de modernização das aeronaves AH-11A contempla a instalação dos motores CTS-800-4N, aumentando desempenho e reduzindo limitações; a atualização do painel de instrumentos para “Full Glass Cockpit”, compatível com os Óculos de Visão Noturna; a atualização de sistemas táticos e de navegação; além da substituição do equipamento de Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica.
 
Desde o dia do recebimento, a aeronave iniciou a fase de montagem, que será seguida de voos de aceitação final e da incorporação ao setor operativo da Marinha, ampliando o horizonte operacional como futura aeronave orgânica das Fragatas Classe “Tamandaré”.