Nomar Online

Marinha apoia campanha de vacinação contra a Covid-19, em Belém (PA)

12/05/2021
Militar da área de saúde aplica vacina em cidadã
Em apoio ao Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 do Governo Federal, a Marinha, por meio do Comando do 4º Distrito Naval (Com4°DN), uniu esforços, pela terceira vez, com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (SESMA) na imunização contra o novo coronavírus. No período de 5 a 7 de maio, os militares administraram a primeira dose da vacina Pfizer em pessoas de 53 a 55 anos e de 58 e 59 anos, todos com comorbidades.
A ação teve o auxílio do Hospital Naval de Belém (HNBe) e das demais organizações militares subordinadas ao Com4°DN. Foram empregados 115 militares da Marinha no apoio logístico e de pessoal.
 
Maria Rosa, de 59 anos, que foi vacinada nesta campanha, agradeceu pela oportunidade que teve e reforçou o compromisso de permanecer com os protocolos de prevenção. “É maravilhoso ter a Marinha participando deste momento tão importante da minha vida. Vou poder sair de casa, mas mantendo todos os cuidados da prevenção. Desejo que todos tenham a chance de se vacinar”, completou.
 
Militares durante triagem de pessoa com comorbidade
 
As Forças Armadas estão mobilizadas, colaborando com a operacionalização do Plano Nacional de Vacinação do Governo Federal contra a Covid-19. A campanha realizada na Unidade Médica do HNBe, em Val de Cães, foi uma iniciativa do Comando Conjunto Norte, em parceria com a SESMA. Devido a especificidades técnicas da vacina Pfizer, não foi possível a imunização na modalidade drive-thru, sendo vacinados apenas os pedestres, totalizando 373 pessoas imunizadas.
 

Navio-Patrulha Oceânico“Amazonas” realiza comissão “TIS MAR DO PROJETO FÊNIX”

12/05/2021
 
NPaOc “Amazonas” rebocando alvo de superfície
 
O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, unidade operativa do Comando do 1º Distrito Naval, apoiou o Teste de Integração dos Sistemas da Fragata “Liberal”, no litoral do estado do Rio de Janeiro, no período de 29 de abril a 2 de maio.

O NPaOc “Amazonas” efetuou o reboque do alvo desde o interior da Baía de Guanabara até a área do treinamento. Durante o teste, foram conduzidos exercícios de tiro de canhão sobre alvo de superfície rebocado e tiro sobre drone, com lançamento de mísseis MSA Aspide, que contribuíram para elevar o grau de adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra e dos navios do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste.

Participaram do exercício a aeronave AH-11A “Super Lynx”, as Fragatas “Liberal” e “União” e o NPaOc “Amazonas”, que aproveitou a oportunidade e realizou adestramentos de navegação em águas restritas em baixa visibilidade, operações aéreas e treinamentos de CAv, a fim de manter a prontidão operativa do navio.
 

Marinha do Brasil resgata barco pesqueiro na Bahia

12/05/2021
Pescadores e embarcação rebocada foram levados
para a Capitania dos Portos da Bahia
 
A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 2° Distrito Naval (Com2°DN), recebeu, em 11 de maio, um pedido de socorro da embarcação pesqueira “Pôr do Sol”, que se encontrava fundeada entre Salvador e Cacha Pregos (Ilha de Itaparica), a 15 km do Farol da Barra, com três tripulantes e com avaria de máquinas.
 
Imediatamente, a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), com o apoio da lancha da praticagem “Pilot Boat V”, enviou uma equipe de Busca e Salvamento (SAR) ao local, para início do reboque do pesqueiro. O Navio-Patrulha “Gravataí”, subordinado ao Com2ºDN, também esteve na área, pronto para atuar, caso houvesse necessidade de um meio de maior porte.
 
A equipe da CPBA resgatou a embarcação pesqueira “Pôr do Sol”,
que encontrava-se fundeada com três tripulantes e avaria de máquinas
 
Os tripulantes foram encontrados em boas condições de saúde e levados para a CPBA com a embarcação. Segundo José Antônio Silva de Oliveira, comandante da “Por do Sol”, que é pescador há mais de 15 anos, a embarcação apresentou problemas no dia 7 de maio, quando fez contato com amigos pescadores que estavam em terra para providenciar a compra de peças para o reparo da embarcação. Como o apoio não chegou, em função das condições do mar, o comandante manteve a embarcação fundeada, aguardando melhora das condições de navegação, e resolveu solicitar o apoio da Marinha, via rádio. “Pedi ajuda para vocês e também à Bahia Marina. E quero agradecer por terem nos socorrido”. Aliviado, ele ainda deixa um recado para outros pescadores: “Tenham respeito pelo mar”.
 

Grupamento de Fuzileiros Navais realiza Estágio de Operações no Cerrado

12/05/2021
 
Estagiários contaram com adestramento voltado
à missão do GptFNB
 
O Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB) conduziu, entre 19 de março e 29 de abril, o Estágio de Qualificação em Operações no Cerrado (EQ-OpCer), com a finalidade de suplementar a habilitação técnico-profissional dos combatentes recém-chegados ao Cerrado brasileiro.
 
Vinte e cinco militares concluíram o Estágio, que proporcionou conhecimentos básicos de combate naquele ambiente. O adestramento, específico para tarefas atinentes à missão do GptFNB, incluiu atividades como Técnicas de Vida no Cerrado, Primeiros Socorros em Ambiente de Cerrado, Patrulha Naval e GVI/GP, Técnicas de Orientação no Cerrado, Técnicas Especiais, Segurança de Áreas, Instalações e Dignitários, Controle de Distúrbio e Operações no Cerrado.
 
Eles também participaram de atividades extracurriculares complementares, como Combate a Incêndio Florestal, conduzida pelo Grupamento de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal; Instruções sobre Fauna, Flora e Crimes Ambientais, ministradas pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental e pelo Batalhão de Policiamento Rural; e Operações com Aeronaves.
 
O estágio é fundamental para tornar o GptFNB a OM da Marinha do Brasil por excelência vocacionada para Operações no Cerrado, e detentora de conhecimentos específicos do segundo maior bioma do Brasil.
 

GptOpFuzNav-DefNBQR descontamina unidades públicas no estado do Rio de Janeiro

12/05/2021
 
Ação de desinfecção nas salas de aula na Escola Municipal Almirante
Newton Braga de Faria, no Rio de Janeiro (RJ)
 
No contexto da Operação “Covid-19”, o Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais com capacidade em Defesa NBQR (GptOpFuzNav-DefNBQR), nucleado no Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, organização militar subordinada ao Comando da Tropa de Reforço, realizou descontaminação em unidades públicas do estado do Rio de Janeiro, nos dias 2, 6 e 7 de maio.
 
No dia 2 de maio, o Grupamento descontaminou o Colégio Militar do Rio de Janeiro, que conta com uma média de 3.000 pessoas, entre alunos, professores e militares. A desinfecção ocorreu após o uso das instalações por cerca de 670 candidatos, distribuídos em 58 salas, que participaram do Processo Seletivo de Praças Temporárias da Marinha.
 
Colégio Militar do Rio de Janeiro é descontaminado após o
uso das instalações por candidatos de processo seletivo
 
Já no dia 6 de maio, o Grupamento desinfectou a Procuradoria Seccional da União, localizada em Niterói (RJ), que conta aproximadamente 90 funcionários. No dia 7 de maio, foi descontaminada a Escola Municipal Almirante Newton Braga de Faria, no bairro de Irajá, no Rio de Janeiro (RJ), priorizando salas de aula, refeitório, corredores, banheiros e secretarias, beneficiando 345 alunos e 32 funcionários.
 
Desinfecção na Procuradoria Seccional da União
 
Os procedimentos foram executados por um destacamento composto por 27 militares do BtlDefNBQR e da Companhia de Polícia. Na ocasião, foram empregados o álcool líquido na concentração de 70% e a solução de quaternário de amônio, que não prejudicam a saúde humana e preservam as superfícies nas quais são aplicados.
 

Comandante da Marinha ministra Aula Inaugural na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo

11/05/2021
Comandante da Marinha durante
Aula Inaugural da Turma November/2021
 
O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, acompanhado de comitiva, esteve na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES), ontem (10), onde ministrou a Aula Inaugural da Turma November/2021.
 
Comandante da Marinha (ao centro)
durante visita às instalações da EAMES
 
Dirigindo-se aos alunos, o Almirante Garnier destacou que, na Marinha do Brasil, a formação meritocrática vai da base ao topo de sua pirâmide e incentivou os futuros marinheiros a aperfeiçoarem-se cada vez mais, mantendo o fogo sagrado, o empenho e a dedicação. “Seja você um líder da sua geração, do seu grupo. Seja um exemplo!”, encorajou.
 
Comandante da Marinha no pátio da EAMES
 
Na ocasião, o Comandante da Marinha ainda visitou algumas estruturas da EAMES, com destaque para aquelas utilizadas no processo de formação dos alunos, como: salas de aula, pátio interno, alojamentos, grêmio e rancho. Ele enalteceu o estado de conservação das instalações e a motivação da tripulação.
 

Força-Tarefa Combinada 151 é tema de visita do Adido de Defesa do Paquistão ao Setor Operativo

11/05/2021
 
Comando de Operações Navais recebe
visita do Adido de Defesa do Paquistão
 
O Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, recebeu a visita do Adido de Defesa, Naval, de Exército e Aéreo do Paquistão no Brasil, General de Brigada Muhammad Ahsan, no dia 10 de maio.
 
No escopo do estreitamento dos laços entre a Marinha do Brasil (MB) e a Marinha do Paquistão, a visita teve como pauta o apoio daquele País por ocasião da assunção do Comando da Força-Tarefa Combinada 151 pela Marinha do Brasil no Bahrein, posto atualmente exercido pela Marinha do Paquistão. A missão da CFT 151 é o combate à pirataria no Golfo de Aden e na Costa da Somália.
 

Marinha capacita militares do Exército a conduzir pequenas embarcações

11/05/2021
 
Militares da Capitania dos Portos do Amapá
e do Exército no encerramento do curso
 
A Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos do Amapá (CPAP), realizou, no dia 6 de maio, o encerramento do Curso Especial para Tripulações de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), habilitando 11 militares do Exército Brasileiro a conduzir pequenas embarcações empregadas na navegação interior. O evento ocorreu na sede da CPAP, em Santana (AP) e seguiu todos protocolos de combate à Covid-19.
 
O curso tem como objetivo capacitar servidores públicos, qualificando-os para pilotar, em atos de serviço, embarcações de até oito metros de comprimento e que são utilizadas na navegação interior. O ETSP possui carga horária total de 40 horas, com aulas teóricas e práticas, e foi ministrado nas dependências da Capitania, no período de 30 de abril a 6 de maio.
 
Aula prática realizada em Santana (AP)

Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal realiza ações de desinfecção no interior do estado do Rio Grande do Norte

11/05/2021
 
Desinfecção realizada no CRIA São Paulo do Potengi (RN)
 
O Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal (GptFNNa) realizou, nos dias 3 e 4 de maio, a desinfecção de diversos prédios públicos situados no interior do estado do Rio Grande de Norte, como parte das ações do Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, no âmbito da Operação “Covid 19”.
 
Como ação de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus, foram desinfectadas três unidades de saúde do município de São Paulo do Potengi, distante 71 km da capital potiguar: o Centro de Reabilitação Infantil e Adulto (CRIA), o Centro de Atenção Psicossocial e o Centro de Especialidades Odontológicas. As atividades contaram com o emprego de 28 militares.
 
O GptFNNa tem contribuído também para a desinfecção de outros órgãos públicos. Durante o mês de abril, foram realizados 22 apoios a diferentes instituições.
 
As atividades contam com emprego de militares habilitados em estágios de capacitação ministrados pela Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Comando do 3º Distrito Naval, nas instalações do GptFNNa, para a descontaminação de ambientes, material e pessoal.
 
Foram desinfectados o Centro de Atenção Psicossocial e o Centro
de Especialidades Odontológicas em São Paulo do Potengi
 

Capitania dos Portos do Ceará entrega kits de alimentação para famílias de alunos do Programa Forças no Esporte

11/05/2021
A ação tem o propósito de minimizar o impacto socioeconômico
causado pela pandemia da Covid-19
 
A Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) entregou, nos dias 5 e 6 de maio, kits de alimentação para as famílias de 100 crianças e adolescentes do Programa Forças no Esporte (Profesp), Núcleo Mar de Infância. O propósito da ação é minimizar o impacto socioeconômico causado pela pandemia da Covid-19 e contribuir para a segurança alimentar dos alunos, durante a suspensão de aulas presenciais.
 
Para Cleidir Costa da Silva, pai do aluno Pedro Artur, o auxílio da instituição tem sido essencial. “Esta ação que a Marinha está fazendo é muito importante. Receber uma cesta básica, em meio às dificuldades encontradas por causa pandemia, ajuda muito. Agradecemos demais”, pontuou.
 
Foram cumpridos todos os protocolos sanitários em vigor como o uso obrigatório de máscaras, distanciamento social, disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos e aferição de temperatura corporal ao entrar na organização militar, no bairro Cais do Porto, em Fortal.
 
O Profesp é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio das Forças Armadas, sendo destinado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, a partir de 6 até os 18 anos de idade, e em situação de vulnerabilidade social. O programa dá acesso à prática de atividades esportivas e socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro das organizações militares, e prevê o fornecimento de refeições aos participantes.
 
Os kits beneficiaram as famílias de 100 crianças e adolescentes do Profesp
 

Comando do 5º Distrito Naval apoia vacinação contra Covid-19 em Rio Grande (RS)

10/05/2021
 
Militar da PNRG em vacinação na cidade do Rio Grande
 
Em mais um esforço alinhado à Campanha Nacional de Vacinação do Governo Federal, seguindo as orientações contidas no Plano Nacional de Imunização, o Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) participou da vacinação contra a Covid-19, em apoio à Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura do Rio Grande (RS), na modalidade drive-thru, no estacionamento de um shopping da cidade, nos dias 26 de abril e 1o de maio. A ação foi realizada por intermédio da Policlínica Naval de Rio Grande (PNRG), em conjunto com o Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande (GptFNRG).
 
No dia 26 de abril, dois militares da PNRG apoiaram a vacinação e oito militares do GptFNRG atuaram no apoio logístico. Já no dia 1o de maio, estiveram envolvidos na vacinação quatro militares da PNRG e oito militares do GptFNRG.
 
O apoio prestado pela Marinha faz parte do Plano Nacional
de Vacinação do Governo Federal
 

 

Comando Conjunto Bahia realiza desinfecção em pontos de grande circulação em Salvador (BA)

10/05/2021
 
Militar aplica quaternário de amônia no Largo da Mariquita,
no bairro do Rio Vermelho
 
O Comando Conjunto Bahia realizou, em 7 de maio, a desinfecção biológica do Largo da Mariquita, da Vila Caramuru e da Praça da Sereia, pontos de grande circulação de pessoas no bairro do Rio Vermelho, em Salvador (BA). Na ação, foram empregados 15 militares do Grupo de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, coordenado pelo Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador.
 
A medida foi em atendimento à demanda da Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por ocasião da alteração do Decreto Municipal que determina alteração do horário do toque de recolher. Visando reduzir o risco de contaminação pelo coronavírus entre os frequentadores desses locais, que concentram bares, restaurantes e comércio de rua, a desinfecção foi realizada com quaternário de amônia, uma substância de alta eficiência desinfetante, que não prejudica a saúde humana e preserva as superfícies onde é aplicada.      
 
Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Comando Conjunto Bahia realizou mais de 170 ações de desinfecção, incluindo importantes pontos turísticos e de grande circulação de pessoas na capital baiana, como o Caminho da Fé, Igreja do Bonfim, Elevador Lacerda e praças Thomé de Souza, Cruz Caída, da Sé e Cairu, além do Plano Inclinado Gonçalves, que liga o Centro Histórico ao bairro do Comércio. A ação também alcançou outros locais, como a Casa do Carnaval, Casa do Rio Vermelho, Farol da Barra e fortes de São Diogo e Santa Maria.

 

DelCFrio participa de operação interagências contra a pesca ilegal na Lagoa de Araruama

10/05/2021
 
Material recolhido na Lagoa de Araruama
 
A Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio (DelCFrio) participou, nos dias 6 e 7 de maio, de uma operação interagências, que contribuiu para o combate à pesca ilegal na Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos, Rio de Janeiro.
 
A operação constituiu-se na retirada de estacas, ganchos e redes de pesca irregulares, executada após reunião no Ministério Público Federal, com participação da Unidade de Polícia Ambiental e das Guardas Marítima e Ambiental dos municípios adjacentes à Lagoa de Araruama (Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama e Arraial do Cabo).
 
Militares e Agentes envolvidos na operação
 de combate à pesca ilegal
 
A realização de operações desta natureza consolida a presença da Marinha na Região dos Lagos, além de fortalecer os laços de amizade entre a DelCFrio e demais órgãos, contribuindo para o exercício da pesca sustentável, a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana em águas interiores e prevenção da poluição hídrica proveniente de embarcações.
 

 

Comandante da Marinha e Sociedade Amigos da Marinha realizam reunião virtual

07/05/2021
 
Comandante da Marinha presidiu videoconferência
 
O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, presidiu nesta sexta-feira, 7 de maio, videoconferência realizada com o Presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar-Brasil) e demais presidentes, que são coordenadores distritais. Essa é a primeira reunião do atual Comandante da Marinha com o titular da Soamar-Brasil, Orson Antônio Féres Moraes Rêgo, e demais representantes das sedes da instituição.

No encontro virtual, foram apresentadas as principais ações realizadas pelas organizações em prol dos interesses do Poder Marítimo e da sociedade, em parceria com a Força, visando manter as Soamar unidas no mesmo objetivo: colaborar e divulgar as ações da Marinha, difundindo conceitos doutrinários ou culturais e a mentalidade marítima.
 
A reunião abordou as principais ações realizadas pelas organizações
 
 
 

Comandante-Geral do CFN aborda papel estratégico do Corpo de Fuzileiros Navais em entrevista ao vivo para o CB.Poder

07/05/2021
Almirante de Esquadra (FN) Zuccaro falou sobre as diversas áreas
de atuação do CFN durante a entrevista
 
O Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Paulo Martino Zuccaro, concedeu entrevista para o CB.Poder, parceria do Correio Braziliense com a TV Brasília, no dia 5 de maio.
 
Ao jornalista Carlos Alexandre de Souza, o Almirante de Esquadra (FN) Zuccaro falou sobre o papel dos fuzileiros navais na defesa da Pátria. “Compomos uma tropa de elite que o Brasil possui para ser utilizada em situações de grandes demandas por capacidades militares”, ressaltou.
 
O Almirante Zuccaro também abordou a atuação do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) em diversas frentes no combate à pandemia da Covid-19 e destacou a participação dos fuzileiros navais em ações de Garantia da Lei e da Ordem, como o recente combate a ilícitos ambientais e focos de incêndios na Amazônia Legal, decorrentes da Operação “Verde Brasil II”.
 
As recentes aquisições de meios resultantes do PROADSUMUS foi outro ponto destacado pelo Comandante-Geral do CFN durante a entrevista, que ressaltou que o programa estratégico foi concebido para consolidar e ampliar as capacidades operativas do CFN, ratificando sua posição como a Força de caráter anfíbio e expedicionário por excelência.
 
Clique AQUI e assista à entrevista completa do Comandante-Geral do CFN ao CB.Poder.
 

Capitania dos Portos de São Paulo apoia II Regata Beneficente Contra a Fome em São Paulo (SP)

07/05/2021
 
CPSP em Ação de Fiscalização do Tráfego Aquaviário na Represa de Guarapiranga, durante a competição
 
A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) apoiou e fiscalizou a II Regata Beneficente Contra a Fome, no final do mês de abril. O evento foi organizado pelo Clube de Campo do Castelo, na Represa de Guarapiranga, Interlagos (SP), e teve a participação de cerca de 200 competidores.
 
O Clube de Campo do Castelo conseguiu agregar sete outros clubes da região e arrecadar doações de alimentos para quatro instituições de crianças com câncer e duas comunidades carentes da região de São Paulo. A exigência para a inscrição era de dois quilos de alimentos por tripulante.
 
Além das ações de fiscalização, iniciadas dias antes da competição e o apoio ao evento, os militares da CPSP orientaram os navegantes quanto às Campanhas Navegue Seguro” e “Mar Limpo é Vida, da Diretoria de Portos e Costas, sobre a prevenção e o combate à poluição hídrica, proveniente de embarcações, nos mares, rios e represas navegáveis, e divulgaram informações sobre as medidas de prevenção à Covid-19.
 
Militares da CPSP durante regata

2° Batalhão de Operações Ribeirinhas descontamina unidades públicas do Pará

07/05/2021
 
Prédio e viaturas do Comando da Guarda Civil Municipal de
Castanhal são descontaminados
 
A Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (EqpRspNBQR) do 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas realizou, no período de 2 a 4 de maio, descontaminação preventiva em órgãos públicos do estado do Pará, como o Comando da Guarda Municipal de Castanhal, unidades do Conselho Tutelar da região metropolitana de Belém e o Centro de Referência Especializado de Ação Social (CREAS) Comércio, também em Belém (PA).
 
Foram priorizadas as instalações internas e viaturas. A EqpRspNBQR, composta por 14 fuzileiros navais, tem atuado constantemente no combate à proliferação do novo coronavírus. Desde março de 2020, as Forças Armadas, em coordenação com o Ministério da Defesa, prestam apoio aos órgãos públicos, a fim de reduzir os impactos causados pela Covid-19.
 
Descontaminação na Unidade do CREAS Comércio
 

CCSM comemora os 60 anos da Comunicação Social na Marinha com o lançamento da nova logomarca

06/05/2021
Cerimônia militar, realizada em Brasília (DF),
foi presidida pelo Comandante da Marinha
 
O Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM) realizou, hoje (6), cerimônia militar em comemoração aos 60 anos da Comunicação Social na Marinha, com lançamento da nova logomarca da Força. O evento, restrito em virtude da pandemia de Covid-19, foi presidido pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, e contou com a presença dos ex-Diretores Almirante de Esquadra Claudio Portugal de Viveiros e Almirante de Esquadra Flávio Augusto Viana Rocha, entre outras autoridades, e de uma representação de militares da tripulação.
 
Durante a leitura da Ordem do Dia alusiva à data, o Diretor do CCSM, Contra-Almirante João Alberto de Araujo Lampert, destacou o papel estratégico da comunicação social, ao desenvolver relacionamentos, promover parcerias e divulgar continuamente as tarefas realizadas pela Marinha e parabenizou os que contribuíram com a evolução da Comunicação Social na Força. “Ao celebrarmos esta efeméride, congratulamo-nos com todos os militares, veteranos e servidores civis, de ontem, hoje e sempre, em especial, aqueles que exerceram ou exercem funções na área de comunicação social. O trabalho diuturno e incansável, com profissionalismo e competência, deságua, como elemento tangível, no elevado índice de confiança que a Marinha desfruta junto à sociedade brasileira”, pontuou.
 
Diretor do CCSM durante leitura da Ordem do Dia
 
Após a apresentação de um vídeo institucional com breve resumo dos avanços e realizações ao longo das seis últimas décadas, foi lançada a nova logomarca da Marinha. A nova representação visual, escolhida a partir de uma enquete, se somará à tradicional coroa naval, impulsionando a comunicação estratégica da Força como alternativa moderna para públicos de interesse específicos, representando uma oxigenação da marca e aproximando a Marinha ainda mais da sociedade brasileira.
 
 
Comandante da Marinha e Diretor do CCSM durante
descerramento da nova logomarca da Marinha
 
Entre os presentes na cerimônia estavam representantes da imprensa nacional, de instituições de ensino superior de Brasília e o Presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar-Brasil).
 
Cerimônia observou os protocolos de prevenção à Covid-19
 
Histórico
O Serviço de Relações Públicas da Marinha foi criado em 5 de abril de 1961, visando incrementar, de forma sistemática, o relacionamento da Força com a sociedade. A evolução e o adensamento do ambiente informacional fizeram com que a Alta Administração Naval decidisse, em 2006, alterar a denominação do Serviço para Centro de Comunicação Social da Marinha. Atualmente, o CCSM possui sedes em Brasília (DF) e no Rio de Janeiro (RJ).
 

Batalhão “Tonelero” realiza Adestramento de Infiltração por Embarcações de Desembarque Pneumáticas

06/05/2021
O exercício teve a participação de mais de 80 militares
 
O Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, Batalhão “Tonelero”, realizou, no período de 26 a 30 de abril, o Adestramento de Infiltração por Embarcação de Desembarque Pneumática (EDPn), no Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia e no Centro de Avaliação do Exército.
 
Durante o exercício, os Comandos Anfíbios realizaram os seguintes adestramentos: Natação diurna e noturna com implemento; Entrada e Saída de Arrebentação; Operação de Motores de Popa, Escola de Embarcação e navegação e infiltração noturna. O evento contou com o efetivo de 86 militares, sem nenhum registro de incidente.
 
Visando à prevenção à proliferação da Covid-19, foram adotadas as medidas sanitárias dos protocolos em vigor.
 
O adestramento ocorreu no Centro de Avaliação da
Ilha da Marambaia e no Centro de Avaliação do Exército

EAMES realiza entrega de kits de alimentação às famílias das crianças do Profesp

06/05/2021
EAMES entrega 200 kits de alimentação para
famílias de crianças beneficiadas pelo Profesp
 
A Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) realizou, sob orientação dos Ministérios da Defesa e da Cidadania, a entrega de kits de alimentação às famílias das crianças beneficiadas pelo Programa Forças no Esporte (Profesp), entre os dias 28 e 30 de abril.

Em virtude do distanciamento social, uma das medidas preventivas para reduzir oportunidades de contágio do novo coronavírus, as atividades presenciais do Profesp foram suspensas. A entrega dos gêneros alimentícios é uma maneira de prestar assistência às famílias das crianças participantes, minimizando os impactos financeiros e sociais da pandemia.

Foram entregues 200 kits de alimentação para as famílias, com a participação de 15 militares da EAMES. A preparação e distribuição dos kits foram conduzidas em conformidade com as medidas de enfrentamento à Covid-19.

O núcleo de participação no Profesp da EAMES atende 200 crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino de Vila Velha (ES) e que estão em situação de vulnerabilidade social. O programa é destinado à inclusão social, por meio de atividades voltadas para a promoção da cidadania, educação, cultura, lazer, moral, civismo e esporte.

CPCE descontamina o Ministério Público Militar como medida de prevenção à Covid-19

06/05/2021
 
Militares da Capitania durante desinfecção
no prédio do Ministério Público Militar
 
A Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) realizou, no dia 30 de abril, a desinfecção na sede do Ministério Público Militar, em Fortaleza (CE), como medida de prevenção e enfrentamento à Covid-19.
 
Foram empregados militares da CPCE, habilitados para a descontaminação de ambientes e materiais.
 
A desinfecção ocorreu em horário reservado, permitindo a
aplicação dos produtos de forma segura
 

DelSSebastião e Navio Balizador “Faroleiro Mário Seixas” realizam ação social na Ilha da Vitória (SP)

06/05/2021
 
Famílias da Comunidade Tradicional da Ilha da Vitória
recebem doações de cestas básicas
 
A Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião (DelSSebastião) realizou ação social em apoio às famílias da Comunidade Tradicional da Ilha da Vitória, município de Ilhabela (SP), no final de abril.
 
A ação social mobilizou militares da Delegacia, do Navio Balizador “Faroleiro Mário Seixas”, e representantes da Prefeitura de Ilhabela, beneficiando 20 famílias. Foram doados 40 galões de água mineral, 20 cestas básicas, além de roupas e brinquedos para todos os moradores da Ilha.
 

Oficiais da Marinha destacam-se em cursos de Engenharia do ITA e recebem cumprimentos do Comandante da Marinha

05/05/2021
 
Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos agradece o empenho e a dedicação dos oficiais
 
 
No dia 27 de abril, durante visita ao Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, cumprimentou os oficiais da Marinha do Brasil (MB) que foram destaque nos cursos de Engenharia do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Na ocasião, também esteve presente o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.
 
O Capitão-Tenente (EN) Lucas Garcia de Sampaio Lobianco, graduado em Engenharia Aeronáutica pelo ITA, recebeu a honraria “Magna Cum Laude” (Com Grandes Honras, na tradução do latim), após a conclusão do curso, em dezembro do ano passado. É a primeira vez que um Oficial-Aluno da Marinha recebe a menção honrosa. “Sou muito grato à Marinha e ao ITA pela oportunidade. Tenho orgulho em representar a minha Instituição e em contribuir com o conhecimento adquirido durante o curso”, afirmou o oficial.
 
Atualmente, o Capitão-Tenente Lobianco pertence ao Corpo de Engenheiros e atua na certificação de aeronaves da MB, adquiridas por meio do Programa H-XBR, firmado em 2008 com o Ministério da Defesa para a aquisição de aeronaves para as Forças Armadas.
 
O Capitão-Tenente Daniel Ferreira Corrêa Barbosa, atualmente Oficial-Aluno do curso de Engenharia Mecânica-Aeronáutica do ITA, recebeu o prêmio “Destaque da Divisão de Engenharia Mecânica”, no início de abril deste ano. “Fico honrado com essa premiação. Ela evidencia o grande potencial de relacionamento entre a Marinha e o ITA. Esses conhecimentos podem ser aplicados em diversas áreas da MB que envolvam pesquisa e desenvolvimento de tecnologias”, afirmou.
 
 
Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos e Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen cumprimentaram os Oficiais destaque
 
Durante o evento, o Comandante da Marinha frisou a importância de transformar em resultados práticos o estudo e a pesquisa. “É importante utilizar a motivação dos jovens oficiais para transformar esse conhecimento teórico em capacidade técnica para a Marinha do Brasil e para a sociedade brasileira”, destacou.

 

Marinha aborda 465 embarcações durante Operação “Ágata”, no Pará e Amapá

05/05/2021
 
Equipe de Inspeção Naval aborda embarcação de
 transporte de passageiros no Oiapoque (AP)
 
As Capitanias dos Portos da Amazônia Oriental e do Amapá e a Agência da Capitania dos Portos no Oiapoque concluíram as atividades referentes à Operação “Ágata” - 2º trimestre de 2021, realizada entre os dias 19 e 28 de abril, nos estados do Pará e Amapá, reforçando a repressão aos delitos transfronteiriços.
 
No período, a Marinha abordou 465 embarcações, notificou 63 e apreendeu 35. Com apoio de agências estaduais e federais, também foram apreendidos: 61.600 litros de gasolina, transportados de forma irregular; 3 metros cúbicos de madeira ilegal; 200 aparelhos celulares sem notas fiscais; 750 quilos de camarão seco; e 8 quilos de minérios não identificados. Os materiais foram encaminhados para os órgãos competentes para adoção das medidas cabíveis.
 
No Oiapoque (AP), foram realizadas, também, 15 palestras abordando temas como “Mentalidade Marítima”, “Segurança da Navegação” e “Prevenção à Covid-19”, reforçando a conscientização da comunidade marítimo/fluvial sobre a importância da vacinação, fortalecendo o apoio que a Marinha vem prestando ao Plano Nacional de Vacinação do Governo Federal.
 
Equipe de Inspeção Naval orienta sobre combate à Covid-19
 
Para o Capitão dos Portos do Amapá, a Operação teve saldo positivo. “Não houve registros de acidentes no período. Vamos continuar com as ações de fiscalização do tráfego aquaviário e de prevenção ao escalpelamento, visando educar, dissuadir e notificar eventuais infratores das Normas da Autoridade Marítima brasileira que possam pôr em risco a população ribeirinha e os profissionais aquaviários”, ressaltou.

 

Milhares de cestas básicas serão entregues à população ribeirinha pela Operação “Covid-19”

05/05/2021
Militar descontamina cestas básicas antes de embarque no NA “Pará”
 
Com o propósito de dar continuidade às ações de combate aos impactos da Covid-19, a Marinha iniciou, no dia 3 de maio, o  embarque de milhares de cestas básicas e kits de higiene no Navio-Auxiliar (NA) “Pará”, que serão distribuídos à população ribeirinha em situação de vulnerabilidade no Arquipélago do Marajó, durante o mês de maio. A ação faz parte da Operação “Pão da Vida”, em apoio logístico ao Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, no âmbito do Programa “Abrace o Marajó”.
 
Em coordenação com o Comando Conjunto do Norte, a atividade está inserida no contexto da Operação “Covid-19”, em atendimento à diretriz do Ministério da Defesa, que regula o emprego das Forças Armadas na prevenção e combate ao novo coronavírus. Para a missão, estão sendo empregados 190 militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea.
 
Como medida preventiva, a Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas realizou a desinfecção das cestas básicas e dos kits de higiene antes do embarque do material no navio.
 

 

Navio de Apoio Oceânico “Purus” chega a Belém (PA) com 90 mil m³ de oxigênio

05/05/2021
 
NApOc “Purus” atraca no porto da Companhia Docas do Pará, em Belém (PA)
 
O Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Purus” atracou, no dia 2 de maio, na cidade de Belém (PA) com um tanque de 90 mil m³ de oxigênio líquido, da empresa White Martins, para atender hospitais com pacientes de Covid-19, no Pará e no Amapá. A ação faz parte de um esforço do Governo Federal para aumentar a disponibilidade de oxigênio medicinal nos Estados.
 
A operação de apoio logístico começou, no dia 22 de abril, com o transporte do tanque vazio do Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA), até o Porto de Pecém (CE), a bordo do Navio-Patrulha Oceânico “Araguari”. No Ceará, o tanque foi abastecido com oxigênio líquido e retornou ao Pará no NApOc “Purus”, a fim de dar prosseguimento à distribuição para os locais necessitados. Cerca de 150 militares foram empregados nas atividades.
 
Transferência de oxigênio para realizar distribuição por via terrestre
 
A missão da Marinha contou com a colaboração da Companhia Docas do Pará, que disponibilizou cais e guindastes, da Santos Brasil, responsável pelo terminal de Vila do Conde, e do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
 
Desde março de 2020, por meio da Operação “Covid-19”, as Forças Armadas prestam apoio às medidas deliberadas pelo Governo Federal para reduzir os impactos da pandemia do novo coronavírus, permanecendo em condições de disponibilizar recursos operacionais e logísticos quando necessários.

 

Estação Rádio da Marinha em Salvador promove campanha de doação de sangue

05/05/2021
 
Militar doa sangue em ação promovida pelas comemorações
 do 53º aniversário da ERMS
 
A Estação Rádio da Marinha em Salvador (ERMS) realizou, nos dias 29 e 30 de abril, uma campanha de doação de sangue à Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia. O objetivo da ação foi incentivar a doação e contribuir para elevação dos estoques de bolsas de sangue, que se encontram em estado crítico desde o início da pandemia do novo coronavírus.
 
A iniciativa fez parte do calendário de atividades alusivas ao 53º Aniversário da Estação Rádio da Marinha em Salvador, comemorado em 3 de maio, e contou com a  participação de dez voluntários da tripulação.

 

Marinha descontamina a Escola Municipal Ministro Luis Sparano

05/05/2021
 
Desinfecção da Escola Municipal Ministro Luis Sparano
 
A Marinha do Brasil (MB) promoveu, em 5 de maio, a desinfecção da Escola Municipal Ministro Luis Sparano, localizada em Maricá (RJ). A iniciativa visou contribuir com a proteção dos 36 funcionários e 164 alunos matriculados e integra as ações promovidas pela MB no combate à pandemia da Covid-19.
 
O procedimento foi executado por um destacamento composto por 31 militares, com apoio de duas viaturas Foram empregados o álcool líquido na concentração de 70% e a solução de quaternário de amônio, que não prejudicam a saúde humana e preservam as superfícies nas quais são aplicados.
 
Desinfecção da área do laboratório
 
A desinfecção foi realizada pelo Grupamento Operativo Fuzileiros Navais com capacidades Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, em parceria com o Batalhão de Viaturas Anfíbias e a Companhia de Polícia.

 

Marinha promove doação de livros para a Secretaria de Educação de Salinópolis (PA)

05/05/2021
 
Equipe da Secretaria de Educação recebe os 600 livros doados
 
O Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4) realizou, no dia 29 de abril, doação de livros para a Secretaria de Educação do município de Salinópolis (PA), no contexto do projeto “Maré do Saber”. A ação contou com a entrega de 600 exemplares, que serão distribuídos entre as escolas públicas do município.
 
Os livros são oriundos de uma campanha de doação e arrecadação coordenada pelo Comando do 4° Distrito Naval, com apoio da Sociedade Amigos da Marinha no Pará. Os materiais recebidos e doados são de titulações variadas, entre didáticos e literários, voltados para o Ensino Fundamental.
 
A Secretária de Educação de Salinópolis, Márcia Beatriz Gomes da Silva, ressaltou a importância do recebimento dos livros, afirmando que são insumos de grande valia para a educação na cidade.

 

Base de Submarinos da Ilha da Madeira promove ação social junto ao Abrigo Lar Marilisia

05/05/2021
 
Quatorze crianças do abrigo foram contempladas
 com itens de higiene pessoal
 
A Base de Submarinos da Ilha da Madeira, o Centro de Instrução Almirante Áttila Monteiro Aché, o Submarino “Riachuelo” e a Delegacia de Itacuruçá, participaram, no dia 28 de abril, de uma ação social junto ao Abrigo Lar Marilisia, localizado em Muriqui, no município de Mangaratiba (RJ).
 
As tripulações das organizações militares envolvidas doaram itens de higiene pessoal para as 14 crianças do abrigo.
 
A ação teve o objetivo de estreitar laços com a comunidade local, e atenuar a situação de vulnerabilidade dos abrigados.

 

Fragata “Liberal” lança míssil antiaéreo “Aspide” e conclui mais uma fase dos testes de integração do Projeto “Fênix”

04/05/2021
 
Os testes de integração no mar colocaram em prática toda a
simulação feita durante as fases anteriores do Projeto
 
A Fragata “Liberal” realizou, entre os dias 29 de abril e 3 de maio, diversos testes de integração no mar do Sistema de Controle Tático e de Armas (SICONTA MK II Mod. 1), entre eles o lançamento do míssil antiaéreo “Aspide” sobre drone.
 
O SICONTA MK II Mod. 1 é um Sistema de Gerenciamento de Combate que possibilita a integração dos sensores e dos armamentos das Fragatas Classe Niterói e faz a compilação do cenário tático, proporcionando uma tomada de decisão de ataque e/ou defesa mais precisa e assertiva. Esse sistema é o produto de um desenvolvimento nacional, coordenado pela Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha, conhecido como Projeto “Fênix”. Os testes de integração no mar colocaram em prática toda a simulação feita durante as fases anteriores do Projeto.
 
O Sistema de Gerenciamento de Combate possibilita a integração dos sensores
e dos armamentos das Fragatas Classe Niterói
 
A Fragata “Liberal” realizou, também, disparos sobre alvo rebocado empregando os canhões de 40mm e o canhão de 4,5”, verificando a funcionalidade, o alinhamento, a integração e os ajustes necessários ao Sistema de Combate da Fragata.
 
Participaram dos exercícios a Fragata “Liberal”, a Fragata “União”, o Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas” e a aeronave Wild Lynx (AH-11B).

 

NPaOc “Apa” e a Fragata “Independência” realizam exercícios no mar

04/05/2021
 
NPaOc “Apa” e a Fragata “Independência” durante exercício de Leap Frog
 
O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, e a Fragata “Independência”, subordinada ao Comando do Primeiro Esquadrão de Escolta, realizaram exercício de Leap Frog, no dia 27 de abril, ao sul do município de Maricá (RJ).
 
O exercício consiste na aproximação lateral dos navios e na manutenção do posicionamento de ambos, adotando o mesmo rumo e velocidade, visando aprimorar o nível de capacitação das tripulações e a interação dos meios de classes distintas, em proveito da segurança da Amazônia Azul.
 
NPaOc “Apa” recebe Aspirantes da Escola Naval
 
A atividade contou também com a participação de seis Aspirantes da Escola Naval, a bordo do NPaOc “Apa”, que vivenciaram o ambiente e a rotina de bordo do navio. Eles acompanharam o exercício de Leap Frog e os procedimentos para operações aéreas, com o lançamento e recolhimento da aeronave UH-12, pertencente ao Esquadrão HU-1. A experiência é relevante para os Aspirantes do segundo ano, pois contribui para a decisão sobre o Corpo e Habilitação que terão ao longo da carreira na Marinha.
 
Toda a operação foi conduzida em conformidade com as medidas de enfrentamento à Covid-19.

 

Forças Armadas inauguram posto de vacinação no DF

04/05/2021
 
Operação funciona em sistema drive-thru
 
Desde ontem (3), em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF), militares do Comando Conjunto Planalto passaram a trabalhar diretamente no processo de imunização, em apoio à campanha de vacinação do Governo Federal. Foi instalado um posto de vacinação na Praça dos Cristais, no Setor Militar Urbano, para atendimento por meio de drive-thru, o que possibilita a aplicação das vacinas sem que as pessoas saiam de seus automóveis, evitando não somente aglomerações, mas também exposições desnecessárias.
 
O posto de vacinação segue o mesmo calendário que foi determinado pelo GDF, e nele estão sendo aplicadas a primeira e a segunda doses. A novidade está no horário de atendimento: das 18h às 23h. As equipes de militares da área de saúde que atuam no processo, da Marinha e das outras Forças, já se encontram capacitadas.
 
Vacinação está ocorrendo no período noturno

 

Rebocador de Alto-Mar “Triunfo” presta apoio logístico à Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo

04/05/2021
 
Rebocador de Alto-Mar “Triunfo” realiza apoio logístico à Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo
 
O Rebocador de Alto-Mar “Triunfo”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, realizou, no período de 13 a 23 de abril, apoio logístico à Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo.
 
A comissão contou com 5 militares da Base Naval de Natal, que realizaram a manutenção das instalações da Estação Científica; 1 militar da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, coordenador das atividades desenvolvidas no arquipélago; 2 técnicos civis, que efetuaram manutenções dos sistemas de comunicações instalados no local; e 1 professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que desenvolve pesquisas no local.
 
O arquipélago de São Pedro e São Paulo, localizado a 534 milhas (equivalente a 989  km) de Natal (RN), é formado por dez ilhas, sendo um dos menores e mais isolados arquipélagos oceânicos tropicais do planeta, garantindo ao Brasil uma ampliação na Zona Econômica Exclusiva de cerca de 450.000 km2, permitindo o desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas de conhecimento, dentre elas: geologia, geofísica, recursos pesqueiros, oceanografia e ecologia.
 
O Rebocador de Alto-Mar “Triunfo” é o Navio de Salvamento do Comando do 3º Distrito Naval que, além da capacidade de realizar reboque, pode ser empregado para Apoio Logístico Móvel, Minagem defensiva, Patrulha Naval, Inspeção Naval e reabastecimento de outros meios.

 

Comando do 4º Distrito Naval descontamina unidades de acolhimento em Belém (PA)

04/05/2021
 
Descontaminação no Espaço de Acolhimento do Tapanã, em Belém (PA)
 
A Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (EqpRspNBQR) do Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) realizou, nos dias 23 e 26 de abril, descontaminação em unidades de acolhimento, em Belém (PA): na Casa Abrigo para Moradores Adultos de Rua, no bairro de São Brás, e no Espaço de Acolhimento do Tapanã, no bairro do Tapanã.
 
Salas recreativas, recepção, auditório, refeitório, banheiros, salão de acolhimento e outras instalações dos prédios receberam a desinfecção. “Nós oferecemos apoio a pessoas abrigadas que precisam ficar isoladas durante esse período de pandemia. Por isso, a realização dessa desinfecção nos deixa mais seguros, tanto aos assistidos quanto aos funcionários. Esse trabalho da Marinha é muito importante”, ressaltou Amarildo Lavor, coordenador social.
 
A Marinha, em coordenação com o Ministério da Defesa, presta apoio aos órgãos públicos no combate à propagação do novo coronavírus.

 

Marinha realiza descontaminação na Catedral Metropolitana de Belém (PA)

04/05/2021
 
Considerada cartão-postal da capital paraense, a Catedral recebe
milhares de devotos anualmente
 
A Catedral Metropolitana de Belém (PA) passou por descontaminação preventiva realizada, dia 27 de abril, pela Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Comando do 4º Distrito Naval. Fundada no século XVIII, a igreja é considerada um cartão-postal da capital paraense e, anualmente, recebe milhares de devotos cristãos.
 
Devido à grande circulação de fiéis e turistas, a ação visou contribuir com o combate à proliferação do novo coronavírus e dar segurança no retorno das atividades do local.
 
A Marinha, em coordenação com o Ministério da Defesa, presta apoio aos órgãos e repartições públicas no combate à propagação da Covid-19.

 

Comando Conjunto Bahia apoia Prefeitura Municipal na distribuição de cestas básicas em Salvador (BA)

04/05/2021
 
A Base Naval de Aratu foi um dos pontos de
 entrega das cestas básicas em Salvador (BA)
 
O Comando Conjunto Bahia, formado pela Marinha, Exército e Força Aérea, realizou, no período de 19 a 29 de abril, em apoio à Prefeitura de Salvador (BA), a primeira etapa da distribuição de cerca 20 mil cestas básicas à população em situação de vulnerabilidade social e econômica.
 
O trabalho do Comando Conjunto Bahia começou no planejamento da ação, que envolveu a logística para o transporte e estruturação dos pontos de distribuição das cestas, além de garantir o distanciamento social e a organização das filas. Cumprindo todos os protocolos sanitários previstos pelas autoridades de saúde, os militares entregaram cestas básicas em 12 pontos estratégicos espalhados pela cidade.
 
Militares da Marinha atuaram na entrega dos alimentos
 
Desde o início da pandemia, cerca de 2,2 mil militares do Comando Conjunto Bahia já contribuíram com a distribuição de 97 mil cestas básicas em Salvador. “Os militares estão sempre prontos para atuar em apoio aos governos municipal e estadual nas ações de combate à Covid-19. Em breve, devemos ser empregados no apoio à vacinação”, afirmou o Comandante do Comando Conjunto Bahia, Vice-Almirante Humberto Caldas da Silveira Junior.

 

Comando do 8º Distrito Naval apoia transporte de respiradores para Brasília (DF)

04/05/2021
Militares durante carregamento para o transporte dos respiradores para tratamento de pacientes com Covid-19
 
O Comando do 8º Distrito Naval apoiou o transporte de cinco equipamentos de suporte respiratório emergencial do tipo “Inspire” para Brasília (DF), no dia 1º de maio. A ação foi coordenada pelo Comando Conjunto Sudeste dentro do contexto da Operação “Covid-19”.
 
O “Inspire” foi projetado e desenvolvido por pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em parceria com o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, que é responsável pelo apoio técnico, produção e montagem, sob a coordenação do Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo. Como parte das ações adotadas no combate à Covid-19, o equipamento auxilia a suprir a demanda hospitalar causada pela pandemia.
 
Embarque dos respiradores do tipo “Inspire” em aeronave da
 Força Aérea Brasileira Foto: FAB

 

Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste coordena Operação “Santos III”

30/04/2021
 
Embarcações dos órgãos envolvidos na Operação “Santos III”
realizam varredura no Canal de Santos
 
O Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste coordenou, entre os dias 27 e 29 de abril, a Operação “Santos III”. A ação visou coibir a pesca ilegal, invasão da área de plataformas de petróleo, delitos ambientais, assim como o tráfico internacional de drogas.
 
Patrulhamento no Canal do Porto de Santos (SP)
 
As atividades ocorreram em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Santos Port Authority, Anvisa, Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Fundação Florestal e Força Aérea Brasileira (FAB).
 
A operação mobilizou embarcações da Marinha, da Receita Federal, da Polícia Federal, da Polícia Ambiental e da Fundação Florestal, além de aeronaves do Ibama e da FAB. O patrulhamento marítimo estendeu-se durante três dias, recebendo apoio de voo de esclarecimento. Foram realizadas 69 abordagens a embarcações, entre elas 33 em navios mercantes, 9 em embarcações para transporte de passageiros, 20 em embarcações pesqueiras e 7 em embarcações de apoio portuário.
 
Aviso de Patrulha “Barracuda” em abordagem
 

Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano” presta apoio à população ribeirinha do Pantanal

30/04/2021
 
Atendimento médico a ribeirinhos na comunidade Cuiabá Mirim
 
O Comando do 6º Distrito Naval, por meio do Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano”, realizou, no período de 12 a 26 de abril, Assistência Médico-Hospitalar e Ações de Assistência Cívico-Social nas comunidades ribeirinhas do Rio Cuiabá e da região do Tramo Norte do Rio Paraguai, abrangendo o Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
 
Durante o trânsito no Rio Cuiabá, o navio foi abordado diversas vezes por embarcações regionais com ribeirinhos solicitando atendimentos médicos de urgência, sendo prontamente atendidos a bordo. Foram realizados 122 atendimentos médicos, entregues 10.960 medicamentos, distribuídos kits odontológicos e realizadas doações de roupas e alimentos.
 
Após os atendimentos a bordo, foram cumpridos os protocolos de descontaminação e higienização vigentes para prevenção à Covid-19.
 

Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica realiza desinfecção em Centro Integrado de Educação Pública

30/04/2021
 
Ação de desinfecção
 
O Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, com capacidade de Defesa NBQR (GptOpFuzNav-DefNBQR), nucleado no Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, organização militar subordinada ao Comando da Tropa de Reforço, realizou, em 28 de abril, ações de desinfecção no Centro Integrado de Educação Pública 250 Rosendo Rica Marcos, localizado na cidade de São Gonçalo, beneficiando 300 alunos e 37 funcionários.
 
O procedimento foi executado por um destacamento composto por 26 militares. Na ocasião, foram empregados álcool líquido na concentração de 70% e a solução de quaternário de amônio, que não prejudicam a saúde humana e preservam as superfícies nas quais são aplicados. Foram priorizadas as salas de aula, refeitório, posto de saúde e secretarias.
 
Local desinfectado
 

Marinha e órgãos governamentais apreendem cargas irregulares durante Operação “Ágata”

29/04/2021
Foram apreendidos aproximadamente 750 quilos de camarão
       
No último dia da Operação “Ágata”, 28 de abril, a Capitania dos Portos do Amapá realizou atividade de Inspeção Naval na embarcação “NM Ana Beatriz IV”, que navegava no Rio Amazonas com destino à Belém (PA). Durante a ação, em conjunto com agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (DIAGRO) e Polícia Civil do Amapá, foram apreendidas duas sacolas com amostras de minérios sem identificação, três malas com celulares sem notas fiscais e, aproximadamente, 750 quilos de camarão.
 
A embarcação foi notificada pela Capitania, por não portar documentações originais a bordo, e conduzida até o Porto Municipal em Santana (AP) para retirada da carga. A Receita Federal foi acionada e apreendeu as três malas com celulares. A carga de amostra de minérios foi apreendida pela Polícia Civil e pelo Ibama; e os crustáceos, pela DIAGRO.
 
Ação envolveu militares da Marinha e agentes do Ibama,
da DIAGRO e da Polícia Civil do Amapá

 

Capitania dos Portos da Bahia realiza ação interagências e intensifica a fiscalização na Baía de Todos-os-Santos

29/04/2021
Abordagem de motos aquáticas durante a operação
 
A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) intensificou, no dia 25 de abril, as ações de fiscalização do tráfego aquaviário e de patrulhamento, na Baía de Todos-os-Santos (BTS). A operação teve a participação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Município de Salvador  (SEDUR) e da Polícia Militar da Bahia (PMBA), tendo como objetivo combater crimes ambientais, infrações à LESTA/RLESTA e a atividade irregular de turismo náutico por embarcações.
 
Os Agentes da SEDUR e a equipe da PMBA atuaram na fiscalização das embarcações com a finalidade de coibir a realização de eventos clandestinos e crimes ambientais.
 
Foram realizadas ações de presença em localidades que ficam no entorno da BTS e nos principais terminais de transporte de passageiros e turistas. A LAEP-7 “Stella Mares” e duas motos aquáticas da CPBA foram empregadas; além da lancha blindada “Carauna” e do Aviso de Patrulha “Dourado”, ambos subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste. Foram abordadas 35  embarcações, sendo 9 notificadas e 3 apreendidas. Adicionalmente, foram realizados testes de alcoolemia nos condutores de embarcações.
 
Distribuição de sacolas plásticas biodegradáveis
 
Por ocasião das abordagens, em proveito da Operação de Combate ao Lixo no Mar, os militares distribuíram sacolas plásticas biodegradáveis estampadas com a marca da Marinha e com a mensagem “Mar Limpo é Vida”, e instruíram as  tripulações sobre a importância de descartar corretamente o lixo que é gerado a bordo das embarcações.

 

Capitania Fluvial de Santarém promove ações contra o escalpelamento em Oriximiná (PA)

29/04/2021
 
Militar da Capitania realiza cobertura de
 eixo em pequena embarcação
 
A Capitania Fluvial de Santarém (CFS) realizou, em 23 de abril, ações de conscientização sobre a prevenção do escalpelamento para a população ribeirinha no município de Oriximiná (PA), visando ampliar a divulgação das medidas preventivas e mitigar as ocorrências de escalpelamento na região.
               
A ação foi realizada em conjunto com o Centro Regional de Assistência Social de Oriximiná (CRAS-Oriximiná) e faz parte do projeto “Sensibiliza Oriximiná - A dor do escalpelamento tem que parar”. Os militares da CFS efetuaram atividades de orientações aos tripulantes e passageiros de embarcações, distribuição de folhetos informativos, e realizaram instalação gratuita de coberturas de eixo em 12 embarcações.
       
Doação de colete salva-vidas e instruções sobre
 prevenção do escalpelamento e segurança
 
A CFS também doou 50 coletes salva-vidas, e prestou orientações à população sobre as medidas de prevenção à Covid-19, preservação do meio ambiente e segurança da navegação, contribuindo com o desenvolvimento da mentalidade de segurança, levando informação e conhecimento à população.

 

Capitania Fluvial do Tietê-Paraná realiza ações de Inspeção Naval nos municípios de Avaré e Pederneiras (SP)

29/04/2021
 
Durante a ação, foram abordadas 92 embarcações
 
A Capitania Fluvial do Tietê-Paraná realizou Inspeção Naval nos municípios de Avaré e Pederneiras (SP), no período de 17 a 25 de abril. Foram abordadas 92 embarcações, sendo 16 notificadas e cinco apreendidas. As principais infrações verificadas foram: irregularidade nos itens de segurança, condutores não habilitados e condução irregular em motos aquáticas.
 
As Inspeções Navais têm como propósito zelar pela segurança da navegação, salvaguardar a vida humana e prevenir a poluição hídrica proveniente de embarcações.
 
Equipe da Capitania afere alcoolemia de condutor
 
Além de fiscalizar o ordenamento do tráfego aquaviário, durante as inspeções, os militares distribuíram panfletos com orientações sobre a importância das medidas profiláticas relativas à Covid-19.

 

Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí realiza Inspeção Naval e conscientização sobre a Covid-19

29/04/2021
Inspetores Navais durante abordagem
 
A Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí (AgTramandai) realizou, nos dias 17, 21 e 24 de abril, atividades de fiscalização do tráfego aquaviário no Litoral Norte Gaúcho. Na ocasião, as equipes disseminaram aos condutores e tripulantes das embarcações orientações sobre a prevenção à Covid-19, como uso de máscaras e álcool em gel.
 
Durante as Inspeções Navais, foram empregados nove militares, quatro viaturas e três embarcações da AgTramandai, que abordaram 12 embarcações nos municípios de Tramandaí, Imbé, Xangri-lá, Cidreira, Balneário Pinhal e Torres, e prestaram orientações junto às marinas e condomínios náuticos da região.

 

Comandante-Geral do CFN participa de demonstração de tiro de morteiro no Centro de Avaliações do Exército

29/04/2021
A demonstração de tiro de morteiro 81mm
 foi feita no Centro de Avaliações do Exército
 
O Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Paulo Martino Zuccaro, participou, no dia 22 de abril, de uma demonstração de tiro de morteiro 81mm modelo AGR (Arsenal de Guerra do Rio), no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), na Marambaia (RJ).
 
A demonstração foi conduzida pelo Pelotão de Morteiro do Batalhão Santos Dumont, do Exército Brasileiro (EB), com o apoio de peças orgânicas dos 25° e 27° Batalhões de Infantaria Paraquedista do EB.
 
Também participaram da demonstração o Comandante do Material de Fuzileiros Navais, Vice-Almirante (FN) Renato Rangel Ferreira; o Comandante da Divisão Anfíbia, Contra-Almirante (FN) Rogério Ramos Lage; e comandantes de organizações militares da Marinha e do Exército.
 
O Comandante-Geral do CFN participou de
demonstração conduzida pelo Exército

 

Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina inicia período de adaptação da Turma November/2021

29/04/2021
Candidatos em testagens sorológicas
 realizadas na EAMSC
 
A Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) recebeu, em 26 de abril, os candidatos, que foram incorporados ao Corpo de Alunos para o início do Período de Adaptação da Turma NOVEMBER/2021, do Concurso Público para Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros.
 
Em cumprimento às orientações de prevenção à Covid-19, foram adotadas medidas sanitárias adicionais, dentre elas, a instalação das estações de triagem, com aferição de temperatura, de descontaminação pessoal e de bagagens, de testagem sorológica (IgG e IgM) e de avaliação clínica geral da saúde dos futuros Aprendizes-Marinheiros.
 
Militar da EAMSC durante descontaminação
 de bagagens dos candidatos
 
O período de adaptação tem o objetivo de preparar os futuros militares para as atividades acadêmicas e de formação militar a serem desenvolvidas durante o Curso de Formação de Aprendizes-Marinheiros.

 

Segundo posto de vacinação sob coordenação da Marinha é inaugurado no Rio de Janeiro (RJ)

28/04/2021
 
Segundo posto de vacinação foi inaugurado hoje (28)
 
Em mais um esforço alinhado à Campanha Nacional de Vacinação do Governo Federal, seguindo as orientações contidas no Plano Nacional de Imunização, a Marinha inaugurou, hoje (28), o segundo posto de vacinação contra a Covid-19 no Rio de Janeiro (RJ), no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), em Campo Grande.
 
O funcionamento do posto, operado por militares do Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (ComFFE), é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, com atendimento para pedestres e no sistema Drive-Thru. O atendimento acompanha o calendário oficial de vacinação estabelecido pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Ressalta-se que o número de doses a serem aplicadas e os grupos previstos para cada dia serão estipulados pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
 
A fim de habilitar a estrutura de um sistema Drive-Thru com capacidade para atender até cinco veículos, simultaneamente, o CIAMPA disponibilizou uma área de 6.000m².
 
A abertura de mais um posto de vacinação reforça as ações do Ministério da Saúde no combate à pandemia do novo coronavírus e conta com o emprego de 90 militares da Marinha do Brasil, além de quatro viaturas administrativas e uma ambulância.
 
Posto de Vacinação do CIAMPA possui sistema Drive-Thru
 
A ação foi executada em coordenação com o Comando Conjunto Leste e conta com uma estrutura operacional que envolve, também, o apoio logístico, de segurança e administrativo. No que se refere à estrutura de Saúde, foram disponibilizados 21 militares técnicos de enfermagem, além de duas responsáveis técnicas, todos capacitados pelo executivo municipal no aspecto teórico, por meio de webconferência, e prático, por meio de treinamento na composição específica de vacinação, localizada no Sambódromo.
 
O Comandante do Comando Conjunto Leste, o Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, o Subsecretário Geral de Saúde, além do Comandante do 1º Distrito Naval e do Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais, estiveram presentes na ativação do posto de vacinação, percorreram as áreas de triagem, cadastramento, e acompanharam a vacinação na população. Após o percurso, esclareceram informações importantes sobre o processo de vacinação e de atuação das Forças Armadas no combate à pandemia do novo coronavírus, por intermédio de uma coletiva de imprensa.
 
O apoio à vacinação no Rio de Janeiro é mais uma atividade para enfrentamento à Covid-19 sob responsabilidade da Marinha, que segue as diretrizes estabelecidas em março de 2020 pelo Ministério da Defesa, e já realizou diversas ações, como a confecção de respiradores de baixo custo e de máscaras e protetores faciais; campanhas de doação de gêneros alimentícios, para minimizar os impactos financeiros e sociais causados pela pandemia; transporte de tanques com capacidade de 90 mil m³ de oxigênio líquido na Região Norte; campanhas de doação de sangue; desinfecção de instalações de interesse público e operações com a finalidade de reforçar as medidas preventivas à disseminação da Covid-19, entre outras.
 
Uma área de 6000 m² foi disponibilizada para
a estrutura do novo Posto em Campo Grande

 

Esquadrão HU-41 apoia ICMBIO no contexto da Operação “Verde Brasil II”

28/04/2021
 
Aeronave do Esquadrão HU-41 participa da Operação “Verde Brasil II”
 
Militares do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte participaram, no período de 21 a 25 de abril, de atividade, no contexto da Operação Verde Brasil II”, com o objetivo de realizar ações repressivas contra delitos ambientais no Parque Nacional da Serra do Pardo e Estação Ecológica Terra do Meio, nos municípios de São Felix do Xingú (PA) e Altamira (PA). A ação ocorreu em apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e em conjunto com a 23ª Brigada de Infantaria de Selva, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), Força Nacional e Polícia Militar do Pará.
 
Durante a operação, na qual foram reconhecidas 20.000 km² de área, mais de 40 hectares foram embargados, dois autos de infração lavrados, R$ 480.000 em multas aplicadas, apreendidas uma retroescavadeira e duas dragas e, ainda, confirmados por reconhecimento aéreo 52 pontos de desmatamento.
 
 
Aeronave do Esquadrão HU-41 sobrevoa áreas ambientais
 

Marinha apreende embarcação por transporte ilegal de combustível, no Amapá

28/04/2021
 
Embarcação apreendida durante Operação “Ágata”
 
Em continuidade à Operação “Ágata”, em 25 de abril, a Capitania dos Portos do Amapá apreendeu, no Rio Matapi, em Santana (AP), uma embarcação que transportava ilegalmente 20 mil litros de gasolina, com destino à cidade de Almerim (PA), descumprindo as normas de segurança da navegação.
 
A embarcação, que não possui inscrição na Marinha, navegava sem tripulação habilitada e sem equipamentos de salvatagem e segurança.
 
Uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis foi acionada e realizou a apreensão do combustível, que foi doado à Polícia Militar do Estado do Amapá.
 
Essa foi a segunda grande apreensão de transporte ilegal de combustível realizada desde o início da Operação “Ágata” na região. No dia 20 de abril, uma outra embarcação foi apreendida com 40 mil litros de gasolina, em frente ao Canal das Pedrinhas, em Macapá (AP).
 

Centro de Munição da Marinha intensifica o patrulhamento na Área de Segurança Marítima da Ilha do Boqueirão

28/04/2021
 
A ação teve como objetivo fiscalizar a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no mar, além de coibir práticas ilegais na ASM
 
O Centro de Munição da Marinha (CMM), em coordenação com a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), realizou ações de Inspeção Naval nas proximidades da Ilha do Boqueirão, no período de 20 a 23 de abril. O objetivo foi fiscalizar a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no mar, além de coibir práticas ilegais na Área de Segurança Marítima (ASM), como a pesca predatória.
 
Foram realizadas diversas abordagens, de caráter orientativo, a embarcações que navegavam próximo à ASM. As atividades contaram com o apoio da lancha “ENGUIA”, embarcação blindada adquirida pelo CMM e utilizada nas atividades de segurança e patrulha marítima.
 
Além de incrementar o nível de segurança orgânica do CMM, no que concerne ao controle da ASM sob sua responsabilidade, a presença do Inspetor Naval da CPRJ contribuiu para elevar o conhecimento sobre técnicas de abordagem utilizadas atualmente no âmbito da Marinha.
 

Comando do 5º Distrito Naval apoia vacinação em Rio Grande (RS)

28/04/2021
 
Militar da PNRG em atuação na campanha de vacinação
em Rio Grande (RS)
 
O Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) atuou junto à Secretaria de Município da Saúde (SMS) da Prefeitura Municipal do Rio Grande na vacinação contra a Covid-19, no modelo drive-thru, de idosos e profissionais da saúde. A ação foi realizada nos estacionamentos dos shoppings da cidade, nos dias 19, 22, e 24 de abril.
 
A atividade contou com a participação de militares enfermeiros da Policlínica Naval do Rio Grande (PNRG) e do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande para apoio logístico, totalizando 36 militares nos três dias de operação.
 
Militar da PNRG durante aplicação de vacina contra a Covid-19
 
O apoio prestado pela Marinha à campanha faz parte do Plano Nacional de Vacinação do Governo Federal.
 

Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina realiza desinfecção em creche de São José (SC)

28/04/2021
 
Militar em descontaminação preventiva na
Creche “Vinde a Mim as Criancinhas”
 
Em continuidade às atividades de combate à pandemia da Covid-19, militares da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) realizaram, em 15 de abril, desinfecção nas dependências da Creche “Vinde a Mim as Criancinhas”, situada em São José, Santa Catarina. A entidade, fundada em 1978, é a maior creche do estado e atende gratuitamente 600 crianças em período integral.
 
A creche é considerada a maior do estado de Santa Catarina
e atende 600 crianças em período integral
 
Durante o trabalho de desinfecção, os militares da EAMSC, que realizaram o Estágio de Qualificação Técnica Especial de Atuação contra a proliferação da Covid-19, fizeram uso de equipamentos de proteção individual apropriados para o manuseio de produtos químicos.
 

Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio realiza ação de Inspeção Naval no interior do estado

28/04/2021
 
Militares durante abordagem de Inspeção Naval no Rio Paraná (SP)
 
A Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio (DelPEpitacio) realizou ações de ordenamento do tráfego aquaviário no Rio Paraná, nos municípios de Presidente Epitácio e Rosana (SP), entre os dias 16 e 18 de abril. Foram abordadas 74 embarcações, sendo três notificadas.
 
Durante as ações, as equipes aferiram a temperatura dos condutores e deram orientações quanto à prevenção da Covid-19, alertando a comunidade náutica sobre a importância de ações como lavagem das mãos, uso do álcool gel, máscaras e desinfecção de superfícies.
 

EsqdHU-51 realiza exercícios de resgate e apoio logístico com o NApOc “Mearim”

28/04/2021
 
Helicóptero do EsqdHU-51 em exercício no NApOc “Mearim”
 
O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51) realizou, no dia 20 de abril, exercícios com o Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Mearim” e com o Grupamento de Patrulha Naval do Sul. As atividades foram desenvolvidas durante a Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) do navio e consistiram na simulação de operações de resgate e apoio logístico.
 
Para o exercício de resgate, foi realizada uma operação conhecida como Pick-Up, na qual se utiliza um guincho montado na lateral da aeronave para embarque e desembarque de materiais do navio quando este não oferece possibilidade para que um pouso seja efetuado, podendo também ser realizado com pessoas. Por meio desta operação, um resgateiro desce no navio, presta os primeiros socorros à vítima e, posteriormente, são içados para a aeronave, treinando a retirada de um possível enfermo de uma embarcação por ocasião do acionamento da aeronave distrital de busca e salvamento.
 

Capitania Fluvial do Rio Paraná apoia mutirão de coleta de lixo nos rios Iguaçu e Paraná

27/04/2021
 
Foram recolhidas cerca de duas toneladas de resíduos sólidos
 
A Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) apoiou um mutirão de coleta de lixo nos rios Iguaçu e Paraná, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), no dia 19 de abril. Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e voluntários, a ação integrada concentrou equipes no Iate Clube Cataratas, Iate Clube Maringá, Colônia de Pescadores Z-12 e base do Núcleo Especial de Polícia Marítima - NEPOM. Foram recolhidas cerca de duas toneladas de resíduos sólidos como material de pesca, latas, garrafas, calçados, roupas e pneus.
 
A campanha teve como foco amenizar os prejuízos causados à Amazônia Azul em decorrência da poluição hídrica. As atividades envolveram também a conscientização da comunidade náutica que frequenta os rios da região, de forma a combater o incorreto descarte do lixo produzido a partir das embarcações.
 
Militares da Capitania e funcionários da Secretaria
de Meio Ambiente de Foz do Iguaçu, no Rio Paraná
 

Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais recebe novas viaturas operativas

27/04/2021
 
A aquisição das viaturas faz parte do PROADSUMUS
 
O Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais recebeu, no dia 22 de abril, seis viaturas operativas 5 Toneladas 4x4 UNIMOG U5000, para emprego no Sistema Integrado de Comando e Controle da Marinha do Brasil (SIC2MB). As viaturas fazem parte das plataformas para o funcionamento das atividades de Guerra Eletrônica (GE) e de Comando e Controle (C2) desenvolvidas pela Força.
 
O SIC2MB, adquirido pelo Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), foi concebido para proporcionar o C2 em um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav), nível Unidade Anfíbia. O Sistema contempla uma Companhia de Guerra Eletrônica e uma Bateria de Obuseiros 105 mm, e possui os seguintes módulos: Gerenciamento da Área de Operações (ou campo de Batalha); Guerra Eletrônica; Comunicações; e Artilharia, que são independentes e interoperáveis entre si.
 
Utilizado pelos GptOpFuzNav nas atividades de Guerra Naval, de Emprego Limitado da Força e Atividades Benignas, o SIC2MB permitirá a consolidação do exercício da Operação em Redes, o reestabelecimento da capacidade de GE de Comunicações e o aumento da precisão do tiro de artilharia, incrementando a consciência situacional e as ferramentas de apoio à decisão.
 
O Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais
recebeu seis viaturas operativas UNIMOG U5000
 
A aquisição das viaturas UNIMOG U5000, bem como o SIC2MB, faz parte do PROADSUMUS, programa estratégico da Marinha que tem por finalidade garantir a capacidade expedicionária do CFN, restabelecendo e ampliando as capacidades da Brigada Anfíbia, nucleada na Força de Fuzileiros da Esquadra, bem como dos Batalhões de Operações Ribeirinhas, dos Grupamentos de Fuzileiros Navais e dos Batalhões de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Marinha.
 

Marinha e empresa de praticagem entregam alimentos para organização que atende vítimas de escalpelamento, no Pará

27/04/2021
 
Diretora da ORVAM, Darci Lima, recebe cestas de alimentos
 
A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, em parceria com a empresa de praticagem Barra do Pará, realizou, no dia 19 de abril, a entrega de cem cestas básicas para a Organização dos Ribeirinhos Vítimas de Acidente de Motor (ORVAM), instituição sem fins lucrativos que presta serviços na área de assistência social às vítimas de escalpelamento, pós-acidente.
 
A iniciativa tem como objetivo apoiar a instituição que teve um aumento de suas demandas ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, contribuindo para atenuar as dificuldades financeiras e sociais enfrentadas.

Comandante brasileiro designado visita a sede da Combined Task Force 151

26/04/2021
 
O encontro fez parte do cronograma para a passagem de
Comando e aconteceu na sede da CTF-151
 
O próximo Comandante da Combined Task Force 151 (CTF-151), Contra-Almirante André Luiz Andrade Felix, acompanhado de comitiva, visitou a sede da Combined Maritime Forces (CMF), no Bahrein, entre os dias 11 e 13 de abril.
 
A visita incluiu reuniões operativas e administrativas com o Subcomandante da CMF, Comodoro Ed Ahlgren, da Marinha Real Britânica, e membros do seu Estado-Maior, e também com o Comodoro Abdul MUNIB, da Marinha do Paquistão, atual comandante da CTF-151, e seu Estado-Maior, que atualmente possui dois Oficiais da Marinha do Brasil (MB).
 
Na sede da CTF-151, a delegação brasileira recebeu um briefing detalhado sobre as atividades de combate à pirataria em andamento na Área de Operações da CMF. “Não houve nenhum incidente de pirataria em nossa área de operações no ano passado, o que é uma conquista significativa, pois a área de operações é muito grande”, declarou o atual Chefe do Estado-Maior da CTF-151, Capitão de Mar e Guerra ADNAN Laghari, da Marinha do Paquistão.
 
Briefing realizado para o futuro Comandante da CFT-151 e delegação brasileira
 
O Contra-Almirante Felix, por sua vez, afirmou ser uma grande oportunidade e também uma grande responsabilidade para o Brasil comandar esta Força-Tarefa multinacional pela primeira vez. “Sentimo-nos muito honrados por poder apoiar a CMF. Esperamos que seja uma experiência mutuamente gratificante e que possamos dar continuidade ao ótimo trabalho realizado na CTF-151 ao longo dos anos”.
 
O Paquistão assumiu, pela 9ª vez, o Comando da CTF-151 em dezembro de 2020 e deve passar para o Brasil em junho deste ano. Será a primeira vez que um país sul-americano receberá o Comando da CTF-151.