Nomar Online

Navio-Transporte Fluvial “Almirante Leverger” apoia combate a incêndio pontual em Corumbá (MS)

17/09/2020
 
Militares da Marinha, Corpo de Bombeiros
e Polícia Militar Ambiental atuaram em conjunto
 
O Navio-Transporte Fluvial “Almirante Leverger”, subordinado ao Comando da Flotilha de Mato Grosso (ComFlotMT), apoiou, na tarde de ontem (16), o combate a um incêndio pontual na vegetação na região do Porto da Manga, a 75 quilômetros de Corumbá (MS).
 
O navio está empregado na Operação “Ágata XII” e estava abarrancado para realização de patrulhamento e inspeção naval na região. Durante as atividades, os militares avistaram um incêndio na vegetação, que logo começou a se propagar na direção das casas da localidade.
 
Os militares do navio e da Polícia Militar Ambiental que se encontram embarcados ajudaram na retirada dos moradores de suas casas, encaminhando-os para o convés do navio, e controlaram o fogo na vegetação até a chegada do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. Os militares permaneceram no local e atuaram, em seguida, em apoio à equipe de bombeiros militares.
 
O Comando do 6º Distrito Naval esclarece que o incêndio combatido não está relacionado a focos anteriores de queimadas no Pantanal.
 
 
Militares ajudaram na retirada dos moradores de suas casas

 

 

NAsH “Soares de Meirelles” realiza ASSHOP no Paraná do Ramos, no Amazonas

17/09/2020

 

NAsH “Soares de Meirelles” às margens do Paraná do Ramos
 
No período de 1 a 14 de setembro, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles” realizou atendimentos, durante as atividades de Assistência Hospitalar (ASSHOP), na região do Paraná do Ramos, no Rio Amazonas, nas seguintes comunidades, localizadas entre os municípios de Parintins e Boa Vista do Ramos: Vila Amazônica, Andirá, Vila Tutira, Terra Preta do Limão, Vila de Pedras, Terra Preta do Castanhal e Boa Vista do Ramos.
 
Foram realizadas ações de promoção, cuidado e de atenção básica à saúde nas comunidades ribeirinhas, por meio de consultas médicas, exames laboratoriais, testes rápidos, distribuição de medicamentos e vacinação para 50 pacientes. Foram realizados 1.132 atendimentos médicos e 801 exames e distribuídos 45.183 medicamentos. O navio também contou com uma Equipe de Resposta de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), do Comando do 9° Distrito Naval, que realizou ações de descontaminação das áreas utilizadas, antes e após os atendimentos.
 
Durante a ASSHOP, foram adotados os protocolos sanitários vigentes no estado do Amazonas. A escolha da região dos atendimentos foi feita em estreita coordenação com a Secretaria Estadual de Saúde do estado.
 
 
Atendimento médico realizado pela equipe de saúde da Marinha

 

Comando Conjunto Bahia realiza nova ação de desinfecção no Porto de Salvador (BA)

17/09/2020

 

Descontaminação de áreas administrativas do Porto de Salvador
 
Militares da Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (EqRespNBQR), do Comando do 2º Distrito Naval, nucleada no Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, realizaram, em 14 de setembro, a desinfecção biológica das instalações no Porto de Salvador, que é administrado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia. Na oportunidade, também foi promovida a capacitação de colabores do porto, que poderão atuar na desinfecção dos ambientes.
 
Durante a ação, os militares percorreram as áreas comuns e de grande movimentação de pessoas, como prédios administrativos, alojamentos, posto de atendimento médico, banheiros e corredores, desinfectando ambientes e materiais, em uma área aproximada de 1.500 m², com o propósito de proporcionar um ambiente de trabalho em condições mais seguras aos portuários.
 
Localizado de forma privilegiada na Baía de Todos-os-Santos, o Porto de Salvador tem como principal característica ser um porto com perfil exportador de produtos e se destaca na movimentação de contêineres, cargas gerais, trigo, celulose e também na recepção de cruzeiros marítimos. É um dos maiores exportadores de frutas do Brasil, com expressiva participação no comércio exterior.
 
A iniciativa faz parte das ações do Comando Conjunto Bahia, formado pela Marinha, Exército e Força Aérea, e visam apoiar as áreas de saúde e segurança pública em todo o estado da Bahia na mitigação dos efeitos da Covid-19.
 
 
Atuação da Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química
e Radiológica nas áreas do porto

 

Navio-Patrulha “Guajará” realiza ações de PATNAV na região de São Sebastião (SP) e nas Plataformas Mexilhão e Merluza

17/09/2020

 

Ação de PATNAV empreendida nas proximidades da Plataforma “Mexilhão”
 
O Navio-Patrulha “Guajará” realizou, na primeira quinzena de agosto, ações de Patrulha Naval (PATNAV) e de Fiscalização do Tráfego Aquaviário na região de São Sebastião (SP) e na Bacia de Santos (SP), nas proximidades da Plataforma Mexilhão e Merluza.
 
A ação contou com o apoio de uma aeronave do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do esclarecimento, vetorando as ações do navio na área, tanto para abordagem de embarcações que atrapalhassem a operação das plataformas quanto para fiscalização de normas para evitar a poluição ambiental.
 
Ação de PATNAV nas proximidades da região de São Sebastião (SP)

 

Comando Conjunto Bahia descontamina o Porto de Aratu (BA)

17/09/2020
 
Equipe de Resposta NBQR atua na descontaminação
de áreas administrativas do Porto de Aratu
 
No dia 15 de setembro, militares da Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (EqRespNBQR) do Comando do 2º Distrito Naval, nucleada no Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, realizaram a desinfecção biológica nas instalações do Porto Organizado de Aratu/Candeias, que é administrado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA). Na oportunidade, foi realizada a capacitação de colabores do Porto, que poderão atuar na desinfecção dos ambientes.
 
Durante a ação, os militares percorreram as áreas comuns e de grande movimentação de pessoas, como prédios administrativos, áreas de operação portuária, alojamentos, posto de atendimento médico, oficinas e refeitórios, atuando em uma área aproximada de 3.000 m², com o objetivo de proporcionar um ambiente de trabalho em condições mais seguras aos portuários.
 
O Porto de Aratu é responsável por 60% de toda a carga movimentada em modal marítimo na Bahia e possui grande importância para a economia do estado, pois serve como meio de escoamento da produção e de entrada de produtos para o Polo Industrial de Camaçari.
 
A iniciativa faz parte das ações do Comando Conjunto Bahia, formado pela Marinha, Exército e Força Aérea, e visam a apoiar as áreas de saúde e segurança pública em todo o estado na mitigação dos efeitos da Covid-19.
 
 
Militares atuam na descontaminação no Porto de Aratu

 

Comando Conjunto Bahia viabiliza entrega alimentos à Legião da Boa Vontade

17/09/2020

 

Os alimentos entregues pelo Comando Conjunto Bahia
beneficiarão mais de 200 famílias atendidas pela LBV
 
Dando continuidade às iniciativas para mitigar os efeitos da Covid–19 no estado da Bahia, militares do Comando Conjunto Bahia (CCj-Ba) entregaram, no dia 11 de setembro, 400 quilos de alimentos à Legião da Boa Vontade (LBV), em Salvador (BA), que beneficiarão mais de 200 famílias atendidas pela entidade. A doação, realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento, é destinada a instituições cadastradas no Programa Mesa Brasil – SESC.
 
O programa, desde 1994, contribui para modificar o cenário da fome no Brasil, por meio da rede de banco de alimentos, transformando a vida da população brasileira com a distribuição de alimentos provenientes de doações realizadas a partir de parcerias com diversas entidades.
 
A iniciativa faz parte das ações do Comando Conjunto Bahia, formado pela Marinha, Exército e Força Aérea, e visa apoiar as áreas de saúde e segurança em todo o estado da Bahia na mitigação dos efeitos da Covid-19. Iniciada no dia 1° de setembro, quando o CCj-Ba realizou o transporte de 35 toneladas de flocos de milho de Irecê até a capital baiana, a ação segue com a distribuição dos alimentos em diversos pontos da capital e do interior da Bahia.

 

Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília realiza desinfecção de Centro de Ensino no Gama (DF)

17/09/2020

 

Militares do Grupamento desinfectaram áreas de comum acesso do CEF 05 do Gama
 
No dia 15 de setembro, militares do Grupamento dos Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB), que integram o Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais Muralha Planalto/Covid-19 do Comando do 7º Distrito Naval (Com7ºDN), realizaram a desinfecção de salas de aula e demais áreas de comum acesso do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 05 do Gama (DF).
 
Especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), os militares usaram sal quaternário de amônio e álcool 70% no local. Além disso, houve a capacitação de profissionais responsáveis pela limpeza do CEF, no que tange às melhores práticas para higienização dos ambientes.
 
A desinfecção é de grande necessidade diante do quadro em que estamos inseridos no momento, em que boa parcela de alunos não tem acesso nenhum à plataforma de aulas on-line e, por isso, precisa retirar o material impresso de estudo na própria escola”, disse o Vice-Diretor do CEF, Gilberto Alencar Barbosa.
 
Segundo o Oficial Gestor Escolar do CEF, Coronel do Exército Brasileiro Jorge Santana, a ação também traz segurança aos estudantes que recebem monitorias presenciais. Respeitando os protocolos de combate à Covid-19, os monitores colaboram para esclarecer dúvidas dos alunos que, por alguma razão, não podem contar com suporte familiar.
 
A desinfecção do CEF 05 do Gama integra as ações coordenadas pelo Comando Conjunto Planalto, que reúne militares da Marinha, por meio do Com7ºDN e suas organizações militares subordinadas; do Exército e da Força Aérea e cujo propósito é colaborar com órgãos públicos de saúde no combate ao novo coronavírus.
 
 
Militares da Marinha capacitaram os profissionais de limpeza

 

Hospital Naval Marcílio Dias inicia Programa de Especialização em Medicina Intensiva

17/09/2020
Chefe da Unidade de Tratamento Intensivo do HNMD, Capitão de Fragata (Md) Luiz Fernando C. Carvalho, e o Preceptor do PEMI, Dr. Vicente C. de Souza Dantas
 
O Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica no HNMD (Fundação AMARCÍLIO), iniciou, em março deste ano, o Programa de Especialização em Medicina Intensiva (PEMI), um projeto que o credencia como um Centro Formador de Médicos Intensivistas, tendo sido considerado um dos hospitais com melhor estrutura para oferecer o Curso no Brasil.
 
O PEMI possibilita aos médicos participarem de atividades de ensino, assistência em saúde, métodos de diagnóstico e os habilita a executar procedimentos médico-cirúrgicos em várias especialidades: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Radiologia e Ultrassonografia, Ecocardiografia, Medicina de Emergência, Neurointensivismo, entre outras. O curso prevê, também, a realização de rodízios em outras instituições médicas de renome, nacionais e estrangeiras.
 
Apesar de sua relevância, o Brasil apresenta importante déficit de profissionais adequadamente habilitados nessa área. Dessa forma os oficiais que tiverem acesso ao curso estarão capacitados para desenvolver atividades médicas da mais alta complexidade.

 

Comandante da Marinha entrega o Plano Estratégico da Marinha ao Presidente da República e ao Ministro da Defesa

16/09/2020

 

Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Ministro da Defesa,
Fernando Azevedo, recebem o PEM 2040
 
O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, realizou, em 10 de setembro, a entrega do Plano Estratégico da Marinha (PEM 2040) ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao Ministério da Defesa, Fernando Azevedo, por ocasião da Cerimônia de Encerramento do Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento, no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA). Nessa data, o PEM 2040 foi formalmente divulgado.
 
O PEM 2040 é um documento de alto nível, elaborado para orientar o planejamento de médio e longo prazo da Marinha do Brasil (MB), detalhando Objetivos Navais e suas decorrentes Ações Estratégicas Navais, norteados pela “Visão de Futuro da MB”, e que contribuirão para o cumprimento da missão da Força.

O plano foi elaborado após período de amplas discussões e trabalhos, com a participação de militares e civis, formadores de opinião e representantes das comunidades científica e acadêmica, considerando, dentre outros parâmetros, as capacidades que a MB deve adquirir e manter, a necessidade de constantemente ampliar a interação do planejamento estratégico ao Plano Plurianual, além de fortalecer, ainda mais, a aproximação com a sociedade e órgãos governamentais.
 
 
Comandante da Marinha apresenta o PEM 2040 ao
Presidente da República, Jair Bolsonaro
 
O PEM 2040 é, também, excelente instrumento para consolidar uma gestão eficaz de ameaças e oportunidades para a MB; está condicionado pelos documentos de alto nível da Defesa, como a Política Nacional de Defesa, a Estratégia Nacional de Defesa e o Livro Branco de Defesa Nacional, além da plena consonância com a Constituição Federal e as atribuições legais da MB.
 
Acesse o Plano Estratégico da Marinha por meio do link: PEM – 2040
 
 
O PEM 2040 é um documento de alto nível, elaborado para orientar
o planejamento de médio e longo prazo da Marinha

 

Navio-Patrulha “Guanabara” realiza Vistoria de Segurança da Aviação

16/09/2020
Navio-Patrulha “Guanabara” em operação com aeronave Super Cougar
O Navio-Patrulha “Guanabara”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, realizou, de 8 a 10 de setembro, a Vistoria de Segurança da Aviação conduzida pelo Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Comando do 4° Distrito Naval, em Belém (PA).
 
A vistoria foi realizada nos setores do navio envolvidos com as operações aéreas, sendo conferido o estado do material e o adestramento da tripulação. A inspeção foi composta por duas etapas: a fase “Estática”, que verificou o estado do material empregado nas operações aéreas; e a fase “Dinâmica”, quando a tripulação é colocada à prova de eficiência quanto aos procedimentos de segurança e operacionais que envolvem o binômio Navio-Aeronave.
 
Na fase “Dinâmica”, ocorrida no dia 10, o navio operou com a aeronave Super Cougar do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte, nas proximidades da Ilha de Cotijuba (PA). Foram executados exercícios de pick-up, com simulações de incidentes e acidentes aeronáuticos, tanto no navio quanto no mar, aumentando o nível de adestramento e a consciência situacional dos meios envolvidos.

 

 

CIAAN realiza cerimônia de Formatura do Curso Especial de Habilitação para promoção a sargento

16/09/2020
 
Turma 1/2020 do Curso de Habilitação para Sargento
no CIAAN em São Pedro da Aldeia (RJ)
 
No dia 9 de setembro, foi realizada, no campo de esportes do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN), a cerimônia de Formatura do Curso Especial de Habilitação para promoção a Sargento (C-Esp-HabSG), Turma 1/2020.
 
Na ocasião, os 124 formandos ouviram do Comandante do CIAAN, Capitão de Mar e Guerra Henrique Abreu da Silva Velho: “Façam da excelência profissional o seu farol e a persigam exaustivamente. Invistam em sua capacitação e, certamente, serão recompensados”.
 
A cerimônia, presidida pelo Comandante da Força Aeronaval, respeitou os protocolos e orientações para evitar a proliferação da Covid-19, sendo limitada ao público interno.
 
 
Comandante da Força Aeronaval durante discurso aos formandos

 

Militares do CHN-4 proferem palestra sobre Cartografia e Navegação para Corpo de Bombeiros Militar do Pará

16/09/2020

 

Militares-alunos e palestrante durante encerramento da atividade
 
 
Militares do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4), subordinado ao Comando do 4° Distrito Naval (Com4°DN), participaram, em 8 de setembro, do Curso de Cartografia e Navegação organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará, com intuito de capacitar profissionais para atuação na área de referência.
O curso ocorreu na sede do 1° Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, em Belém (PA), e contou com a participação de 25 militares-alunos, que receberam informações sobre conceitos e regras da navegação, podendo manusear cartas náuticas, nas quais aprenderam a plotar coordenadas, tirar distâncias e traçar singraduras para navegação.

 

Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte realiza projeto “Capitania Itinerante” em Diogo Lopes (RN)

16/09/2020
 
Projeto “Capitania Itinerante” leva serviços para localidades
afastadas da sede da organização militar
 
A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) realizou, de 7 a 10 de setembro, o projeto “Capitania Itinerante” no distrito de Diogo Lopes, no município de Macau (RN), com a finalidade de ampliar o acesso aos serviços prestados a regiões afastadas da sede da organização militar.
 
Na oportunidade, foram realizados mais de 90 atendimentos, englobando serviços como transferência de categoria entre grupos de aquaviários, renovação e emissão de segunda via da Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), bem como vistorias, inscrição e renovação de Título de Embarcações, e transferência e alteração de propriedade de embarcações.
 
Foram realizadas, ainda, ações de inspeção naval e de conscientização sobre o novo coronavírus, além de palestras atinentes à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no mar e à prevenção da poluição hídrica causada por embarcações, plataformas e suas instalações de apoio.
 
As ações de “Capitania Itinerante” proporcionam a facilidade de acesso aos serviços da CPRN, evitando longos deslocamentos dos aquaviários e proprietários de embarcações, bem como propiciam a aproximação entre Marinha e comunidade marítima.
 
 
Capitania promoveu palestras sobre segurança da navegação no
distrito de Diogo Lopes, em Macau (RN)
 

Comando Conjunto RN-PB qualifica civis do INSS para atuar em ações de desinfecção no Rio Grande do Norte

16/09/2020

 

Foram habilitados 16 civis do INSS durante estágio sediado no
Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal
 
O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, realizou, de 9 a 11 de setembro, o Estágio de Capacitação em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) e habilitou 16 civis para atuar em ações de descontaminação de ambientes, material e pessoal.
 
Durante o estágio, sediado no Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal e ministrado por militares da Equipe de Resposta NBQR do Comando do 3º Distrito Naval, foram qualificados civis do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que receberam instruções teóricas e práticas durante o período.
 
O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba é um dos 10 Comandos Conjuntos ativados pelo Ministério da Defesa, em março deste ano, no âmbito da Operação “Covid-19”, no combate aos impactos do novo coronavírus no Brasil.
 
 
Alunos receberam instruções teóricas e práticas durante estágio no Grupamento

 

Navio de Serviço Distrital do Comando do 8º Distrito Naval realiza resgate de um veleiro em Santos (SP)

16/09/2020

 

Militares do Navio-Patrulha “Guajará” preparam o dispositivo de reboque
 
 
O Navio de Serviço Distrital do Comando do Distrito Naval realizou o resgate de um veleiro que se encontrava à deriva, na noite do dia 12 de setembro, após sofrer avaria no leme, a cerca de 15 milhas náuticas do Porto de Santos, nas proximidades da Ilha das Cabras. O acionamento do Salvamar Sul-Sudeste foi realizado por meio da Praticagem de Santos, após a embarcação sinistrada efetuar contato com navios próximos, na tentativa de obter socorro.
 
O resgate foi realizado com sucesso pelo Navio-Patrulha “Guajará”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste, por meio do reboque da embarcação. O veleiro encontra-se em segurança, atracado no cais da Capitania dos Portos de São Paulo. A operação foi desenvolvida durante toda a madrugada, finalizando às 6h do dia 13 de setembro. Os dois tripulantes do veleiro passam bem.
 
 
Veleiro atracado no cais da Capitania dos Portos de São Paulo

 

2° Batalhão de Operações Ribeirinhas descontamina prédio do Censipam, em Belém (PA)

16/09/2020

 

Militares se preparam para atividade no Censipam, na capital paraense
 
A Marinha realizou, em 11 de setembro, descontaminação preventiva do prédio do Centro Regional de Belém do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão subordinado ao Ministério da Defesa. A ação foi executada pela Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (EqpRspNBQR) do Comando do 4º Distrito Naval, nucleada no 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas.
 
A descontaminação da EqpRspNBQR priorizou todas as instalações do prédio, tanto as utilizadas pelo público externo, quanto as restritas ao uso interno da instituição. A atividade visa contribuir com o combate à proliferação do novo coronavírus no estado do Pará.

 

Marinha realiza descontaminação em escolas estaduais do Pará

16/09/2020

 

Militar descontamina sala da Escola Estadual Jaderlândia
 
Nos dias 11 e 14 de setembro, a Marinha realizou descontaminação preventiva na Escola Estadual Almirante Tamandaré, no bairro de Val-de-Cães, em Belém (PA), e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jaderlândia, no município de Ananindeua. A ação foi executada pela Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (EqpRspNBQR) do Comando do 4º Distrito Naval, nucleada no 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas.
 
A ação tem como objetivo contribuir com o combate à proliferação do novo coronavírus no estado do Pará. A EqpRspNBQR priorizou todas as instalações internas da escola, além de diversas áreas externas.
 
A Marinha, em coordenação com o Ministério da Defesa, presta apoio aos órgãos públicos no combate à propagação do novo coronavírus.

 

Capitania Fluvial do Tietê-Paraná realiza fiscalização aquaviária e ações de prevenção à Covid-19

16/09/2020
Militares da Capitania durante abordagem no município de Caconde (SP)
 
A Capitania Fluvial do Tietê-Paraná (CFTP) realizou ações de fiscalização do tráfego aquaviário no município de Caconde (SP), no período de 4 a 7 de setembro, local conhecido por apresentar intensa atividade de embarcações de esporte e recreio.
 
No dia 4 de setembro, o município de Barra-Bonita (SP) reabriu os terminais de turismo e retomou as atividades náuticas com o transporte de passageiros. Previamente à reabertura, a CFTP realizou atividades de desinfecção dos locais públicos, voltadas às atividades, como píeres e terminais de embarque.
 
Militares da Capitania descontaminam áreas públicas em Barra-Bonita (SP)

 

 

Comando Conjunto RN-PB desinfecta Procuradoria da União na Paraíba e Secretaria de Urbanismo na Grande Natal

16/09/2020
Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de São Gonçalo do Amarante (RN) foi desinfectada por militares do Comando Conjunto RN-PB
 
 
O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba realizou, no dia 11 de setembro, ações de desinfecção na Procuradoria da União na Paraíba, em João Pessoa (PB), e na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) de São Gonçalo do Amarante (RN).
 

Nas ações, foram empregados militares da Marinha e do Exército habilitados em Estágios de Capacitação, ministrados pela Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Comando do 3º Distrito Naval.

O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba é um dos dez Comandos Conjuntos ativados pelo Ministério da Defesa, em março deste ano, no âmbito da Operação “Covid-19”, no combate aos impactos do novo coronavírus no Brasil.

 
Ação contou com emprego de militares habilitados para
desinfecção de ambientes, material e pessoal
 

Itaguaí Construções Navais realiza o embarque da Plataforma de Ventilação no Submarino “Tonelero”

15/09/2020

 

Técnicos da Itaguaí Construções Navais gerenciam o embarque
do Cradle de Ventilação no Submarino "Tonelero"
 
 
No dia 14 de setembro, foi realizado o embarque da plataforma (cradle) de ventilação no interior do Submarino “Tonelero” (SBR-3), na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), em Itaguaí (RJ). O equipamento foi embarcado na 2ª Seção do casco resistente, materializando mais um marco no processo de construção da terceira unidade dos submarinos classe “Riachuelo”.
 
A fabricação dessa classe de submarinos é feita por encaixes de cradles pré-montados, completando o interior das seções. Os cradles são produzidos integralmente na UFEM, consolidando uma conquista tecnológica importante dessa estratégica célula da Base Industrial de Defesa, em sua contribuição para o desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação do País. O avanço também é fruto da infraestrutura industrial moderna e no estado da arte daquela Unidade, no que se refere ao processo construtivo de meios navais de elevada complexidade, como os SBR.
 
 
Equipe executa as medições do encaixe do cradle de ventilação na seção
 
O avanço do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) também pode ser medido pelas etapas de construção do “Angostura” (SBR-4), o quarto submarino com propulsão diesel-elétrica do Programa, e ainda este ano da construção da Seção de Qualificação do “Álvaro Alberto” (SN-BR), primeiro submarino convencional com propulsão nuclear do País. Mediante essa gama de realizações, o Brasil caminha para consolidar sua indústria de Defesa com benefícios diretos para outros setores da economia, alcançando uma posição de destaque no seleto grupo de países que projetam e constroem submarinos.

 

Navio-Escola “Brasil” realiza XXXIV Viagem de Instrução de Guardas-Marinha

15/09/2020
 
Navio-Escola (NE) ''Brasil'' desatraca da Base Naval do Rio de Janeiro
 
 
O Navio-Escola “Brasil” desatracou, em 6 de setembro, da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ) para realizar a XXXIV Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM).
 
Na ocasião, estiveram presentes o Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, o Comandante da Força de Superfície, Contra-Almirante Rogerio da Rocha Carneiro Bastos, e o Chefe do Estado-Maior da Esquadra, Contra-Almirante Marcelo Menezes Cardoso.
 
A comissão tem o propósito de complementar, com ênfase na experiência prática, os conhecimentos teóricos adquiridos pelos militares na Escola Naval durante o Ciclo Escolar, aprimorar a formação cultural dos futuros Oficiais e representar o País e a Marinha do Brasil nos portos visitados, promovendo o estreitamento dos laços de amizade com as nações amigas.
 
Durante a VIGM, são ministradas aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias e administração naval, importantes nessa fase de adaptação à vida de bordo. Ao término da viagem, os 203 Guardas-Marinha da Turma “Almirante Protógenes”, já nomeados ao posto de Segundo-Tenente, serão distribuídos para servirem por todo o País, de acordo com o seu Corpo e Habilitação.
 
 
Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra
Alipio Jorge, profere palavras aos Guardas-Marinha

 

Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais conduz Adestramento de Salto Livre Operacional

15/09/2020
 
Salto armado e equipado a partir da Aeronave “Grand Caravan”
 
O Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, Batalhão “Tonelero”, conduziu, no período de 8 a 11 de setembro, um adestramento de salto livre operacional na cidade de Resende (RJ), com o apoio de uma aeronave civil modelo “Grand Caravan”.
 
O exercício teve o propósito de adestrar os elementos de operações especiais do Batalhão “Tonelero” para a atividade especial de salto com paraquedas, na modalidade Salto Livre Operacional. Durante o adestramento, os paraquedistas realizaram exercícios de salto armado e equipado e navegação por equipe, empregando diversos armamentos orgânicos do Batalhão (fuzis de precisão, fuzis de assalto, metralhadora MAG, Minimi e armamento anti-carro), além de equipamento de comunicações.
 
A ação contou com o efetivo de 108 militares, sendo efetuadas 32 decolagens e 517 aberturas de paraquedas, sem nenhum registro de incidente. Visando a prevenção à proliferação da Covid-19, foram adotadas as medidas sanitárias dos protocolos em vigor.
 
 
Equipagem com armamentos orgânicos do Batalhão

 

Esquadrão HU-51 e Navio-Patrulha “Benevente” realizam exercício de tiro sobre alvo rebocado

15/09/2020
Militar do EsqdHU-51 durante o exercício
 
O 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51) realizou, em 11 de setembro, o exercício de tiro real sobre alvo rebocado, nas imediações da Praia do Cassino, em Rio Grande (RS). O exercício envolveu a atuação da aeronave “Albatroz 54” (UH-12), configurada com metralhadora lateral de calibre 7,62 mm, e do Navio-Patrulha (NPa) “Benevente”, que rebocou o alvo.
 
O NPa “Benevente” também realizou adestramento de tiro com um outro alvo lançado para a prática do navio.
 
O exercício foi conduzido com sucesso e contribuiu para a manutenção da prontidão operativa dos meios do Comando do 5° Distrito Naval.
 
 
Militar do NPa “Benevente” durante o tiro

 

Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal realiza treinamento de natação utilitária no litoral do Rio Grande do Norte

15/09/2020
 
Militares do Grupamento durante treinamento no Campo de Instrução de Muriú
 
O Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal (GptFNNa) realizou, de 8 a 10 de setembro, Adestramento de Natação Utilitária (ADES-NAT-UTI), no Campo de Instrução de Muriú, no litoral Norte do Rio Grande do Norte.
 
O treinamento teve como propósito desenvolver a adaptação dos fuzileiros navais ao ambiente aquático e aumentar as possibilidades de sobrevivência dos militares em casos de acidente na água.
 
Na oportunidade, foram realizadas instruções com foco na adaptação ao meio aquoso, nas técnicas de sobrevivência e na utilização desse ambiente em proveito de operações anfíbias.
 
A instrução e o treinamento frequente da natação utilitária, além de reduzir o risco à vida, aumenta a autoconfiança dos militares para atuarem na água, com reflexos positivos no cumprimento das tarefas.
 
 
Treinamento teve foco na capacidade de adaptação,
sobrevivência e uso do meio aquático em operações militares

 

Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião ministra Curso ETSP para o Exército Brasileiro

15/09/2020
 
Alunos realizando aula prática do Curso Especial para
Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público
 
A Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião ministrou, no período de 1º a 10 de setembro, o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP) para os militares do 2º Batalhão de Engenharia de Combate - Batalhão “Borba Gato”, em Pindamonhangaba (SP).
 
O curso foi realizado em caráter Extra-Fundo do Ensino Profissional Marítimo e teve como propósito a habilitação dos militares para o desempenho das atividades como tripulantes das embarcações do Exército Brasileiro, naquela região.
 
Alunos e instrutores no encerramento do curso ETSP,
nas dependências do Batalhão “Borba Gato”

 

Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante realizam Juramento à Bandeira, no CIABA

15/09/2020
 
Alunos desfilam em continência à Bandeira Nacional
 
Os alunos do 1o ano da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) realizaram o Juramento à Bandeira, no dia 11 de setembro, no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém (PA). Na ocasião, foi lida a mensagem do Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos.
 
Ao recitarem o juramento, os alunos prometeram dedicar-se inteiramente ao serviço da Pátria. Eles concluíram o juramento com o desfile em continência à Bandeira Nacional.
 
A cerimônia de Juramento à Bandeira foi transmitida em tempo real pelo canal oficial da Marinha do Brasil no YouTube. As adaptações necessárias para a realização da cerimônia ocorreram em conformidade com as medidas de enfrentamento à Covid-19, por isso, a cerimônia foi restrita apenas aos envolvidos na realização do evento.

 

Batalhão Naval promove distribuição de cestas básicas para as famílias das crianças do projeto “Música e Cidadania”

15/09/2020

 

Sargento Dhielen e Sargento Willian, tutores das aulas online
 
O Batalhão Naval distribuiu, no dia 27 de agosto, o terceiro lote de cestas básicas para as famílias das crianças inscritas no projeto “Música e Cidadania”. A entrega foi realizada na Escola Padre Doutor Francisco da Motta do Centro do Rio de Janeiro (RJ), uma das instituições apadrinhadas pela Organização Militar.
O projeto “Música e Cidadania” recebeu 58 crianças inscritas este ano e, por conta da pandemia do novo coronavírus, as atividades do projeto foram suspensas, ainda sem data definida para seu retorno de forma presencial. Os militares da Banda Sinfônica disponibilizaram, então, aulas online gratuitas para as crianças, abordando teoria musical, servindo como ferramenta de interação com os alunos.
A iniciativa utiliza a música como meio de educação e transformação social, cuja meta é desenvolver políticas e práticas com foco na inclusão, atração e manutenção de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Assim, o projeto adota o modelo de aulas coletivas por entender que ele promove o despertar de habilidades de comunicação e interação, estimulando o desenvolvimento cognitivo, afetivo, sensorial e motor.
 
Militares e participantes do projeto

 

Capitania dos Portos de Alagoas realiza exercício de Busca e Salvamento

15/09/2020

 

Militares da Capitania dos Portos de Alagoas conduziram SAREX a partir do
Centro de Coordenação e Controle da Autoridade Marítima
 
A Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) realizou, no dia 10 de setembro, o exercício de Busca e Salvamento (SAREX), com a finalidade de manter a qualificação da tripulação para atuar nas Operações de Busca e Salvamento na área de jurisdição.
 
O SAREX foi conduzido a partir do Centro de Coordenação e Controle da Autoridade Marítima (CCCAM) da Capitania, consistindo em um exercício simulado de resgate de pescadores de uma embarcação naufragada, nas proximidades da praia de Barra de São Miguel, localizada no litoral Sul do estado de Alagoas.
 
O treinamento possibilitou aos militares o aprimoramento dos conhecimentos previstos nas normas relacionadas às Operações de Busca e Salvamento, com a realização de ações de coordenação, assessoria e tomada de decisão na pronta resposta em prol da salvaguarda da vida humana no mar.
 
 
Embarcação da Capitania foi empregada em exercício
simulado de Busca e Salvamento

 

Aviso de Pesquisa Hidroceanográfico "Aspirante Moura" executa seu primeiro trabalho nas lides hidrográficas

15/09/2020

 

AvPqHo “Aspirante Moura” desatraca para seu
primeiro Levantamento Hidrográfico
 
 
O Aviso de Pesquisa Hidroceanográfico (AvPqHo) "Aspirante Moura" desatracou da Base de Hidrografia da Marinha em Niterói, no dia 31 de agosto, rumo a Macaé (RJ), para realizar seu primeiro levantamento hidrográfico, após sua transferência de subordinação para o Grupamento de Navios Hidroceanográficos, ocorrida em 30 de maio de 2018.
 
Neste levantamento, com duração de 32 dias, serão coletados dados de profundidade, marés, posicionamento de auxílios à navegação e de contornos de costa, além de novas informações para as publicações náuticas, com o propósito de contribuir para atualização das cartas náuticas 1507 e 1510.
 
Montagem da Estação Maregráfica no Terminal de Imbetiba, Macaé (RJ)

 

 

Comando Conjunto Bahia oferece capacitação para equipes de reportagem em Salvador (BA)

14/09/2020
 
Foram apresentadas instruções acerca da adequada utilização
dos equipamentos de proteção individual
 
No dia 10 de setembro, o Comando Conjunto Bahia realizou uma capacitação de equipes de reportagem para atuação em área contaminada por agentes biológicos. O curso, que tem por objetivo tornar os jornalistas aptos ao ingresso em áreas infectadas, foi coordenado pelo Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador (GptFNSa), por meio do grupo de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR).
 
A capacitação atendou às solicitações de acesso da imprensa para realização de cobertura jornalística das ações de descontaminação, que vêm sendo executadas pelo Comando Conjunto Bahia desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março deste ano.
 
Os participantes do curso tiveram acesso a conteúdo especializado, que englobou instruções sobre a utilização dos equipamentos de proteção individual empregados durante a ação, bem como conhecimentos gerais sobre os componentes químicos utilizados para a desinfecção das áreas.
 
O Comando Conjunto Bahia, formado pela Marinha, Exército e Força Aérea, atua desde março em ações de apoio às áreas de saúde e segurança em todo o estado baiano na mitigação dos efeitos da Covid-19.
 
Além de conhecimentos teóricos, os jornalistas
acompanharam simulados de ações de descontaminação
 

Navio Balizador “Faroleiro Mario Seixas” realiza ações de inspeção naval e conscientização sobre o novo coronavírus no litoral catarinense

14/09/2020

 

Inspeção naval no litoral catarinense
 
O Navio Balizador “Faroleiro Mario Seixas”, subordinado ao Serviço de Sinalização Náutica do Sul-Sudeste e sob controle operativo da Capitania dos Portos de Santa Catarina, realizou, no dia 24 de agosto, inspeção naval no litoral catarinense.
 
O objetivo da missão foi a salvaguarda da vida humana no mar, a segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica, além da conscientização da comunidade marítima sobre o novo coronavírus.

 

Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste realiza Verificação de Eficiência no Navio-Patrulha “Guaíba”

14/09/2020

 

Navio-Patrulha “Guaíba” durante exercício de Reação contra Guerras Assimétricas
 
De 2 a 10 de setembro, o Navio-Patrulha (NPa) “Guaíba” foi vistoriado pela Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento (CIAsA) do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE), a fim de verificar o nível de adestramento do meio naval, para permanência em Fase III, após Período de Docagem Extraordinária na Base Naval de Aratu, em Salvador (BA).
 
 
Durante o período, foram realizados o Programa de Adestramento no Porto, Programa de Adestramento no Mar (PAD-MAR) e Verificação de Eficiência, com a realização de diversos exercícios operativos, com destaque para Controle de Avarias, Grupo de Visita e Inspeção e Guarnição de Presa, Grupo de Reação contra Ameaças Assimétricas, Postos de Abandono, Homem ao Mar, Fundeio de Precisão, entre outros.
 
O NPa “Guaíba” teve seu desempenho considerado satisfatório pela CIAsA, estando pronto para continuar as suas atividades operativas com segurança. Na Fase III de adestramento, o navio está apto a cumprir, em conjunto com os outros navios do ComGptPatNavNE, as diversas missões na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval, com destaque para as ações de patrulha naval, inspeção naval e busca e salvamento.
 
Exercício de Controle de Avarias no Navio-Patrulha “Guaíba”

 

Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” e Navio-Patrulha “Macau” realizam operações com Centro Integrado de Sensores e Navegação Eletrônica

14/09/2020
 
Navio-Patrulha “Macau” utilizou CISNE para auxílio à navegação
em Operação de Busca de Salvamento
 
O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari” e o Navio-Patrulha (NPa) “Macau”, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNe), receberam, no mês de agosto, militares do Instituto de Pesquisas da Marinha (IpqM) para a instalação do Centro Integrado de Sensores e Navegação Eletrônica (CISNE).
 
A ferramenta representou melhoria na capacidade operativa dos meios navais, observada durante atividades realizadas na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN), contribuindo no auxílio à navegação dos dois navios.
 
O CISNE foi desenvolvido pelo IpqM e consiste em uma plataforma integrada dos sensores do navio, cujo objetivo primário é a navegação por meio de cartas eletrônicas vetoriais, que também pode auxiliar na vigilância e treinamento.
 
A plataforma possui, ainda, a capacidade de integração com outros sistemas, como Sistema de Simulação e Treinamento Tático Versão 3 (SSTT-3) e o Sistema de Comando e Controle Georreferenciado (SisC2Geo).
 
CISNE também foi instalado no Navio-Patrulha Oceânico “Araguari”

 

Comando Conjunto Bahia viabiliza ampliação de atendimento na Maternidade Climério de Oliveira, em Salvador (BA)

14/09/2020

 

O toldo montado pelos militares ampliou a capacidade de
atendimento da Maternidade Climério de Oliveira
 
No dia 9 de setembro, militares do Comando Conjunto Bahia instalaram uma estrutura provisória no pátio da Maternidade Climério de Oliveira, em Salvador (BA), para viabilizar o distanciamento entre os pacientes enquanto aguardam atendimento e, assim, prevenir a disseminação do novo coronavírus. A estrutura foi montada sob um toldo, que comporta, adequadamente, 12 pessoas. Anexo ao toldo, foi instalada uma barraca, onde os pacientes são triados antes de acessarem a recepção do ambulatório. Os que apresentam sintomas da Covid-19, são encaminhados para atendimento em uma sala isolada.
 
Maternidade-escola da Universidade Federal da Bahia e filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, a Maternidade Climério de Oliveira é um importante equipamento de saúde pública no estado da Bahia. Referência em atendimento a gestantes de alto risco, o hospital realiza mais de seis mil procedimentos ambulatoriais por mês, voltados para a saúde da mulher e da criança. De acordo com Sinaide Coelho, Superintendente da maternidade, o apoio prestado pelos militares é fundamental para restabelecer o atendimento da unidade. “A parceria com o Comando Conjunto Bahia vai nos possibilitar voltar a atender com a nossa capacidade máxima, já que as pacientes poderão aguardar em um espaço que garante o conforto e o distanciamento necessário entre as pessoas, sem causar aglomerações. Dessa forma poderemos garantir que as gestantes terão suas consultas e exames de pré-natal realizados na Maternidade”, diz.
 
A iniciativa faz parte das ações do Comando Conjunto Bahia, formado pela Marinha, Exército e Força Aérea, e visa apoiar as áreas de saúde e segurança em todo o estado da Bahia na mitigação dos efeitos da Covid-19.

 

Marinha resgata 11 tripulantes e passageiros de embarcação que naufragou em Abaetetuba (PA)

14/09/2020
 
Tripulantes da embarcação “Luiz Eduardo” em segurança
a bordo do Navio-Patrulha “Pampeiro”
 
A Marinha realizou, no dia 11 de setembro, o resgate de 11 pessoas, sendo nove tripulantes e dois passageiros, de uma embarcação que naufragou na Baía do Marapatá, nas proximidades do Furo do Capim, no município de Abaetetuba (PA).
 
O Navio-Patrulha “Pampeiro”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, realizava o translado da cidade de Abaetetuba para o Furo do Tajapuru, quando recebeu um pedido de socorro da embarcação “Luiz Eduardo”, que enfrentava condições meteorológicas severas e com uma avaria que ocasionou alagamento a bordo.
 
O “Pampeiro” prontamente atendeu o chamado e realizou o resgate de todos que estavam a bordo da embarcação. Apesar dos grandes esforços empregados, não foi possível salvar a embarcação, que veio a naufragar na Baía do Marapatá.
 
Os tripulantes e passageiros salvos receberam os primeiros socorros a bordo do Navio-Patrulha “Pampeiro” e foram levados em segurança para a cidade de Abaetetuba (PA).
 
Em uma apuração inicial, foi constatado que nenhum tripulante tinha habilitação para conduzir a embarcação. As causas e responsabilidades pelo fato serão apuradas em inquérito administrativo que será aberto pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental.
 
 

Capitania Fluvial de Tabatinga intensifica inspeções navais no Amazonas

14/09/2020
 
Ações de conscientização sobre a prevenção e enfrentamento do novo coronavírus
 
 
Neste mês em que é comemorado o 198º aniversário da Independência do Brasil, a Capitania Fluvial de Tabatinga, subordinada ao Comando do 9o Distrito Naval, reforça as ações de inspeção naval nos municípios de Tabatinga e Benjamin Constant (AM), sob o slogan “Marinha forte, Brasil soberano”.
 
Além das palestras sobre a utilização correta do colete salva-vidas nas embarcações durante a travessia, a Capitania dá continuidade à conscientização sobre a prevenção e enfrentamento do novo coronavírus, e também intensifica as abordagens e fiscalizações das embarcações, contribuindo com a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica no Alto Solimões.

 

Centro de Instrução Almirante Alexandrino forma 2.006 novos Sargentos

11/09/2020

 

Novos sargentos formam expressão “CIAA A TODO PANO” após evolução
 
O Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA) realizou, em 10 de setembro, a Cerimônia de formatura de 2.006 Terceiros-Sargentos. Durante o evento, por meio de uma evolução em marcha, os formandos construíram a frase “CIAA A TODO PANO”. A Terceiro-Sargento, Química, Emilly Sayuri de Souza Sakuma, foi a 1ª colocada geral do Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento.
 
Em virtude da pandemia da Covid-19, não foi permitida a presença dos convidados dos alunos formandos. Mas um vídeo foi exibido durante o evento com troca simbólica de divisas pelos familiares e amigos que também acompanharam a transmissão ao vivo pelo canal oficial da Marinha no YouTube e pela TV, no canal aberto TV Brasil.
 
A cerimônia foi presidida pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, contou com a presença do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior.
 
A solenidade foi realizada em conformidade com os protocolos das autoridades sanitárias.
 
 
1ª colocada geral, Sargento Sakuma, recebe prêmios escolares do
Presidente da República e do Comandante da Marinha

 

Marinha do Brasil participa de Webinário “Uso da Energia Nuclear no Brasil e no Mundo”

11/09/2020
O webinário contou com diversas Autoridades do Setor Nuclear
 
Foi realizado, no dia 9 de setembro, o webinário “Uso da Energia Nuclear no Brasil e no Mundo”. O evento, organizado pela Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN) e mediado por seu Presidente, Celso Cunha, possibilitou a reunião de representantes de diversas instituições com o Diretor-Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Embaixador Rafael Mariano Grossi. Entre as autoridades, participou o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, com o propósito de discutir os principais assuntos relacionados ao emprego da energia nuclear, no âmbito nacional e internacional.
 
Representando o Ministro das Minas e Energia, Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, o Vice-Almirante Ney Zanella dos Santos realizou uma apresentação abrangente sobre aspectos de planejamento estratégico daquela Pasta, destacando o aumento da participação do segmento núcleo-elétrico de geração na matriz energética brasileira nos próximos anos. Enfatizou também que o modelo de retomada das obras de Angra III está em fase final de detalhamentos.
 
Em sua exposição, o Diretor-Geral da AIEA evidenciou o apoio daquela Agência ao Brasil, afirmando haver variadas possibilidades para aprimoramento dessa parceria. Salientou seu apoio ao Programa Nuclear Brasileiro, ressaltando suas expectativas positivas em relação à retomada de Angra III. Encerrou suas palavras realçando o caráter histórico do trabalho da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC), afirmando que pretende reforçar o relacionamento entre ambas as agências.
 
O Embaixador Permanente na AIEA, Marcel Biato, frisou a expressiva participação de brasileiros na AIEA e a importância do aumento da cooperação técnica entre a Agência e o Brasil.
 
Durante a sua manifestação, o Almirante de Esquadra Olsen comentou sobre como a Marinha do Brasil tem perseguido a obtenção da tecnologia nuclear aplicada à propulsão de submarinos, concomitantemente às diversas fases do domínio do ciclo do combustível nuclear, atividades que têm envolvido número substancial de universidades e empresas, adicionalmente aos benefícios advindos do uso dual dessa tecnologia. Ponderou também que o Acordo Quadripartite (CSA) traz o entendimento de que a propulsão nuclear para submarinos, assim como sua planta correlata em terra, são atividades (não proscritas) pacíficas, e que o Brasil fará uso desses termos (constantes do referido Acordo de Salvaguardas Abrangentes) no médio prazo, interrogando ao Embaixador Grossi maneiras de a MB fortalecer seus mecanismos de relacionamento com a AIEA no sentido de que a condução do processo em análise possa ser o mais transparente e cooperativo possível.

O webinário contribuiu para estreitar os laços entre a AIEA e o Setor Nuclear brasileiro, assim como com a MB, em sentido mais estrito, fortalecendo, ainda, as relações institucionais com a ABACC e o Acordo Quadripartite entre esta última, a AIEA e os governos do Brasil e da Argentina.
 
 

Aviação Naval realiza exercícios em conjunto com Mergulhadores de Combate e Fuzileiros Navais

11/09/2020

 

Exercício de fast-hope e rappel no Aeródromo Tenente Jorge Henrique Möller
O 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2), que pertence ao Comando da Força Aeronaval, realizou, nos dias 25 e 26 de agosto, treinamento com o destacamento de 81 militares do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (BtlOpEspFuzNav– “Batalhão Tonelero”) e do Grupamento de Mergulhadores de Combate (GruMec) visando aprimorar a interação dos elementos de Operações Especiais com as tripulações da aeronave.
Os militares realizaram, a partir da aeronave Super Cougar UH-15, exercícios de helocasting e Tethered Duck na Lagoa de Araruama e de fast-hope e rappel, diurno e noturno, assistido por Óculos de Visão Noturna, na pista de grama do Aeródromo Tenente Jorge Henrique Möller, na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ).
Operações Especiais realizam adestramento com o EsqdHU-2
 

CPPR e ComGptPatNavSSE realizam patrulhamento na Baía de Paranaguá em parceria com a Polícia Federal

11/09/2020
Entre os dias 14 e 19 de agosto as ações interagências com a PF ocorreram no
canal da Galheta e nas proximidades do Porto de Paranaguá
 
A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) e o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste (ComGptPatNavSSE) realizaram, entre os dias 14 e 19 de agosto, patrulhamento na Baía de Paranaguá em coordenação com o Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) da Polícia Federal (PF). O objetivo foi intensificar a presença nas regiões do Porto de Paranaguá, Porto de Antonina e Ilha do Mel, promovendo também a conscientização da comunidade náutica quanto à importância das medidas profiláticas individuais em prevenção à Covid-19.
 
Foram inspecionados os fundeadouros nas áreas dos municípios de Pontal do Paraná e Paranaguá. O ComGptPatNavSSE utilizou o Aviso de Patrulha “Barracuda” e a CPPR empregou as lanchas “Cação”, “Cherne” e “Garoupa” nas atividades de patrulhamento. Durante a ação, 34 embarcações foram abordadas.
 
Aviso de Patrulha “Barracuda” realiza ação de Patrulha Naval nas
proximidades do Canal da Galheta, em Paranaguá (PR)

 

1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral se prepara para a OPERANTAR XXXIX

11/09/2020

 

Exercício de pouso a bordo com a aeronave UH-17
No período de 1º a 4 de setembro, o 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1), com a aeronave N-7091, modelo UH-17, realizou adestramentos a bordo do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”, nas proximidades da cidade de Arraial do Cabo (RJ). Na ocasião, o Destacamento Aéreo Embarcado, designado para a OPERANTAR XXXIX, teve a oportunidade de realizar exercícios de Pick-up, Vertrep, Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo, e retirada e colocação das pás, visando à preparação para a missão no continente gelado, a partir de outubro próximo.

 

A recém-chegada aeronave N-7091 pôde realizar seu primeiro embarque com pernoite, aumentando sua confiabilidade em relação às atividades aéreas previstas, além de promover uma melhor preparação dos pilotos e mecânicos, mantendo sua capacidade de realizar diversos tipos de operações.

 
Recém-chegada aeronave do EsqdHU-1 se
prepara para OPERANTAR XXXIX

 

Terceiro-Sargento Ana Marcela Cunha é prata em prova de mais de seis horas em mar aberto

11/09/2020

 

Terceiro-Sargento Ana Marcela Cunha
 
No dia 6 de setembro, a Terceiro-Sargento Ana Marcela Cunha conquistou a medalha de prata, após disputa acirrada na prova de 36 quilômetros que marcou a retomada da temporada de maratona aquática em 2020. Foi a terceira participação da militar na prova Capri x Napoli, sendo campeã em 2014 e 2017.

Na disputa masculina, o Terceiro-Sargento Allan do Carmo ficou na quinta colocação. O campeão da prova masculina chegou sete minutos depois das duas primeiras colocadas no feminino.
 
A Travessia Capri x Napoli começa na Marina Grande de Capri e termina em Nápoles, próximo ao Cicrolo Canottieri, e é a maratona mais antiga entre os circuitos mundiais de natação em águas abertas da Federação Internacional de Natação (FINA).
Estou muito feliz em ter voltado a competir, feliz em ter conquistado a segunda colocação neste momento importante de retomada dos treinos”, afirmou a atleta do Programa Olímpico da Marinha (PROLIM).

 

Capitania dos Portos do Espírito Santo revitaliza Faróis do Rio Doce e de Suçuraca, no norte do estado

11/09/2020

 

O Farol Rio Doce foi revitalizado em junho
 
A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) vem efetuando, de forma gradual, obras de revitalização nos Faróis de sua área de jurisdição. No mês de junho, o Farol Rio Doce, localizado em Regência, no Município de Linhares (ES), foi revitalizado. No mês de agosto, foi a vez do Farol de Suçuraca, localizado em Urussuquara, no município de São Mateus (ES).
 
As obras são importantes para a manutenção do funcionamento dos faróis, fundamentais para guiar os condutores das embarcações, principalmente quando navegam à noite.
 
O farol Rio Doce foi inaugurado em 1927 e totalmente reconstruído em concreto em 1998; possui 45 metros de altura e um alcance de 18 milhas náuticas, aproximadamente 33 quilômetros de distância. Já o Farol de Suçuraca foi inaugurado em 2000, possui torre de concreto armado com 45 metros de altura e é de grande relevância para orientar a navegação de cabotagem do estado.
 
Ambos os faróis não são abertos à visitação, apesar da relevância do auxílio à navegação que prestam, por conta das suas características estruturais específicas.
 
O Farol de Suçuraca é de grande relevância
para orientar a navegação de cabotagem

 

Comando Conjunto RN-PB descontamina prédios do Idema no Parque das Dunas e no Cajueiro de Pirangi

11/09/2020

 

Militares do Comando Conjunto RN-PB desinfectaram Cajueiro de Pirangi,
um dos cartões-postais do Rio Grande do Norte
 
 
O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba realizou, nos dias 1º e 5 de setembro, ações de desinfecção nos prédios do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), localizados no Parque das Dunas, em Natal (RN), e no Cajueiro de Pirangi, na praia de Pirangi do Norte.
 
Na ação, foram empregados militares da Marinha e do Exército habilitados em Estágios de Capacitação, ministrados pela Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (EqRspNBQR) do Comando do 3º Distrito Naval.
 
O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba é um dos dez Comandos Conjuntos ativados pelo Ministério da Defesa, em março deste ano, no âmbito da Operação “Covid-19”, no combate aos impactos do novo coronavírus no Brasil.
 
 
Foram empregados na desinfecção do Parque das Dunas militares habilitados em
Estágios de Capacitação ministrados pela EqRspNBQR do Comando do 3º Distrito Naval

 

Capitania dos Portos da Paraíba implementa novo canal de atendimento virtual para comunidade marítima

11/09/2020

 

Militar da Capitania apresenta canal de atendimento “Cabo Branco” a usuário
 
A Capitania dos Portos da Paraíba (CPPB) implementou, em 8 de setembro, o canal de atendimento virtual “Cabo Branco”, com a finalidade de incrementar a qualidade e agilidade dos serviços prestados à comunidade marítima na área de jurisdição, atendendo às boas práticas observadas pela Diretoria de Portos e Costas.
 
Com o aplicativo "WhatsApp", pelo telefone (83) 99119-7109, os usuários terão acesso ao canal de atendimento virtual, em que é possível realizar consultas sobre documentação, cronograma de cursos oferecidos pela CPPB, passo a passo para gerar Guia de Recolhimento da União, entre outros serviços disponíveis.
 
A utilização do canal de comunicação proporciona um atendimento personalizado e automatizado no sentido de gerar maior comodidade ao público externo, reduzindo, ainda, a necessidade de realização de alguns serviços presencialmente durante a pandemia do novo coronavírus.

 

Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal realiza exercício com explosivos

11/09/2020

 

Fuzileiros Navais manipulam carga explosiva no campo de instrução de Muriú
 
O Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal (GptFNNa) realizou, no período de 8 a 10 de setembro, o exercício “Explosex-2020” no Campo de Instrução de Muriú, no litoral Norte do Rio Grande do Norte.
 
O treinamento teve como finalidade a manutenção da qualificação dos fuzileiros navais para o manuseio de explosivos na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN).
 
Durante o exercício, foram realizadas instruções teóricas, bem como atividades de preparação de cargas e acionamento para detonação de explosivos, em procedimento que obedeceu aos protocolos de segurança vigentes.
 
O planejamento e a execução das instruções nas áreas determinadas foram realizados com êxito.
 
Treinamento teve propósito de manter a qualificação dos fuzileiros navais
para o manuseio de explosivos na área de jurisdição
 

Capitania Fluvial de Mato Grosso participa de campanha de doação de sangue

11/09/2020

 

Militares da Capitania Fluvial de Mato Grosso com a Diretora-Geral do Hemocentro
 
 
 
A Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT), Organização Militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), iniciou, no dia 30 de agosto, campanha de doação de sangue em parceria com o Hemocentro de Mato Grosso.
 
A Diretora-Geral do Hemocentro do estado, Gian Carla Zanela, enalteceu a atitude. “São essas ações que incentivam a população a realizar a doação voluntária e assim repor os estoques de sangue”. Segundo a Diretora, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, os estoques estão reduzidos pelo baixo fluxo de doadores.
 
O apoio constante de grupos organizados da sociedade, incluindo os militares, é indispensável para a manutenção dos atendimentos às unidades de saúde. Receber mais uma vez esse quantitativo de doadores mobilizados pela Marinha é fundamental para nós e, sem dúvida, dará uma grande sustentação nos estoques de sangue”, comentou a Diretora.
 
Para o Primeiro-tenente Wemerson José Corrêa de Oliveira, o ato é uma realização importante, que contou com o apoio de toda tripulação. “A sensação de ajudar alguém que você não conhece com algo tão simples, que é a doação de sangue, é uma satisfação que não tem preço. Essa campanha complementa o trabalho de conscientização de prevenção à Covid-19 que já tem sido feito pela Capitania à população Ribeirinha”, afirmou.
 
Militar da Capitania durante doação de sangue
 
 
 
 
 
 

Escola de Guerra Naval realiza ação de solidariedade em apoio ao combate à Covid-19

11/09/2020

 

Militares da EGN e a Assistente de Recursos Humanos do Abrigo Presbiteriano
 
Representantes da Comissão de Responsabilidade Social da Escola de Guerra Naval (EGN) realizaram, em 1º de setembro, a entrega de máscaras de proteção facial, álcool em gel, artigos de higiene e outros produtos sanitizantes ao Abrigo Presbiteriano. Os itens foram arrecadados junto à tripulação da EGN, por meio da ação de solidariedade, promovida de junho a agosto deste ano, no intuito de apoiar uma entidade filantrópica no combate à Covid-19.
 
O Abrigo Presbiteriano é uma associação civil de natureza filantrópica e beneficente, considerado de Longa Permanência de Idosos, atendendo a senhoras com idade igual ou superior a 60 anos.

 

Aviso de Patrulha “Barracuda” realiza ações de patrulhamento nos Canais de Iguape e Cananéia (SP)

11/09/2020

 

Aviso de Patrulha “Barracuda” atracado na Marina Barrera, em Iguape (SP)
 
Na primeira quinzena de agosto, o Aviso de Patrulha (AviPa) “Barracuda”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste, efetuou ações de presença, patrulhamento e fiscalização do tráfego aquaviário na região de Ilha Comprida, nos municípios de Iguape e Cananéia, no litoral paulista.
 
Na ocasião foram realizadas diversa abordagens, nas quais foram verificadas a documentação e habilitação, bem como o cumprimento das normas de segurança estipuladas na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA). Em proveito do contato com a Comunidade Náutica, foram disseminadas medidas de prevenção sanitárias, visando à mitigação da transmissão do novo coronavírus.
 
Ação de inspeção naval realizada no interior do Canal de Iguape (SP)

 

Esquadrão HU-41 realiza adestramentos contra incêndio em parceria com a Infraero

10/09/2020

 

Simulação de incêndio na Aeronave UH-15
 
 
Militares do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte realizaram, no período de 17 a 20 de agosto, adestramentos em conjunto com a Seção Contra Incêndio do Aeroporto Internacional de Belém (SCI-BE), culminando com os exercícios da Verificação de Eficiência, promovidos pelo Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN), no período de 31 de agosto a 3 de setembro.
 
Na oportunidade, a equipe da SCI conheceu a aeronave UH-15 e participou de adestramentos teóricos de Controle de Avarias (CAV). Também foram criados diversos cenários possíveis de serem empregados os meios da SCI.
 
A Seção Contra Incêndio apresentou e explicou as funcionalidades e características dos Carros de Combate a Incêndio. A troca de experiências entre Marinha e Infraero foi importante para o resultado positivo obtido na Verificação de Eficiência.
 
 
Equipe da Seção Contra Incêndio do Aeroporto Internacional de
Belém na chegada ao Esquadrão HU-41

 

Agência da Capitania dos Portos em Camocim apoia distribuição de cestas básicas em Martinópole (CE)

10/09/2020
Militar da Agência entrega cestas básicas às famílias da comunidade, com voluntários da Polícia Militar
 
A Agência da Capitania dos Portos em Camocim (AgCamocim) apoiou, no dia 1º de setembro, a distribuição de 50 cestas básicas, equivalente a meia tonelada de alimentos, realizada pelo Instituto "Anjos da Noite", no município de Martinópole (CE), a cerca de 50 quilômetros de Camocim (CE).
 
A ação, que contou com a presença da Polícia Militar do Estado do Ceará, teve o propósito de beneficiar 50 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social na comunidade, bem como atenuar os impactos sociais da pandemia do novo coronavírus.
 
Foram distribuídas 50 cestas básicas durante a ação

 

Marinha realiza substituição da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes em Brasília

10/09/2020

 

Marinheiros do Com7ºDN auxiliam no içamento da Bandeira Nacional
 
A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 7º Distrito Naval (Com7ºDN), realizou, no dia 7 de setembro, a tradicional cerimônia de substituição da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF).
 
A troca da bandeira na Praça dos Três Poderes ocorre todo primeiro domingo do mês, às 10h. A cerimônia é organizada em sistema de rodízio entre as Forças Armadas e o Governo do Distrito Federal. No mês de setembro, cabe à Marinha do Brasil a substituição, fazendo parte das comemorações alusivas ao 7 de setembro – Dia da Independência.
 
Devido às medidas restritivas impostas pela Covid-19, a cerimônia foi reduzida para evitar aglomerações e contou com a participação, por meio de gravação, da banda de música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.
 
O evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Secretaria de Turismo do Distrito Federal e teve a participação do Comandante do 7º Distrito Naval, Vice-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, da Secretária de Estado de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Chaves de Mendonça, e do Comandante do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, Capitão de Mar e Guerra (FN) Vannei de Almeida Silva Júnior.
 
Comandante do 7º Distrito Naval (ao centro), Secretária de Estado de Turismo do Distrito Federal (à esquerda) e Comandante do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (à direita)

 

Capitania dos Portos do Ceará doa alimentos e máscaras para famílias da zona rural de Acarape (CE)

10/09/2020

 

Capitania realizou distribuição de 125 kits de alimentação
e de mil máscaras na zona rural de Acarape (CE)
 
 
A Capitania dos Portos do Ceará (CPCE), em parceria com a empresa de praticagem Ceará Marine Pilots e a Associação Amigos do Evangelho na Beira Mar (AMEBEM), realizou, no dia 2 de setembro, a doação de 1,3 tonelada de alimentos – equivalente a 125 kits de alimentação – e de mil máscaras para famílias residentes na zona rural do município de Acarape (CE), distante 75 quilômetros de Fortaleza (CE).
 
As famílias beneficiadas são de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Marinheiro, onde foi realizada a distribuição dos kits de alimentação doados. Durante a ação social, foram adotadas medidas de prevenção ao novo coronavírus, como disponibilização de álcool em gel, uso de máscaras e adoção do distanciamento social adequado.
 
A agricultora Antônia Ivonice Lima de Miranda, de 27 anos, não escondeu a satisfação com as doações recebidas. “Ficamos sabendo pelas professoras das doações e que a Marinha estaria aqui. Acredito que todas as mães e famílias ficaram felizes”.
 
Ação social beneficiou alunos da Escola Municipal de Ensino
Fundamental Antônio Marinheiro, em Aracape (CE)

 

Comando Conjunto RN-PB higieniza escolas municipais de Parnamirim (RN)

10/09/2020

 

Militares do Comando Conjunto RN-PB desinfectaram três
escolas municipais de Parnamirim (RN)
 
 
O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba realizou, no período de 2 a 4 de setembro, ações de desinfecção em três escolas municipais da cidade de Parnamirim (RN).
 
Durante o período, foram desinfectadas a Escola Municipal Eva Lúcia Bezerra de Mendonça, a Escola Municipal Jornalista Rubens Manuel Lemos e a Escola Municipal Professora Iris de Almeida Matos.
 
Nas ações, foram empregados militares da Marinha e do Exército habilitados em Estágios de Capacitação, ministrados pela Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Comando do 3º Distrito Naval.
 
O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba é um dos dez Comandos Conjuntos ativados pelo Ministério da Defesa, em março deste ano, no âmbito da Operação “Covid-19”, no combate aos impactos do novo coronavírus no Brasil.
 
Foram empregados nas ações militares da Marinha e do Exército habilitados
para desinfecção de ambientes, material e pessoal

 

Militares realizam treinamento de desinfecção biológica em Aracaju (SE)

10/09/2020
Militares da Capitania dos Portos de Sergipe receberam
conhecimentos básicos de desinfecção biológica
 
 
Militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador (GptFNSa) estiveram na Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE), nos dias 3 e 4 de setembro, para transmitir conhecimentos básicos de desinfecção biológica. O objetivo da ação é difundir as técnicas de utilização dos equipamentos e produtos NBQR, preparando uma turma de 20 militares para atuar em ações de combate ao novo coronavírus.
 
De acordo com o Cabo Deyvisson da Conceição Santana, enfermeiro do setor de saúde da CPSE, o adestramento NBQR foi fundamental, em especial na conjuntura atual, em função da necessidade do pronto emprego das Forças Armadas, em conjunto com a sociedade civil, no combate e prevenção à Covid-19. “Essa qualificação nos possibilita atuar com maior cuidado quanto ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual. Além disso, aprendemos sobre a diluição correta dos agentes químicos, para conter o avanço e eliminar o novo coronavírus, e como administrá-los em cada ambiente, para evitar danificar materiais mais sensíveis”, declarou.
O treinamento foi realizado por militares do Grupamento

 

Comando Conjunto RN-PB desinfecta agências do INSS no interior do Rio Grande do Norte

10/09/2020

 

Foram desinfectadas agências e a Gerência Executiva do INSS em
seis municípios do interior do Rio Grande do Norte
 
 
O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba realizou, de 26 de agosto a 9 setembro, ações de desinfecção em seis agências e na Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no interior do Rio Grande do Norte.
 
Durante o período, foram desinfectadas as agências e a Gerência Executiva do INSS, nos municípios de Caicó, Alexandria, Assu, Areia Branca, Apodi e Mossoró (RN).
 
Nas ações, foram empregados militares da Marinha e do Exército habilitados em Estágios de Capacitação, ministrados pela Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Comando do 3º Distrito Naval.
 
O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba é um dos dez Comandos Conjuntos ativados pelo Ministério da Defesa, em março deste ano, no âmbito da Operação “Covid-19”, no combate aos impactos do novo coronavírus no Brasil.
 
 
Foram empregados nas ações militares habilitados em Estágios de Capacitação
ministrados pela Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica

 

Marinha do Brasil integra o projeto Tour 360° em Laguna

10/09/2020

 

Integração possibilita visitas virtuais ao Rádio Farol Santa Marta
                                                                                                                                                                                                                                                                                                Crédito da foto: Ronaldo Amboni
A Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna (DelLaguna), em parceria com o Fotógrafo Ronaldo Amboni, idealizador do “Projeto Tour 360° em Laguna”, integrou o Radiofarol Santa Marta (RFSM), auxílio à navegação marítima sob a responsabilidade da Marinha do Brasil, no rol de localidades de Laguna disponíveis para visitação virtual (http://ronaldoamboni.com.br/360/faroldesantamarta.html).
 
O projeto possibilita visualização por meio da tecnologia 360°, com a captação de imagens reais, tornando ainda mais realista e acessível o sinal náutico. A plataforma específica de cultura e arte utiliza o método conhecido também como street view para proporcionar visitas virtuais gratuitas aos acervos culturais do município de Laguna, em Santa Catarina.
 
No momento atual de pandemia da Covid-19, em que visitas ao RFSM estão suspensas para evitar a aglomeração de pessoas, a associação entre arte, cultura e tecnologia ajuda na democratização dos acessos, bem como no respeito às determinações governamentais.
 
 

Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul realiza doação de máscaras à Colônia de Pescadores, em Arroio Grande (RS)

10/09/2020
 
Capitão dos Portos do Rio Grande do Sul, Capitão de Mar e Guerra Reinaldo, acompanhado do
Segundo-Sargento Backes, durante entrega de máscaras à Colônia de Pescadores Z-24
 
 
A Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul realizou, em 26 de agosto, a entrega de máscaras para a Colônia de Pescadores Z-24, na localidade de Santa Isabel, em Arroio Grande (RS).
 
A campanha tem como objetivo o incremento da conscientização das comunidades, pertencentes à área de jurisdição da Capitania, sobre o combate à pandemia da Covid-19, bem como a disseminação da importância do uso do equipamento de proteção, além de outros cuidados e ações preventivas ao novo coronavírus.

 

Marinha notifica embarcações com madeira irregular durante Operação “Verde Brasil II”

09/09/2020

 

Militares da Marinha inspecionam embarcação
A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) notificou, em 2 de setembro, duas embarcações que transportavam cerca de 30 metros cúbicos de madeira de forma ilegal e que estavam em desacordo com a Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário, como títulos de inscrições vencidos, excesso de carga e ausência de itens de salvatagem. A ação faz parte da Operação “Verde Brasil II”, que tem o propósito de prevenir crimes e delitos ambientais na Amazônia Legal.
 
Após a apreensão, feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, uma equipe da Capitania se deslocou até o cais da Companhia de Docas do Pará, em Belém (PA), a fim de realizar inspeção naval. Sanadas as discrepâncias que motivaram as retenções, as embarcações estarão liberadas perante a CPAOR, mantendo-se a notificação.

 

Centro de Instrução Almirante Graça Aranha realiza cerimônia de juramento à Bandeira

09/09/2020

 

A cerimônia foi restrita e transmitida pelo canal oficial da Marinha no YouTube
No dia 3 de setembro, em tradicional cerimônia presidida pelo Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos, acompanhado do Diretor de Portos de Costas, Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira, e do Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), Contra-Almirante André Moraes Ferreira, foi realizado o juramento à Bandeira, no Campo de Esportes do CIAGA, por 93 alunos do primeiro ano da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, sendo 23 do sexo feminino.
 
A cerimônia, que contou com o desfile dos alunos em continência à Bandeira Nacional, simbolizou o momento em que eles passaram a se dedicar ao serviço da Pátria e à promessa de defender a Nação Brasileira com o sacrifício da própria vida.
 
Em virtude da situação epidemiológica atual, a cerimônia foi restrita e pôde ser acompanhada por meio de transmissão ao vivo no canal oficial da Marinha no YouTube.