Capitania dos Portos da Bahia encerra a Operação “Verão 2015/2016”

Embarcação sendo inspecionada por militar da CPBA

 

A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) encerrou, no dia 29 de fevereiro, a Operação “Verão 2015/2016”. Durante o período, foram fiscalizados cerca de 1.100 km de extensão de faixa litorânea, sendo registradas 9.219 abordagens, 917 notificações e 47 apreensões de embarcações. 

O expressivo resultado foi alcançado devido à soma de esforços da CPBA e de suas Organizações Militares subordinadas, a Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus e a Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro, que juntas empregaram cerca de 220 militares, 20 embarcações e 14 viaturas, nas ações de fiscalização do tráfego aquaviário e orientações da comunidade náutica.

Dessa forma, durante a “Operação Verão” foram realizadas palestras em colônias de pescadores, marinas e clubes náuticos. Nas ações de inspeção naval, foram verificados diversos aspectos, como a habilitação do condutor, a documentação, o material de salvatagem (coletes e boias), os extintores de incêndio, as luzes de navegação, a lotação autorizada e o estado de conservação e manutenção das embarcações.

Uso do bafômetro durante a Operação “Verão”

 

Com o slogan “Se liga, você é o capitão!”, a campanha foi realizada nas áreas de maior concentração de embarcações na área de jurisdição da CPBA, intensificando a fiscalização do tráfego aquaviário com o objetivo de alertar os navegadores e a população sobre os riscos de acidentes nos mares, rios, represas, lagos e lagoas durante o verão, estação do ano em que ocorre um significativo incremento do tráfego de embarcações, principalmente as de esporte e recreio.