Capitania dos Portos de Pernambuco divulga balanço final da Operação “Verão”

Foi encerrada em Pernambuco, a Operação “Verão 2015/2016”. Com o slogan “Se liga, você é o Capitão!”, a ação ocorreu nas áreas de maior fluxo de embarcações, no período de 24 de dezembro de 2015 a 29 de fevereiro deste ano.

CPPE em ação de presença na Ilha de Itamaracá

Participaram dessa operação 90 militares da Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) distribuídos em equipes semanais, com apoio de oito embarcações e de seis viaturas, abrangendo todo o litoral do estado e o arquipélago de Fernando de Noronha.

Ao todo, foram realizadas 1.955 abordagens e 180 notificações. Outras 12 embarcações foram lacradas/apreendidas por estarem sendo conduzidas, no momento da abordagem dos militares, por pessoas não habilitadas ou por estarem navegando sem inscrição.

Nessa Operação “Verão”, as infrações mais comuns verificadas foram: seguro obrigatório DPEM vencido e/ou não contratado; condutores conduzindo embarcações sem portar o Título de Inscrição de Embarcação (TIE) e/ou habilitação; tráfego de embarcações em área de banhista; dotação incompleta de equipamentos de salvatagem e segurança; número insuficiente de coletes e extintor vencido ou descarregado. 

Inspetores navais da CPPE em operação no litoral sul de Pernambuco

A Capitania dos Portos também realizou ações educativas em marinas, iates clubes e colônias de pescadores. Nesses locais, as equipes de inspeção naval reiteraram as recomendações de ações preventivas e corretivas para garantir um verão mais seguro nas praias, numa ação de conscientização, mostrando que a negligência, a imperícia e a imprudência dos condutores são as causas determinantes mais comuns de acidentes, colisões e naufrágios.

No decorrer deste ano, será dada continuidade às atividades da Capitania, visando à salvaguarda da vida humana no mar, à segurança do tráfego aquaviário e à prevenção da poluição hídrica.