Prefeitura de Corumbá e Marinha do Brasil assinam convênio para a assistência social da população ribeirinha do município

Prefeito Paulo Duarte e Contra-Almirante Petronio selam parceria inédita para a região

 

O Prefeito de Corumbá, Paulo Roberto Duarte e o Comandante do 6° Distrito Naval, Contra-Almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, formalizaram, no dia 3 de fevereiro, uma parceria que visa ao trabalho conjunto com o Programa Social “Povo das Águas”.

A iniciativa tem o propósito de prestar apoio logístico, por meio do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Tenente Maximiano”, para o transporte de equipe multiprofissional, insumos, materiais, equipamentos, vacinas e medicamentos de assistência hospitalar e odontológicos, necessários à execução das ações de desenvolvimento comunitário integrado e sustentável promovido pelo programa, além do emprego de profissionais de saúde do Hospital Naval de Ladário, com a finalidade de alcançar moradores das regiões lindeiras à hidrovia do rio Paraguai, existentes no município de Corumbá (MS).

O navio da Marinha, também conhecido como “Navio da Esperança do Pantanal” e os profissionais da saúde da Marinha, em parceria com os profissionais socioassistenciais do programa, prestarão atendimentos sociais, médicos e odontológicos.

A embarcação é dotada de consultórios médico e odontológico; possui enfermaria e farmácia, onde serão realizados os fornecimentos de remédios às comunidades; além de contar com três lanchas empregadas para atendimentos em locais de difícil acesso. Materiais como roupas, cobertores e brinquedos serão fornecidos à população atendida durante todo o período.

O Programa “Povo das Águas” conta com a participação de profissionais das Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Produção Rural, Meio Ambiente e da Defesa Civil.

Autoridades Militares e Civis estiveram presentes no evento

 

A partir de 23 de março, serão realizadas nove viagens, com duração média de seis dias, para atender aos ribeirinhos. Cerca de 1.000 famílias que residem nas seguintes regiões fluviais serão beneficiadas: Ilha Ínsua, Domingos Ramos, Castelo, Baía Vermelha, Amolar, Paraguai Mirim, Barra do São Lourenço, Chané, Volta Grande, Boca do Paraguai Mirim, Porto Morrinho, Formigueiro, Porto da Manga, Porto Esperança, Coimbra, Corixão, Cedrinho, Colônia do Cedro, Colônia São Domingos, Colônia do Bracinho e Rio Negrinho.

Para o Prefeito, Paulo Duarte, “a parceria com a Marinha do Brasil permite ao programa fazer 'mais por menos'. O aporte financeiro é menor, mas o que se consegue com essa nova parceria é levar muito mais aos ribeirinhos atendidos”.

Já para o Contra-Almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, este tipo de parceria, apesar de algo similar já existir na região amazônica, é inédita em nossa região.

A assinatura do convênio visa a sistematizar e melhor organizar o apoio à população ribeirinha municipal, contando com a sinergia entre os marinheiros e os profissionais do “Povo das Águas”.

Este acordo, o qual possui análise jurídica pacificada perante os órgãos competentes, somente foi possível de ser realizado em virtude da visão empresarial e das melhores práticas de gestão dos recursos públicos imprimidas pelo atual governo municipal. Os recursos financeiros advindos deste acordo serão integralmente empregados na manutenção e prontificação das Organizações Militares envolvidas, para que se possa honrar os compromissos e, assim, fazer com que a Marinha do Brasil permaneça contribuindo para “Cuidar da nossa Gente”.

A cerimônia de assinatura do convênio contou com a participação de autoridades militares, entre eles o Presidente do Conselho Deliberativo do Abrigo do Marinheiro, Vice-Almirante (FN) Carlos Alfredo Vicente Leitão, e do Diretor de Assistência Social da Marinha, Contra-Almirante Denilson Medeiros Nôga, além de autoridades civis e representantes da comunidade ribeirinha.