
No período de 14 a 26 de maio, a Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) e a Agência Fluvial de Penedo (AgPenedo) representaram a Marinha do Brasil na 7ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco(FPI), realizada no estado de Alagoas.
A FPI é uma força-tarefa coordenada pelo Ministério Público do Estado de Alagoas, composta por 24 órgãos federais e estaduais, cujo objetivo é diagnosticar os danos ambientais em municípios dependentes do rio São Francisco.
Os militares da Marinha integraram a equipe aquática em conjunto com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), com o Instituto do Meio Ambiente, com o Batalhão de Polícia Ambiental de Alagoas (BPA) e com o Instituto de Preservação da Mata Atlântica. A missão dos órgãos é identificar irregularidades relacionadas ao tráfego aquaviário e à pesca ilegal no Baixo São Francisco.
A equipe aquática apresentou, em mais uma etapa, excelentes resultados, tendo visitado cerca de 80% dos municípios ribeirinhos ao longo do rio, na Área de Jurisdição da AgPenedo. Ao todo, 121 embarcações foram abordadas pelos inspetores navais no período de duas semanas.
O IBAMA e o BPA, com o apoio da Marinha, apreenderam oito mil covos (armadilhas artesanais utilizadas na captura de camarões) e mais de quatro mil metros de rede de pesca com dimensões diferentes das permitidas pelo IBAMA, caracterizando, assim, a pesca predatória.
Ao término das atividades de campo, todas as equipes apresentaram os resultados de suas fiscalizações em audiência pública, realizada em Arapiraca (AL), evento que teve a participação de gestores públicos da região e representantes da sociedade civil.


