Aula inaugural do Mestrado Profissional em Estudos Marítimos

Presidente do Centro de Estudos Político-Estratégicos, Presidente da Capes,

Diretor da EGN e alunos da turma/2016 do PPGEM

 

 

No dia 1º de março, foi realizada, no auditório do Centro de Jogos de Guerra da Escola de Guerra Naval, a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) de 2016, proferida pelo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes), professor-doutor Carlos Afonso Nobre, sobre o tema “A prioridade brasileira em ensino e pesquisa voltados ao mar”.

Em sua apresentação, o presidente da Capes destacou o crescimento da comunidade científica brasileira no estudo dos oceanos, resultado da ampliação dos cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do saber marítimo, na qual se insere o PPGEM. Também observou a modernização da infraestrutura nas pesquisas do setor no País, que adquiriu nova dimensão com a aquisição do Navio Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”, que representa um exemplo de sinergia de esforços entre o setor público (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Defesa e Marinha do Brasil) e privado (Vale S.A e Petrobras).

O professor Carlos Nobre encerrou a aula inaugural parabenizando os novos mestrandos pelo novo desafio e a Marinha do Brasil pela iniciativa do curso e destacando que “Conhecimento é soberania. Conhecimento é desenvolvimento”. Este ano o PPGEM iniciou a terceira turma do Mestrado Profissional, composta por 19 alunos, 15 civis e quatro militares, sendo 15 do Rio de Janeiro, um do Espírito Santo, um de Minas Gerais, um de Santa Catarina e um de São Paulo.

O evento contou com as presenças do Presidente do Centro de Estudos Político-Estratégicos, Almirante de Esquadra (RM1-FN) Álvaro Augusto Dias Monteiro; o Diretor de Saúde da Marinha, representando o Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Vice-Almirante (Md) Sérgio Pereira; o Comandante do Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, Contra-Almirante Paulo Cesar Demby Corrêa; o Diretor do Centro de Análises e Sistemas Navais, representando o Secretário de Ciência e Tecnologia da Marinha, Contra-Almirante Alfredo Martins Muradas; o Diretor do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense, professor Eurico Figueiredo; o Assessor Especial de Políticas e Planejamento do Ministro da Defesa, Professor Luís Fernandes; e do Diretor do Instituto Pandiá Calógeras, professor Francisco Carlos Teixeira.