Navio-Patrulha Oceânico "Amazonas" participa da Operação "IBSAMAR V" no Oceano Índico

A “IBSAMAR V” teve o propósito de aprimorar o nível de adestramento dos meios

 

 

O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, participou da Operação “IBSAMAR V”, em Goa, na Índia, no período de 17 a 27 de fevereiro de 2016. A “IBSAMAR”, exercício combinado entre Brasil, Índia e África do Sul, tem o propósito de estreitar os laços de amizade entre países envolvidos, contribuir para a interoperabilidade e aprimorar o nível de adestramento dos meios participantes.

Nessa quinta edição, além do NPaOc "Amazonas", com um Destacamento de Mergulhadores de Combate embarcado, participaram dos exercícios o Contra-Torpedeiro "INS Mumbai" (D62), a Fragata "INS Trishul" (F43) e o Submarino "INS Shalki", da Marinha da Índia e a Fragata "SAS Spioenkop”, da Marinha da África do Sul.

Durante a Operação, foram realizados exercícios de ameaça aérea, de tiro sobre granada iluminativa e sobre alvo de superfície, de entrada e saída de porto com ameaças assimétricas, de guerra antissubmarina, de transferência de carga leve, de manobras táticas, de abordagem com oposição e emprego do Destacamento de Abordagem (DA) e de Operações Aéreas.


A cerimônia de encerramento da “IBSAMAR” ocorreu a bordo do NPaOC "Amazonas" com a presença do embaixador do Brasil na Índia

 

A fase de mar, que aconteceu no período de 23 a 26 de fevereiro, contemplou os exercícios operativos propriamente ditos. Já na segunda etapa de porto, de 26 a 27 de fevereiro, foi feita a reunião crítica da Operação e a cerimônia de encerramento, conduzida a bordo no NPaOc "Amazonas", com a presença do Embaixador do Brasil na Índia, Tovar da Silva Nunes. O NPaOc "Amazonas" iniciou o seu regresso ao Brasil no dia 1º de março, com previsão de passagem pelos portos de Cape Town e Port Louis, e posterior chegada ao Brasil prevista para 6 de abril.