
Nos dias 24 e 25 de maio, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Carlos Chagas”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, realizou a vistoria de segurança de aviação, no Rio Negro, nas proximidades de Manaus (AM).
O evento, coordenado e realizado pelo Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Comando do 9º Distrito Naval, tem por propósito avaliar as condições de segurança do material e de adestramento do pessoal do navio para operações aéreas. A primeira fase da vistoria é feita com o navio atracado e por meio da conferência de listas dos principais setores envolvidos em operações aéreas. Na segunda fase, o navio efetivamente opera com a aeronave embarcada, realizando os principais exercícios e reproduzindo situações de emergência sob a supervisão dos inspetores de cada setor.
Ao final, o navio participou de uma reunião crítica onde foram elencadas as principais recomendações de segurança a serem cumpridas e, após receber a aprovação na vistoria, seguiu para a realização da operação de assistência hospitalar nos rios Xingu, Jari, Tocantins e Marajó, onde participou da 24ª edição da Ação Global, realizada em Parintins (AM).
