Pular para o conteúdo principal

Marinha do Brasil acompanha operação piloto Ship-to-Ship

  • Publicado em 18/05/2017 - 14:38
  • Atualizado em 18/05/2017 - 18:24
Compartilhe:

 

Operação piloto  Ship-to-Ship no Terminal de Angra dos Reis

 

No dia 12 de maio, a Marinha do Brasil, por intermédio da Diretoria de Portos e Costas (DPC) e da Delegacia da Capitania dos Portos em Angra dos Reis (DelAReis), acompanhou uma operação piloto de transferência de carga entre navios a contrabordo. Denominada Ship-to-Ship, a atividade, realizada no Terminal de Angra dos Reis (RJ), envolveu os navios petroleiros "Brasil 2014" e "TI Hellas" (Very Large Crude Carrier – VLCC).

Com foco nos aspectos relacionados à segurança da navegação e à preservação do meio ambiente, a ação aconteceu para que pudessem ser comprovados os resultados dos estudos e simulações no Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (USP). Também estiveram presentes a bordo dos navios representantes do Instituto Estadual do Ambiente, da Prefeitura de Angra dos Reis, bem como técnicos da Petrobras e da Transpetro.

A operação Ship-to-Ship pode ser realizada em áreas portuárias ou em mar aberto, visando à exportação de petróleo bruto extraído das bacias petrolíferas, com significativa redução de custos operacionais. A utilização do terminal é mais uma alternativa para operações dessa natureza, com a prerrogativa de poder operar com navios do tipo VLCC.

A DPC encontra-se em fase de elaboração de procedimentos específicos para esse tipo de operação, que serão inseridos nas Normas da Autoridade Marítima sobre Tráfego e Permanência em Águas Jurisdicionais Brasileiras (NORMAM-08/DPC).


Militares da Marinha do Brasil acompanham a operação de transferência de carga entre navios a contrabordo
 

Compartilhe: