
O Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM) recebeu o Coordenador de Licitações e Pagamentos e membro da Rede de Educação Financeira do Banco Central do Brasil, Luiz Eduardo Carvalho de Souza, no dia 11 de maio, para uma palestra sobre Gestão de Finanças Pessoais, como parte da Semana Nacional de Educação Financeira. A Semana é uma iniciativa coordenada pelos Ministérios do Planejamento e da Fazenda e o Banco Central do Brasil, para levar informações sobre planejamento financeiro a diversos órgãos públicos e privados.
O propósito do encontro foi de conscientizar e orientar os presentes sobre como usar corretamente o dinheiro. Logo no início da apresentação, Luiz Eduardo levou a tripulação a refletir sobre o que o dinheiro significa em suas vidas. “O dinheiro é um tabu. Por isso é preciso refletir sobre o que ele é e o que ele significa pra você”, declarou o palestrante, mostrando a importância do encontro e da reflexão que ele traz.
Durante a explanação, Luiz Eduardo falou da importância de se ter um sonho e investir nele por meio do planejamento. “Coloque seu sonho em um projeto, registre onde você quer chegar, defina metas claras e objetivas. A vida é feita de escolhas, conscientes ou inconscientes”, afirmou. Em um segundo momento, foi abordado o assunto sobre o superendividamento, suas causas e consequências, dando alternativas de como tentar resolver a questão e, até mesmo, poupar e investir.
