Capacitação

Vice-Almirante Edgar em palestra no auditório da Capitania
A Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) recebeu, no dia 22 de fevereiro, o Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, para proferir palestra sobre “A Evolução da Navegação Marítima e os impactos para o Amapá”. No evento, foram abordados aspectos históricos e marcos da navegação marítima, como a abertura de portos, as Campanhas Hidrográficas realizadas no Estado do Amapá na década de 1950, o estabelecimento de diversos auxílios à navegação e a relevância dos levantamentos hidrográficos, além de apresentar o conceito da Amazônia Azul.
Na palestra, também foram mencionados os grandes acidentes mundiais, que resultaram em danos ambientais e perdas de vidas, e a importância dos avanços tecnológicos e da capacitação de pessoal para a garantia da segurança da navegação. Foi destacada a presença da Marinha como elemento para o desenvolvimento econômico na região Norte do Brasil, bem como os trabalhos da Marinha na fronteira do País, para garantia da soberania nacional e a proteção da Amazônia.

Vice-Almirante Edgar recebe certificado de agradecimento do
presidente da Soamar-AP Glauco Cei
Ao final do evento, o presidente da Sociedade Amigos da Marinha do Amapá (Soamar-AP), Glauco Mauro Cei, agradeceu a participação do Vice-Almirante Edgar e realizou a entrega de certificado. A palestra contou com a presença do Comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada João Roberto Albim Gobert Damasceno, do Promotor de Justiça André Barreto, da Vice-Prefeita de Macapá, Mônica Penha Ferreira Dias, do Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Macapá, Primeiro-Tenente Wladimir Favacho Santiago, e do Presidente da Companhia Docas de Santana (AP), Edival Tork, além de representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, da praticagem da Bacia Amazônica Oriental ZP-01, e das empresas Maranelo, Country Director da DEV Mineração, Silnave Navegação, Bertolini Macapá, REICON Macapá e Oncológica do Brasil.
