
Capitão dos Portos de Mato Grosso e aquaviários
A Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT), organização militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), entregou, no dia 2 de julho, na Marina Morro do Chapéu, localizada no Lago do Manso, no município de Chapada dos Guimarães (MT), a Caderneta de Inscrição e Registro e o Certificado do Curso de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e Marinheiro Fluvial Auxiliar de Máquinas (CFAQ-II C/M N1).
O curso CFAQ-II C/M N1 teve como propósito capacitar e qualificar 13 cidadãos para exercerem atividade profissional como Aquaviário do 2º Grupo – Fluviários, habilitando-os para serem comandantes de embarcações até 10 AB, exceto aqueles que transportam passageiros na navegação interior.
O Lago do Manso possui área de 470 km² e, hoje, é um polo regional para a utilização de embarcações de esporte e recreio e de moto aquáticas. Nele encontra-se a Marina Morro do Chapéu, a maior de Mato Grosso, com cerca de 290 embarcações em suas dependências.
Com a capacitação, a Marinha promove a segurança da navegação, o ordenamento do tráfego aquaviário, a prevenção da poluição hídrica por embarcações e a salvaguarda da vida humana.
