
Farol Ponta do Retiro
O Centro de Auxílios à Navegação Almirante Moraes Rego realizou, no período de 10 de agosto a 28 setembro, a comissão Faróis Norte, com reparo do Farol Ponta do Retiro e a manutenção do Farol da Barra de Itabapoana.
No Farol Ponta do Retiro, foram executados os serviços de raspagem da pintura externa, restauração da alvenaria do muro, pintura interna e externa, reparo da estrutura do farol e restabelecimento. Já no Farol da Barra de Itabapoana, foram realizadas a substituição de estruturas metálicas das seções 3, 4, 6 e 7, a instalação da escada e de placas de sinalização, troca do piso da varanda e balaustrada, restabelecimento, tratamento e pintura geral.
Em ambos os Faróis foram afixadas hastes de aterramento, instalação de cordoalhas, colocação de bentonita e vedação das caixas de inspeção, que proporcionaram o restabelecimento do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA).
As atividades realizadas na comissão contribuem para o incremento da Segurança da Navegação no litoral norte do estado do Rio de Janeiro.

Farol da Barra de Itabapoana
