
O Comandante da Força Aeronaval e o Destacamento Aéreo
Embarcado do EsqdHI-1 em frente ao “Garça 54”
No período de 9 a 30 de janeiro, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1), por meio da aeronave IH-6B Marinha N-5054, o “Garça 54”, participou da Operação “Aspirantex 2020”, embarcado no Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) “Atlântico”. Essa foi a primeira vez que um Destacamento Aéreo Embarcado do EsqdHI-1 atuou em missão a bordo do (PHM) “Atlântico” operando em formato de Grupo-Tarefa (GT).
Ao longo da operação, o “Garça 54” completou 21 horas de voo, contribuindo para manter a qualificação dos aviadores navais, bem como adestrar as equipes operativas do navio e motivar os aspirantes da Escola Naval. Entre as tarefas executadas, destacam-se a realização de esclarecimento visual com limpeza de área para tiro de superfície pelos navios do GT e a requalificação de cinco pilotos em pouso a bordo, que realizaram mais de 60 pousos.
O “Garça 54” participou, ainda, da realização de duas Evacuações Aeromédicas, transportando enfermos das Fragatas “União” e “Liberal” para o (PHM) “Atlântico”, em apoio ao Comando da 1ª Divisão da Esquadra.
