
Professor Alexandre Paiva autografa os livros para o Comandante do CIAMPA
e beneficiários do Profesp
Uma representação de alunos do Programa Forças no Esporte (Profesp), acompanhados pelo Comandante do Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA) e por professores, visitaram, no dia 8 de setembro, a XIX Bienal Internacional do Livro Rio.
Para os 20 adolescentes do Profesp-CIAMPA foi uma oportunidade de aproximação dos seus autores favoritos e de conhecer muitos outros.
Depois de explorarem os três pavilhões do evento, o grupo se reuniu para o lançamento do livro “Endurance – vida e morte do jiu-jitsu” do professor Alexandre Paiva, que ministra, voluntariamente, aulas dessa arte marcial para os beneficiários do Profesp-CIAMPA. A obra relata vários fatos como a chegada do jiu-jitsu no Brasil e na Marinha.
Ao final do dia, os adolescentes expressaram suas experiências nos espaços de interação. A satisfação e alegria foram unânimes, evidenciando a concretização das expectativas dos alunos em relação a Bienal do Livro.
O Comandante do CIAMPA ressaltou a importância do evento por considerar a educação a mais poderosa ferramenta de transformação da sociedade.
O Profesp é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica, e em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e a Secretaria Nacional de Juventude. O programa tem por objetivo a prática e a cultura do esporte como forma de promover o desenvolvimento integral, a inclusão social, a cidadania e a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
